Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascular

Autores

  • Maria Rozeleide de Oliveira Nóbrega Universidade Estadual do Ceará
  • Fabrício Bonfim Sudério Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1264

Palavras-chave:

Ensino de biologia, Aprendizagem interativa, Ensino e pesquisa

Resumo

O ensino de Biologia tem encontrado dificuldades para cumprir o seu objetivo de levar os estudantes a aprender de forma satisfatória, sobretudo em relação a alguns conteúdos considerados mais complexos. No sentido de superar essa problemática, algumas práticas pedagógicas podem ser efetivas, como o uso de sequências didáticas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a eficácia de uma sequência didática com metodologia prática e lúdica como facilitadora do ensino e da aprendizagem da anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular. A abordagem foi qualitativa e consistiu na aplicação de uma sequência didática como forma de mediar o processo de ensino aprendizagem. A coleta dos dados baseou-se em observações sistemáticas, além de aplicação e análise de questionários semiestruturados. A pesquisa fora realizada com 44 estudantes de uma escola profissionalizante da rede pública estadual da cidade de Tauá, Ceará. A sequência didática foi estruturada em três momentos pedagógicos, utilizando-se de estratégias metodológicas variadas, como jogo, animações e atividades práticas. A análise dos dados revelou que a metodologia proporcionou um ganho expressivo no aprendizado do conteúdo abordado, favorecendo o envolvimento, a participação e o interesse nas aulas. Pôde-se concluir que a sequência didática apresentou grande potencial como facilitadora da aprendizagem, sendo confirmada a sua eficácia na abordagem do ensino de anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rozeleide de Oliveira Nóbrega, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Ciências (Licenciatura plena) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em Ensino de Biologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UECE. Atualmente é professora da Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade.

Fabrício Bonfim Sudério, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel (UFC) e Licenciado em Ciências biológicas (UECE). Mestre e Doutor em Bioquímica (UFC). Professor Associado "O" da UECE, vinculado ao Curso de Ciências biológicas da FAEC/UECE. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO), com ênfase nos seguintes macroprojetos: Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia; Produção e avaliação de recursos didático-pedagógicos para o ensino de Biologia; e Botânica na escola. Experiência na área de Educação, com atuação em formação docente e em pesquisas nos Ensinos de Ciências e Biologia.

Referências

ALENCAR, E. J. et al. Sequência didática para o ensino de classificação e evolução biológica. In: V Encontro de Iniciação à Docência da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Anais... Campina Grande, PB: Realize, UEPB. 2015.

ALMEIDA, D. S. R. et al. O uso de jogos digitais como instrumento avaliativo da aprendizagem do ensino de Biologia: um relato de experiência. In: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva. Anais... Campina Grande, PB: Realize, 2016.

ALVES, T. A. et al. Fisio Card Game: um jogo didático para o ensino da fisiologia na educação básica. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 14, n. 1, p. 99-120, 2016.

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010.

ANASTASIOU, L.; ALVES, L. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville-SC: Univille, 2005.

BALDISSERA, S. S. Ensino do sistema cardiovascular, doenças e prevenção. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produção didático-pedagógica. Cadernos PDE. Versão On-line. Vol. 2. Curitiba: SEED, 2013.

BARBOSA, A. P. L.; RAMOS, P. P; SEREIA, D. A. O uso de modelos didáticos em aulas do sistema cardiovascular. In: Os estágios supervisionados de ciências e biologia em debate II. Cascavel/PR. Anais... Cascavel/PR: Gecibio, Cascavel/PR. 2010.

BASTOS, et al. A utilização de sequências didáticas em Biologia: revisão de artigos publicados de 2000 a 2016. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. Anais... Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. 2017.

BORGES, G. A.; et al. Body: um jogo digital educacional de tabuleiro na área de fisiologia humana. In: XV SBGames, 2016, São Paulo, SP. Anais... São Paulo, SP. 2016.

BRITO, V.C.; SANTOS, A. J. C. A.; OLIVEIRA, B. D. R. Análise da nomenclatura anatômica adotada nos livros de Ciências e Biologia. Revista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS, v. 13, n. 1, p. 3-19, 2011.

CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELICIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos núcleos de Ensino, São Paulo-SP, v. 47, p. 47-60. 2003.

CANEPPA, A. R. G. et al. Utilização de modelos didáticos no aprendizado de anatomia e fisiologia cardiovascular. Revista do Curso de Enfermagem, v.1, n.1, 2015.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

DIAS, C. P.; CHAGAS, I. Multimédia como recurso didático no ensino de biologia. Interações, v. 11, n. 39, p. 393-404, 2015.

DOMINGOS JÚNIOR, I. R. et al. Jogos didáticos como ferramenta pedagógica para o ensino da fisiologia humana: projeto fisiointegração. In: V CONEDU. Campina Grande, PB: Anais... Campina Grande, PB: Realize, 2018.

FELCHER, C. D. O.; FERREIRA, A. L. A.; FOLMER, V. Da pesquisa-ação à pesquisa participante: discussões a partir de uma investigação desenvolvida no facebook. Experiências em Ensino de Ciências. v. 12, n. 7, 2017.

GONÇALVES, L. J.; VEIT, E. A.; SILVEIRA, F. L. Textos, animações e vídeos para o ensino-aprendizagem de física térmica no ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, MT, v. 1, n. 1, p. 33-42, 2006.

JESUS, L. R. de. Ensinando o Sistema Circulatório no Ensino Fundamental. 2014. 132p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo - SP, 2014.

LIMA, G. P. S.; TEIXEIRA, P. M. M. Análise de uma sequência didática de citologia baseada no movimento CTS. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC. 2011.

LIMA, J. H. G.; SIQUEIRA, A. P. P.; COSTA, S. A utilização de aulas práticas no ensino de ciências: um desafio para os professores. Revista Técnico Científica do IFSC, Florianópolis, v. 1, n. 5, p. 86-495, 2013.

LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje. 2 ed. São Paulo: Ática, 2014.

LOPES, S.; ROSSO, S. Bio. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

Manoel, J. et al. Companhia das Ciências. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

MENDES, M. A. A. Produção e utilização de animações e vídeos no ensino de biologia celular para a primeira série do ensino médio. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília - DF, 2010.

PEDREIRA, A. J; CARNEIRO, M. H. DA S.; SILVA, D. M. S. Uso do livro didático por licenciandos em Ciências Naturais: o que me lembro e o que fiz. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñaza de Las Ciências. Campinas-SP. Anais... Campinas: VIII ENPEC. 2011.

PERETTI, L.; TONIN DA COSTA, G. M. Sequência Didática na Matemática. Revista de Educação do Ideau, Getúlio Vargas, RS, v. 8, n. 17, p. 1-14, 2013.

ROMANATTO, M. C. O livro didático: alcances e limites. In: VII Encontro Paulista de Matemática, Anais... São Paulo-SP, 2004.

SANT’ANNA, K. S. Diversidade metodológica como estratégia para a aprendizagem significativa de conceitos de Biologia. 74p. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, 2017.

SANTOS, V. S. Anatomia Humana. 2019. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/anatomia-humana.htm. Acesso em: 8 de julho de 2018.

SILVA, R. B. Ecojogo: produção de jogo didático e análise de sua contribuição para a aprendizagem em educação ambiental. 2015. 132p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2015.

SILVERTHORN, D. U. Fisiologia Humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

SOARES, R. M.; BAIOTTO, C. R. Aulas práticas de Biologia: suas aplicações e o contraponto desta prática. Revista Di@logus, Cruz Alta, v. 4, n. 2, p. 53-68, 2015.

WILLERS, C. D. A. et al. O processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de anatomia e fisiologia humana direcionado a alunos do curso de ciências biológicas. In: VIII Encontro Internacional de Produção Científica. Maringá, PR. Anais... Maringá, PR: EPCC, 2013.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Downloads

Publicado

2020-10-13

Como Citar

NÓBREGA, M. R. de O.; SUDÉRIO, F. B. Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascular. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020099, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1264. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1264. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos