Produção escrita de contos nas aulas de matemática, na perspectiva da resolução de problemas
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1266Palavras-chave:
Leitura e produção de contos, Ensino da Matemática, Resolução de ProblemasResumo
Este estudo fruto da dissertação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL) propõe reflexões sobre a produção escrita de contos nas aulas de Matemática na perspectiva da resolução de problemas no cotidiano da sala de aula, buscando evidenciar os saberes matemáticos a partir dos contos produzidos. A pesquisa constitui-se em uma pesquisa-ação, numa abordagem qualitativa tendo como cenário para a pesquisa uma escola localizada no bairro do Brasil Novo, cidade de Rio Largo/AL. Os alunos envolvidos estão na faixa etária de 10 a 13 anos, totalizando uma quantidade de 35 alunos. A coleta de dados foi obtida através da observação participante, questionário aberto, oficinas de leitura e escrita finalizando com as produções textuais dos alunos. Os resultados revelaram indícios da potencialidade das atividades propostas na intervenção para a produção escrita dos contos, identificando saberes matemáticos tais como: medidas de tempo, geometria, localização e quantidades na perspectiva da resolução de problemas aproximando os alunos da Matemática presente em sua realidade.
Downloads
Referências
ABAURRE, M. L. Produção de texto: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2007.
BOSI, A. O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1975.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
DINIZ, M. I.; SMOLE, K. S. Ler, escrever e resolver problemas: Habildades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed editora, 2001.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GOTLIB, N.B. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 1990.
LAIZO, A. Tipos de conto. Disponível em: http://paodecanelaeprosa.com.br/tipos-de-conto-literatura. Acesso em: 30 out. 2019.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. da S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
OLIVEIRA. C.A. O ensino de matemática com tecnologia touchscreen: criar, inventar e manipular na cibercultura. Disponível:https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/viewFile/8990/3943. Acesso em: 01 fev. 2019.
PADOVANI, A. Contar cuentos: desde la práctica hacia la teoría. 1. ed. Buenos Aires: Paidós, 2005.
PANIZZA, M. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análises e propostas; tradução Antonio Feltrin. – Porto Alegre: Artmed, 2006.
RÊGO, R. G; PAIVA, J. P. A. A. Tópicos Especiais em Matemática III. In: ASSIS et al. Licenciatura em Matemática a distância, volume 6. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009.
SARMENTO, L. L.; TUFANO, D. Português: literatura, gramática, produção de texto: volume único. São Paulo: editora Moderna, 2004.
SMOLE, K. C. S. et al. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 3ª edição. São Paulo: IME-USP, 1996.
SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I; CÂNDIDO, P. Matemática de 0 a 6 anos. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SMOLE, K. C. S. A Matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.
SOARES, A. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 1993.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa – ação. São Paulo: Cortez . 2011.
ORTEGA, E.M.V. A construção dos estudantes de Pedagogia em relação à matemática e seu ensino no decorrer da formação inicial. 164f. (Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).