Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas
Palavras-chave:
Jogos matemáticos. Ludicidade. Ensino-aprendizagemResumo
O presente trabalho tem por objetivo relatar o uso de um jogo matemático de trilhas de MMC e MDC, envolvendo conceitos de múltiplos e divisores de um número natural em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Secretaria Municipal de Educação da cidade de Belém – PA. Para tanto, aplicou-se um teste diagnóstico com os alunos do 7º ano do ensino fundamental, egressos do 6º ano do ensino fundamental, em relação aos conceitos de múltiplos e divisores de um número natural. A partir dessa informação, realizamos um estudo bibliográfico sobre as dificuldades verificadas. Por fim, elaborou-se e aplicou-se uma intervenção pedagógica com alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental, por meio da utilização do jogo "Trilha do MDC e do MMC”. Após a aplicação do jogo percebemos maior envolvimento dos alunos, concentração e determinação em relação à resolução dos desafios que se colocavam. Tal percepção foi fundamental para compreendermos que precisamos diversificar as estratégias e metodologias para o trabalho com os conteúdos de matemática no Ensino Fundamental.
Downloads
Referências
ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.
ALMEIDA, P. N. Educação Lúdica, Técnicas e Jogos Pedagógicos. São Paulo: Loyola, 2000.
ARTIGUE, M. Engenharia didática. IN: BRUN, J. Didáctica da Matemática. Tradução Maria José Figueiredo. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 nov 2019.
BRASIL. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-esidencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 10 nov 2019.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
DANTE, Luiz Roberto. Projeto Teláris Matemática 6˚ Ano. São Paulo: Ática, 2015.
GARDNER, H; KORNHABER, M; WAKE, K. Inteligência: Múltiplas Perspectivas. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese. Doutorado. Universidade de Campinas. Campinas: Unicamp, 2000.
GRANDO, R. C. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulos, 2004.
GÕNI, A. R.; GONZÁLES, A. A magia dos jogos na alfabetização. B Aires: Ed. Nueva Vision, 1987.
IEMCI/UFPA. O ensino de matemática no 6° ao do Ensino Fundamental: experiências formativas por meio da residência pedagógica (no prelo). Subprojeto Aprovado pelo Edital CAPES N. 06/2018. Programa Residência Pedagógica, 2018.
KAMII, C. Piaget para a educação pré-escolar. Trad. Maria Alice Bad Denise. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 8ª edição São Paulo: Cortez, 2005.
MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Aprender com jogos e situações problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MILIES, C. P.; COELHO, S. P. Números: Uma introdução à Matemática. 3ª edição. São Paulo: Edusp, 2001.
MORALES, R. Educação e neurociências: uma via de mão dupla. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28, 2005, Caxambu-MG. Anais... Caxambu-MG, 2005. Acesso em: 20 nov 2019.
NETO, E. R. Laboratório de matemática. In: Didática da Matemática. São Paulo: Ática, 1992. p. 200.
PAIS, L. C. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PINTO, F. M. O ensino do m.m.c e do m.d.c na matemática: um estudo sobre métodos e possíveis aplicações em sala de aula. Trabalho de Conclusão do Curso. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. São Paulo: IFSP, 2012.
SCHIFFL, D. Um estudo sobre o uso de calculadora no ensino de matamática.2006. Dissertação mestrado. Centro Universitario Franciscano. Rio Grande do Sul: Unifra, 2006.
SILVA, M. N. P. "Aplicações do MMC e do MDC"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/aplicacoes-mmc-mdc.htm. Acesso em: 03 dez 2019.
SCHIFFL, D. Um estudo sobre o uso da calculadora no ensino da matemática. 2006. Dissertação de Mestrado, UNIFRA. Santa Maria, 2006.
SILVEIRA, E. O Lúdico na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Associação Educacional Frei Nivaldo Liebel-Assefreni Celer Faculdades, Xaxim-SC, 2011.
SOPPELSA, J. J. C.; FONTANA, A. Superando as dificuldades com a divisão através da utilização de jogos. In: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo-SP. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7016_3159_ID.pdf. Acesso em: 20 jan 2020.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Exitus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).