Desenho universal para a aprendizagem na promoção da educação inclusiva: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1268Palavras-chave:
Desenho Universal para a Aprendizagem, Educação Inclusiva, Análise, Produções científicasResumo
Para promover práticas pedagógicas inclusivas, o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) tem sido referenciado como uma proposta que evidencia princípios orientadores para o planejamento de ensino que visa satisfazer as necessidades de aprendizagem dos alunos. O presente estudo teve como objetivo caracterizar a aplicação do DUA com vistas a favorecer o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) a partir de uma pesquisa bibliográfica nas produções de língua inglesa. Para tanto, foram empregadas as etapas da revisão sistemática por meio da busca dos termos “Universal Design for Learning” e “inclusion” no Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Educational Resources Information Center (ERIC) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). O levantamento resultou em 31 produções acadêmicas sobre o tema. Após leitura exaustiva das obras organizou-se os dados em cinco categorias: 1) Contribuições teóricas e metodológicas do DUA para o ensino inclusivo; 2) Utilização de recursos tecnológicos subsidiada pelo DUA; 3) Formação de professores com base nos princípios do DUA; 4) Processo de inclusão de alunos com NEE a partir das proposições do DUA; 5) Implementação do DUA na organização da prática pedagógica e no ensino de conteúdos curriculares específicos. Esta pesquisa possibilitou caracterizar os encaminhamentos possíveis de efetivação do DUA na promoção da educação inclusiva, desde a formação docente à prática pedagógica inclusiva. Além disso, possibilitou identificar pesquisas que apresentam as potencialidades do DUA como proposta didática que favorece o acesso à aprendizagem a todos os alunos.
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