Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID967

Palavras-chave:

Fontes Históricas, Ensino de História, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho se constitui em uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor de História de Ensino Médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo, em uma escola pública de Natal-RN. Analisa como o professor planeja suas aulas, estrutura suas práticas e produz e/ou utiliza materiais didáticos com atenção aos alunos surdos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo à luz da metodologia colaborativa, pautada na abordagem de pesquisa qualitativa, que contribuiu para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática pedagógica e, por consequência, na produção de recursos didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crislane Barbosa de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Heloisa Lima Perales, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrado em Educação. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal - RN – Brasil. 

Referências

AZEVEDO, C. B. de; LIMA, A. C. da S. Leitura e compreensão do mundo na Educação Básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula. Roteiro. v. 36, n. 1, p.55-80, jan/jun-2011.

AZEVEDO, C. B. de. A renovação dos conteúdos e métodos da História ensinada. Revista Percursos. v. 11, n. 2, p. 7-27, Dossiê: Ensino de História, Florianópolis, UDESC/FACED, Jul.-Dez. 2010.

AZEVEDO, C. B. de. Planejamento docente na aula de história: princípios e procedimentos teórico-metodológicos. In: Revista Metáfora Educacional. n. 14, jan-jun/2013. p. 3-28.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Lei Nº. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e dá outras providências.

BRASIL. Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002.

CRUZ, G. de C.; ASPILICUETA, P.; LEITE, C. D. Escolarização de pessoas surdas na escola regular: explorando aspectos da comunicação na inclusão escolar. Práxis Educativa, v. 4, nº 2, p.169-176, jul-dez, 2009.

CUNHA, C., Professora. 2ª entrevista [Setembro de 2016]. Natal, 09 de setembro de 2016. Câmera filmadora. Segunda entrevista concedida à pesquisa sobre prática pedagógica do professor de História em turma regular com a presença de aluno surdo.

GARRIDO, E. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para o professor. In: CASTRO, A. D. de.; CARVALHO, A. M. P. de. (Org.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Cengage Learning, 2012, p. 125-141.

IBIAPINA, I. M. L. de M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.

LACERDA, C. B. F. de; SANTOS, L. F. dos; CAETANO, J. F. Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos. In: LACERDA, C. B. F. de; SANTOS, L. F. dos (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCr, 2013. p. 185-200.

MESQUITA, V.; SILVA, A. C. A exclusão do incluído: a busca pelo equilíbrio. Revista Fazendo História. Ano II, edição III, 2009.

MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Instituto de Física da UFRGS, 1997. p. 87-95. Disponível em: <http://www.if.ufgs.br/public/tapf/v24_n6_moreira_.pdf>. Acesso em: 10/11/ 2016.

NEVES, G. V. Ensino de História para alunos surdos de Ensino Médio: desafios e possibilidades. In: IX Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Anais. 26 a 29 de outubro de 2009. PUC-PR.

OLIVA, T. A. de. Ensino de História, conhecimento histórico e formação de professores. Revista Brasileira de Educação. n. 6/7, p. 119-130, Dez.Jan. 2000-2001.

PEREIRA, C. C. A. F. Ensino de História para surdos: práticas educacionais em escola pública de educação bilíngue. Educação Básica Revista, v. 3, n.1, 2017.

QUADROS, R. M. de. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Secretaria de Educação Especial. Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Brasília: MEC/SEESP, 2002.

REILY, L. Escola inclusiva: Linguagem e mediação. São Paulo: Papirus, 2004.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. n.13, jan/fev/mar/abr. 2000, p.5-24.

YOKOYAMA, L. Reflexões sobre o ensino de História para alunos surdos. ANPUH – XXIII Simpósio Nacional de História. Anais. Londrina, 2005.

Sessões reflexivas citadas:

ª Sessão reflexiva – Tema: Planejamento. Realização em 15 de maio de 2016. Filmagem feita na sede da Escola (EEBW).

ª Sessão reflexiva – Tema: Pesquisa colaborativa. Realização em 16 de setembro de 2016. Filmagem feita na sede da EEBW.

ª Sessão reflexiva – Tema: Metodologia para o ensino de alunos surdos. Realização em 23 de setembro de 2016. Filmagem feita na sede da EEBW.

ª Sessão reflexiva – Tema: Ensino de História e diferentes fontes e linguagens. Realização em 07 de outubro de 2016. Filmagem feita na sede da EEBW.

ª Sessão reflexiva – Tema: videoformação. Realização em 18 de novembro de 2016. Filmagem feita na sede da EEBW.

ª Sessão reflexiva – Tema: Planejamento [2ª sobre o tema]. Realização em 06 de junho de 2017. Filmagem feita na sede da EEBM.

Downloads

Publicado

2020-09-02

Como Citar

AZEVEDO, C. B. de; PERALES, H. L. Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo . Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020087, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID967. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/967. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos