Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID967

Palavras-chave:

Fontes Históricas, Ensino de História, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho se constitui em uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor de História de Ensino Médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo, em uma escola pública de Natal-RN. Analisa como o professor planeja suas aulas, estrutura suas práticas e produz e/ou utiliza materiais didáticos com atenção aos alunos surdos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo à luz da metodologia colaborativa, pautada na abordagem de pesquisa qualitativa, que contribuiu para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática pedagógica e, por consequência, na produção de recursos didáticos.

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Biografia do Autor

Crislane Barbosa de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Heloisa Lima Perales, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrado em Educação. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal - RN – Brasil. 

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ª Sessão reflexiva – Tema: Planejamento. Realização em 15 de maio de 2016. Filmagem feita na sede da Escola (EEBW).

ª Sessão reflexiva – Tema: Pesquisa colaborativa. Realização em 16 de setembro de 2016. Filmagem feita na sede da EEBW.

ª Sessão reflexiva – Tema: Metodologia para o ensino de alunos surdos. Realização em 23 de setembro de 2016. Filmagem feita na sede da EEBW.

ª Sessão reflexiva – Tema: Ensino de História e diferentes fontes e linguagens. Realização em 07 de outubro de 2016. Filmagem feita na sede da EEBW.

ª Sessão reflexiva – Tema: videoformação. Realização em 18 de novembro de 2016. Filmagem feita na sede da EEBW.

ª Sessão reflexiva – Tema: Planejamento [2ª sobre o tema]. Realização em 06 de junho de 2017. Filmagem feita na sede da EEBM.

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Publicado

2020-09-02

Como Citar

AZEVEDO, C. B. de; PERALES, H. L. Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo . Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020087, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID967. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/967. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos