Produção escrita de contos nas aulas de matemática, na perspectiva da resolução de problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1266

Palavras-chave:

Leitura e produção de contos, Ensino da Matemática, Resolução de Problemas

Resumo

Este estudo fruto da dissertação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL) propõe reflexões sobre a produção escrita de contos nas aulas de Matemática na perspectiva da resolução de problemas no cotidiano da sala de aula, buscando evidenciar os saberes matemáticos a partir dos contos produzidos. A pesquisa constitui-se em uma pesquisa-ação, numa abordagem qualitativa tendo como cenário para a pesquisa uma escola localizada no bairro do Brasil Novo, cidade de Rio Largo/AL. Os alunos envolvidos estão na faixa etária de 10 a 13 anos, totalizando uma quantidade de 35 alunos. A coleta de dados foi obtida através da observação participante, questionário aberto, oficinas de leitura e escrita finalizando com as produções textuais dos alunos. Os resultados revelaram indícios da potencialidade das atividades propostas na intervenção para a produção escrita dos contos, identificando saberes matemáticos tais como: medidas de tempo, geometria, localização e quantidades na perspectiva da resolução de problemas aproximando os alunos da Matemática presente em sua realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia da Silva Santos Portela, Universidade Federal de Alagoas

Habilitada pelo Curso de Formação de Professores na Modalidade Normal Médio na Escola Estadual José Correia da Silva Titara - Instituto de Educação (2005), para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas ( (2013), especialização Lato Sensu em Gestão Educacional e Coordenação pelo Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca- CESAMA (2014). Atualmente é professora da Escola Municipal Professora Natalina Costa Cavalcante ( SEMED-Maceió) e foi empossada à diretora adjunta da Escola Municipal de Educação Básica Industrial Luigi Bauducco ( SEMED- Rio Largo) para o quadriênio 2016-2019. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino fundamental. Atualmente está cursando Mestrado Profissional de Ensino de ciências e Matemática na UFAL.

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas. Avaliador do INEP do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Referências

ABAURRE, M. L. Produção de texto: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2007.

BOSI, A. O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1975.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

DINIZ, M. I.; SMOLE, K. S. Ler, escrever e resolver problemas: Habildades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed editora, 2001.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GOTLIB, N.B. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 1990.

LAIZO, A. Tipos de conto. Disponível em: http://paodecanelaeprosa.com.br/tipos-de-conto-literatura. Acesso em: 30 out. 2019.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. da S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

OLIVEIRA. C.A. O ensino de matemática com tecnologia touchscreen: criar, inventar e manipular na cibercultura. Disponível:https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/viewFile/8990/3943. Acesso em: 01 fev. 2019.

PADOVANI, A. Contar cuentos: desde la práctica hacia la teoría. 1. ed. Buenos Aires: Paidós, 2005.

PANIZZA, M. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análises e propostas; tradução Antonio Feltrin. – Porto Alegre: Artmed, 2006.

RÊGO, R. G; PAIVA, J. P. A. A. Tópicos Especiais em Matemática III. In: ASSIS et al. Licenciatura em Matemática a distância, volume 6. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009.

SARMENTO, L. L.; TUFANO, D. Português: literatura, gramática, produção de texto: volume único. São Paulo: editora Moderna, 2004.

SMOLE, K. C. S. et al. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 3ª edição. São Paulo: IME-USP, 1996.

SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I; CÂNDIDO, P. Matemática de 0 a 6 anos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SMOLE, K. C. S. A Matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SOARES, A. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 1993.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa – ação. São Paulo: Cortez . 2011.

ORTEGA, E.M.V. A construção dos estudantes de Pedagogia em relação à matemática e seu ensino no decorrer da formação inicial. 164f. (Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

Downloads

Publicado

2020-08-17

Como Citar

PORTELA, M. da S. S.; OLIVEIRA, C. A. de. Produção escrita de contos nas aulas de matemática, na perspectiva da resolução de problemas . Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020066, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1266. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1266. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos