Reflexões sobre a construção da identidade profissional de uma docente da educação infantil

Autores

  • Jéssica Francine Ferreira da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Paula Gestoso de Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Andréia Barboza Braga Universidade Federal de São Carlos / Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da UFSCar.

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID886

Palavras-chave:

Educação Infantil, Identidade Docente, Memoriais de Formação

Resumo

Este trabalho, de natureza qualitativa, foi realizado por meio da análise de um memorial de formação. Investigamos a trajetória de formação de uma professora da Educação Infantil, participante de um projeto de extensão. Buscamos analisar e compreender as experiências relatadas em seu memorial de formação e, desse modo, procuramos identificar e observar indícios da construção de sua identidade profissional. O memorial revelou que as experiências que a professora teve, fez e pensou sobre foram altamente significantes para a sua formação profissional e para a construção de sua identidade docente. Nas revelações de indícios que permeiam a construção de sua identidade profissional observamos que dois contextos se destacam: formação docente e prática.

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Biografia do Autor

Jéssica Francine Ferreira da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Mestrado em Educação. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação. Professora da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Andréia Barboza Braga, Universidade Federal de São Carlos / Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da UFSCar.

Mestrado Profissional em Educação. Professora da Rede Municipal de Ensino de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Referências

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Publicado

2020-08-17

Como Citar

SILVA, J. F. F. da; SOUZA, A. P. G. de .; BRAGA, A. B. Reflexões sobre a construção da identidade profissional de uma docente da educação infantil. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020068, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID886. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/886. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos