Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID967Palavras-chave:
Fontes Históricas, Ensino de História, Formação de ProfessoresResumo
Este trabalho se constitui em uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor de História de Ensino Médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo, em uma escola pública de Natal-RN. Analisa como o professor planeja suas aulas, estrutura suas práticas e produz e/ou utiliza materiais didáticos com atenção aos alunos surdos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo à luz da metodologia colaborativa, pautada na abordagem de pesquisa qualitativa, que contribuiu para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática pedagógica e, por consequência, na produção de recursos didáticos.
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Referências
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Sessões reflexivas citadas:
ª Sessão reflexiva – Tema: Planejamento. Realização em 15 de maio de 2016. Filmagem feita na sede da Escola (EEBW).
ª Sessão reflexiva – Tema: Pesquisa colaborativa. Realização em 16 de setembro de 2016. Filmagem feita na sede da EEBW.
ª Sessão reflexiva – Tema: Metodologia para o ensino de alunos surdos. Realização em 23 de setembro de 2016. Filmagem feita na sede da EEBW.
ª Sessão reflexiva – Tema: Ensino de História e diferentes fontes e linguagens. Realização em 07 de outubro de 2016. Filmagem feita na sede da EEBW.
ª Sessão reflexiva – Tema: videoformação. Realização em 18 de novembro de 2016. Filmagem feita na sede da EEBW.
ª Sessão reflexiva – Tema: Planejamento [2ª sobre o tema]. Realização em 06 de junho de 2017. Filmagem feita na sede da EEBM.
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