A língua no desenvolvimento humano: a escola e a criança
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1470Palavras-chave:
Não se aplica.Resumo
Palestra realizada em 20 de agosto de 2020 aos alunos na Disciplina Fundamentos Teórico-práticos de Língua Portuguesa, curso de Pedagogia da Ufopa.
Downloads
Referências
CHOMSKY, Noam. Linguagem e mente. São Paulo: Unesp, 2009.
DUARTE, Newton. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
PIAGET, Jean. Epistemologia genética. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
PINKER, Steven. O instinto da linguagem: como a mente cria a linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Guia prático de alfabetização. São Paulo: Contexto, 2003.
VIGOTSKI, Lev. Pensamiento y habla. Buenos Aires: Colihue, 2012 [1934].
VYGOTSKI, L. S. El instrumento y el signo em el desarrollo del niño. In: VYGOTSKI, L.S. Herencia científica. Obras Escogidas, Tomo VI. Madri: Machado Libros, 2017 [1930], p. 9-100.
VOLOCHÍNOV, Valentin N. Que é a linguagem? In: VOLOCHÍNOV, Valentin N. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos/SP: Pedroo & João, 2013 [1930], p. 131-156.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Exitus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).