As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise acerca das experiências escolares dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A presente investigação visa compreender os processos relativos ao ensino e à aprendizagem da disciplina durante a trajetória escolar destes estudantes, a fim de contribuir com outros alunos cegos e com a formação de professores. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas com os medalhistas, no intuito de escutar suas histórias acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática vivenciados durante a Educação Básica. Para analisar os elementos emergentes das referidas falas, foi adotada a Análise Textual Discursiva. As barreiras impostas pela sociedade, o reconhecimento do outro e as especificidades da cegueira a partir do (re)conhecimento de si emergiram como elementos que compõem as categorias implicadas nestas experiências. A abordagem destes temas tem o potencial de contribuir com docentes em formação para o ensino de Matemática na perspectiva inclusiva.
Palavras-chave: Ensino de Matemática para Cegos. Formação de Professores de Matemática. Educação Matemática Inclusiva. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.








