O conteúdo da formação escolar e a cultura da EJA: desafios da ação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1284

Palavras-chave:

Diversidade, Ensino, Leitura, EJA

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que compõe parte de pesquisa enveredada no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como fruto de tese de doutorado, que objetiva refletir sobre as vozes que transitam no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculada à parte relacionada ao Ensino Fundamental das séries iniciais (1º ao 5º ano). Tal investigação se justifica pela necessidade de analisar alguns estudos já realizados por pesquisadores nesta etapa educativa com vistas a refletir sobre as práticas educativas que se configuram nessa etapa de ensino. Pautados em uma pesquisa do tipo teórico-bibliográfica e documental. Os resultados deste estudo sinalizam a necessidade da aproximação entre o conteúdo da formação docente aos alunos presentes na sala de aula, que, embora configurados em situação de diversidade, encontram-se unidos no desejo unânime de aprender as capacidades linguísticas da leitura/escrita na escola, frente aos desafios posto na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosely de Oliveira Macário, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ. Professora do Departamento de Educação da Educação- CEDUC - da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Grupo de Pesquisa: Teorias do sentido: discursos e significações. Campina Grande, Brasil.

Luiz Antônio Gomes Senna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Titular de Linguística Aplicada ao Letramento e à Alfabetização do Programa de Pós-graduação em Educação da Uerj, pesquisador bolsista dos programas de PROCIENCIA e Cientistas do Nosso estado (FAPERJ) e do Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro, Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e processos Educacionais. 

Referências

BRASIL. Lei Nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.

BRASIL. Proposta Curricular do MEC/Ação Educativa:1º Segmento do Ensino Fundamental – EJA. Brasília, 1997.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, 2013.

CANDAU. V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37 jan./abr. 2008.

CARRANO, P. C. R. Educação de Jovens e Adultos e Juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da “segunda chance”. Revista de Educação de Jovens e Adultos, 2008.

CATELLI JR, R., et. al. Proposições de organização curricular na educação de jovens e adultos. Cadernos cenpec, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 162-186, jun. 2013.

CATELLI JR, R.; Roberto Catelli Jr. fala sobre Educação de Jovens e Adultos. Entrevista concedida a Nova Escola. 4 ago. 2016. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/357/robertocatelli-jr-fala-educacao-jovens-adultos>. Acesso em: 15 fev 2020.

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas [livro eletrônico]. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

DAYRELL, J. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, Especial, p. 1.105-1.128, out. 2007.

DAYRELL, J. A Juventude e Suas Escolhas: as relações entre projeto de vida e escola, In: VIEIRA, M. M. et al. (Orgs.). Habitar a Escola e as Suas Margens: geografias plurais em confronto. Porto Alegre, RS, 2013. Cap. 2, p. 65-72.

FREITAS, M. Q.; CAVALCANTE, V. C. Leitura na Educação de Jovens e Adultos e a formação de leitores. Perspectiva, Florianópolis, v. 32, n. 1, 93-109, jan./abr. 2014.

LIBÂNEO, J. C. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 159, p. 38-63, 2016.

MACÁRIO, R. O. Práticas de letramento na educação de jovens e adultos: a revista como possibilidade de formação do leitor crítico. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual da Paraíba, 2014.

MACÁRIO, R. O.; RODRIGUES, L. P. A leitura na educação de jovens e adultos. In: ARANHA, S. D. G.; SOUSA, F. M. (Org.). Práticas de ensino e tecnologias digitais. Campina Grande: EDUEPB, 2018. p. 428-467.

MACÁRIO, R. O.; SENNA, L. A. G. Reflexões sobre a formação de leitores em EJA: saberes necessários para a prática docente. Revista Linguagens, Educação e Sociedade. v. 38. p. 51-71, 2018.

NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

Pacheco (2007; 2016a; 2016b) e Libâneo (2016).

PAIVA, J. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 33, p. 519-539, 2006.

PAIVA, J.; HADDAD, S.; SOARES, J. Pesquisa em educação de jovens e adultos: memórias e ações na constituição do direito à educação para todos. Revista Brasileira De Educação, Rio de Janeiro, RJ. v. 24 de jan. /2019, p.1-25.

ROMÃO, J. E. Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos. EJA em debate, Florianópolis, ano 3, n. 4, jul. 2014.

SACRISTÁN, J. G. A educação obrigatória: seu sentido educativo e social. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SOARES, L. (Org.). Diretrizes Curriculares Nacionais: Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

UNESCO. Declaração de Hamburgo sobre a Educação de Adultos e Plano de Ação para o Futuro. V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos. Hamburgo, Alemanha, 14-18 jul. 1997.

Downloads

Publicado

2020-11-18

Como Citar

MACÁRIO, R. de O.; SENNA, L. A. G. O conteúdo da formação escolar e a cultura da EJA: desafios da ação docente. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020114, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1284. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1284. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos