A língua no desenvolvimento humano: a escola e a criança

Autores

  • Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1470

Palavras-chave:

Não se aplica.

Resumo

Palestra realizada em 20 de agosto de 2020 aos alunos na Disciplina Fundamentos Teórico-práticos de Língua Portuguesa, curso de Pedagogia da Ufopa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Letras.  Líder do Grupo de Pesquisa “Cultura Escrita e escolarização” (UFSC). 

Referências

CHOMSKY, Noam. Linguagem e mente. São Paulo: Unesp, 2009.

DUARTE, Newton. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

PINKER, Steven. O instinto da linguagem: como a mente cria a linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Guia prático de alfabetização. São Paulo: Contexto, 2003.

VIGOTSKI, Lev. Pensamiento y habla. Buenos Aires: Colihue, 2012 [1934].

VYGOTSKI, L. S. El instrumento y el signo em el desarrollo del niño. In: VYGOTSKI, L.S. Herencia científica. Obras Escogidas, Tomo VI. Madri: Machado Libros, 2017 [1930], p. 9-100.

VOLOCHÍNOV, Valentin N. Que é a linguagem? In: VOLOCHÍNOV, Valentin N. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos/SP: Pedroo & João, 2013 [1930], p. 131-156.

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

CERUTTI-RIZZATTI, M. E. A língua no desenvolvimento humano: a escola e a criança. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020093, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1470. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1470. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Conferência