Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1282

Palavras-chave:

Mapa conceitual, Aprendizagem significativa, Ensino de Ciências

Resumo

O mapa conceitual é uma estratégia pedagógica que pode ser utilizada como técnica para ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. E, considerando tal potencialidade, o presente estudo de abordagem qualitativa utilizando da pesquisa-ação, objetivou analisar a produção de mapas conceituais antes e após o estudo do sistema digestório, para explicitar a aprendizagem significativa mediada pelas operações de pensamento utilizadas e relações entre os conceitos. Como dados de pesquisa foram analisados os mapas produzidos por quatro alunas do 8º ano do ensino fundamental, a fim de refletir como evidenciam os conhecimentos prévios e as possíveis aprendizagens. A fundamentação teórica da pesquisa perpassa desde a compreensão sobre a estratégia do mapa conceitual, as operações de pensamento mobilizadas e aprimoradas em sua elaboração, associado ainda à teoria da aprendizagem significativa. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de perceber como essa estratégia tem sido proposta nos estudos relacionados ao ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental enquanto instrumento de coleta de dados. A análise dos dados, coletados nos dois momentos da pesquisa, evidencia que o mapa conceitual pode ser compreendido como uma estratégia potencialmente significativa para a aprendizagem. Consideramos que ele possibilitou evidenciar os conhecimentos prévios, desvelar o desenvolvimento das operações de pensamento predominantes nesta técnica e expressar a rede de relações conceituais que as alunas construíram, além de destacar a necessidade de o professor atuar na perspectiva mediadora do processo ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Raylen Pereira de Ramos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestranda em Biologia Evolutiva pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Evolutiva, associação ampla entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Viviane Aparecida Bagio, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Pedagogia. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

RAMOS, R. P. de; BAGIO, V. A. Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020113, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1282. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1282. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

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Artigos