Reflexões sobre política de formação e valorização do professor na contemporaneidade brasileira

Autores

  • Yáscara Michele Neves Koga Guindani Universidade Federal do Pampa
  • Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1048

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa em nível de doutorado que teve por objetivo investigar a problemática da meritocracia na profissão docente. O tema da política de formação e valorização docente no Brasil contemporâneo deve ser tratado como um objeto complexo que exige uma observação e análise panorâmica ancorado em teorias fundantes, do contrário, a análise do tema desloca-se para um ponto cego, transformando um debate específico em matrizes gerais de explicação, que no limite cumpre o papel formal, mas não delineia apontamentos significantes. A pesquisa fez uso de levantamento bibliográfico que buscou refletir sobre os determinismos econômicos para o campo da educação utilizando para isso o conceito de tirania de Bourdieu (2001). Adentrando para o campo específico da determinação econômica para o campo da formação docente foi utilizado o conceito de refração do mesmo autor. E num último momento far-se-á uma análise do tema valorização docente no Brasil contemporâneo na perspectiva teórica do mérito.

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Biografia do Autor

Yáscara Michele Neves Koga Guindani, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora da Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja-RS. Brasil.

Evandro Ricardo Guindani, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação pela UFSC/SC. Professor da Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja-RS. Brasil. 

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Publicado

2020-09-04

Como Citar

GUINDANI, Y. M. N. K.; GUINDANI, E. R. Reflexões sobre política de formação e valorização do professor na contemporaneidade brasileira. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020092, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1048. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1048. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos