Cultura negra e educação antirracista no currículo escolar: potencialidades do trabalho educativo por meio da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID828

Palavras-chave:

Racismo , literatura, currículo

Resumo

Este artigo discute a necessidade de discussões sobre a cultura negra e o racismo na escola e busca fornecer um exemplo de como a literatura pode contribuir para isso de maneira consistente. O texto se divide em três partes. Na primeira, é exposto o longo caminho de interdições a que o negro foi submetido em sua história, como a tentativa de imposição de uma falsa democracia racial, a fragilização econômica e social, a tentativa de apagamento da história com os processos assimilatórios e de embranquecimento. Mas reflete também acerca das várias formas de resistência frente a esse sofrimento, o que inclui a preservação da cultura imaterial. Na segunda parte, a literatura e sua capacidade de expor a realidade são tomadas para pensar um aspecto que pode, no interior da escola, levar à consciência do racismo e a uma situação propícia à identificação com o outro, criando condições para a diversidade e para uma educação de fato inclusiva. Na terceira parte é analisada uma obra literária especificamente - O mulato, de Aluísio Azevedo - como um exemplo de uma discussão que precisa ser feita na escola, de modo a destacar e combater o racismo que percorre longa data na história brasileira e possui raízes em múltiplas áreas.

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Biografia do Autor

Nivaldo Alexandre de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Rondonópolis

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Professor adjunto no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Rondonópolis.

Camila Maria Santos de Pinho, Universidade Federal de Mato Grosso

Psicóloga e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Rondonópolis.

Jessica Silva Cantão, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Rondonópolis. 

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Publicado

2020-08-29

Como Citar

FREITAS, N. A. de; PINHO, C. M. S. de; CANTÃO, J. S. Cultura negra e educação antirracista no currículo escolar: potencialidades do trabalho educativo por meio da literatura. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020076, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID828. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/828. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos