Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1282Palavras-chave:
Mapa conceitual, Aprendizagem significativa, Ensino de CiênciasResumo
O mapa conceitual é uma estratégia pedagógica que pode ser utilizada como técnica para ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. E, considerando tal potencialidade, o presente estudo de abordagem qualitativa utilizando da pesquisa-ação, objetivou analisar a produção de mapas conceituais antes e após o estudo do sistema digestório, para explicitar a aprendizagem significativa mediada pelas operações de pensamento utilizadas e relações entre os conceitos. Como dados de pesquisa foram analisados os mapas produzidos por quatro alunas do 8º ano do ensino fundamental, a fim de refletir como evidenciam os conhecimentos prévios e as possíveis aprendizagens. A fundamentação teórica da pesquisa perpassa desde a compreensão sobre a estratégia do mapa conceitual, as operações de pensamento mobilizadas e aprimoradas em sua elaboração, associado ainda à teoria da aprendizagem significativa. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de perceber como essa estratégia tem sido proposta nos estudos relacionados ao ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental enquanto instrumento de coleta de dados. A análise dos dados, coletados nos dois momentos da pesquisa, evidencia que o mapa conceitual pode ser compreendido como uma estratégia potencialmente significativa para a aprendizagem. Consideramos que ele possibilitou evidenciar os conhecimentos prévios, desvelar o desenvolvimento das operações de pensamento predominantes nesta técnica e expressar a rede de relações conceituais que as alunas construíram, além de destacar a necessidade de o professor atuar na perspectiva mediadora do processo ensino-aprendizagem.
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