O conteúdo da formação escolar e a cultura da EJA: desafios da ação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1284

Palavras-chave:

Diversidade, Ensino, Leitura, EJA

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que compõe parte de pesquisa enveredada no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como fruto de tese de doutorado, que objetiva refletir sobre as vozes que transitam no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculada à parte relacionada ao Ensino Fundamental das séries iniciais (1º ao 5º ano). Tal investigação se justifica pela necessidade de analisar alguns estudos já realizados por pesquisadores nesta etapa educativa com vistas a refletir sobre as práticas educativas que se configuram nessa etapa de ensino. Pautados em uma pesquisa do tipo teórico-bibliográfica e documental. Os resultados deste estudo sinalizam a necessidade da aproximação entre o conteúdo da formação docente aos alunos presentes na sala de aula, que, embora configurados em situação de diversidade, encontram-se unidos no desejo unânime de aprender as capacidades linguísticas da leitura/escrita na escola, frente aos desafios posto na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Rosely de Oliveira Macário, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ. Professora do Departamento de Educação da Educação- CEDUC - da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Grupo de Pesquisa: Teorias do sentido: discursos e significações. Campina Grande, Brasil.

Luiz Antônio Gomes Senna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Titular de Linguística Aplicada ao Letramento e à Alfabetização do Programa de Pós-graduação em Educação da Uerj, pesquisador bolsista dos programas de PROCIENCIA e Cientistas do Nosso estado (FAPERJ) e do Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro, Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e processos Educacionais. 

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

MACÁRIO, R. de O.; SENNA, L. A. G. O conteúdo da formação escolar e a cultura da EJA: desafios da ação docente. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020114, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1284. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1284. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos