O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor

Autores

  • Jacqueline Lidiane de Souza Prais
  • Danyele Cristina Jesuíno Modesto
  • Cléia Rosa Tomizaki

Resumo

Este artigo discute e problematiza o modo como a formação inicial do curso de Pedagogia, especificamente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio, contempla o ensino de Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, objetiva apresentar um breve histórico do curso supracitado como formação inicial para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental; discutir a formação de leitores, por meio da Literatura Infantil, nesse nível de ensino e; analisar o Projeto Pedagógico do curso elencado, bem como os planos de ensino das disciplinas de Literatura Infantil, Alfabetização e letramento e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. Assim, concluí, pela pesquisa bibliográfica e pela análise documental, que há uma perda imensurável no projeto pedagógico do curso em vigência com a extinção da disciplina de Literatura Infantil, sendo o conteúdo ‘literatura’ visto de forma superficial em duas disciplinas que não garantem todo o arcabouço teórico que seria ofertado na disciplina extinta.

 

Palavras-chave: Curso de pedagogia. Ensino. Literatura infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

PRAIS, J. L. de S.; MODESTO, D. C. J.; TOMIZAKI, C. R. O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor. Revista Exitus, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 68–87, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/18. Acesso em: 29 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)