Núcleos de estudos afro-brasileiros: duas propostas sobre descolonizar a aprendizagem

Autores

  • Sônia Beatriz dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Joselina da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1476

Palavras-chave:

Educação decolonial, Decolonialidade, Perspectiva negra, NEABs

Resumo

O presente artigo busca refletir, sob uma perspectiva decolonial, sobre duas experiências de educação antirracista desenvolvidas no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEAB-UERJ) e no Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (N’BLAC-UFRRJ). Ambas as propostas buscam se afirmar enquanto projetos acadêmicos e práticas de intervenção do modelo de formação de professoras(es) que se alicerça nas experiências étnico-raciais, culturais e de gênero dos afrodescendentes no Brasil, um modelo que contribui para desconstruir currículos ocultos de estigmatização, marginalização e desumanização das pessoas negras na sociedade

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Biografia do Autor

Sônia Beatriz dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil.

Joselina da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2020-08-28

Como Citar

BEATRIZ DOS SANTOS, S. .; SILVA, J. da . Núcleos de estudos afro-brasileiros: duas propostas sobre descolonizar a aprendizagem. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020072, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1476. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1476. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos