A oferta de ensino superior por Universidades Federais no interior da Amazônia: da UFPA à UFOPA em Santarém-PA/Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1285

Resumo

Tem-se por objetivo fazer uma reconstituição histórica da oferta do ensino superior na Amazônia brasileira e compreender o processo de interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) nessa região no período de 1970 a 2009, em especial em Santarém, oeste do Pará. Ampara-se em teses, dissertações, artigos, documentos oficiais e reportagens de jornais da década de 90 que retratam o cenário. Percebe-se que a UFPA foi pioneira na oferta do ensino superior na Amazônia brasileira quando surge em Belém em 1957 e influenciou fortemente outros estados no processo de expansão de seus cursos para o interior (interiorização). A chegada do ensino superior a nível de graduação em Santarém surge com cursos oferecidos pela UFPA no início da década de 70, mas se tornou mais efetiva quando os projetos de interiorização da UFPA oportunizaram a criação de um campus universitário em Santarém em 1986, o que levou à formação de muitos profissionais na região, em especial de professores cuja demanda no Pará era alarmante naquele período, o que perdurou ainda por muitos anos. A luta histórica das comunidades locais por ensino superior público de qualidade e políticas desenvolvimentistas do governo federal para o ensino superior tanto permitiram a consolidação dos cursos da UFPA em Santarém quanto impulsionaram a criação de uma instituição federal com sede em Santarém em 2009, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que deu continuidade à formação de profissionais na região, alcançando uma demanda muito maior de estudantes de todo o oeste do Pará. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilzilene Gomes de Figueiredo, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Possui Licenciatura em Física - UFPA/Belém (2005); Mestrado em Educação em Ciências - UFPA/Belém (2008); Doutora em Educação - Unicamp/Campinas (2016). Atua como docente de Física da Licenciatura Integrada em Matemática e Física da UFOPA/ICED-Santarém.

Referências

BARBOSA, R. R.; LOPES, A. P. C. Uma historiografia da reforma universitária de 1968. In: JORNADA DO HISTEDBR, 9, 2010, Belém, PA. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada9/trabalhos.html. Acesso em: 27 jan. 2015.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto, Portugal: Porto, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Análise sobre a Expansão das Universidades Federais 2003 a 2012: volume 1. Brasília, DF: MEC, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12386-analise-expansao-universidade-federais-2003-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 24 jun. 2019.

CARVALHO, E. N. A interiorização do ensino superior na Amazônia: o caso de Santarém no Oeste do Pará: 1985 a 2010. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia, Ceará, 2014. Disponível em: http://www.uece.br/mag/dmdocuments/ednea_do_nascimento_carvalho_tese2011_.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019.

COSTA, M. R. S. As repercussões da interiorização da UFPA no trabalho dos docentes da rede estadual de ensino no Pará nas décadas de 1980 e 1990. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/6708/1/Tese_RepercussoesInteriorizacaoUFPA.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.

DIAS, A. L. B.; COELHO, M. S.; SANTOS, F. A. F. A Política de Interiorização da Universidade Federal do Pará no Município de Cametá - PA. Olhar de professor, Ponta Grossa, PR, v. 7, n. 2, p. 35-46, 2004. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1401/1046. Acesso em: 03 jun. 2016.

FONTES, E. J. O. Memória e história da interiorização da UFPA: quando a memória constrói uma história coletiva. Fronteiras: Revista Catarinense de História [on-line], Santa Catarina, v. 20, p. 93-114, 2012. Acesso em: 20 jun. 2019.

GOMES, I. C. C. O processo de criação de uma universidade para a Amazônia: os bastidores da criação da UFOPA. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/2934/1/Dissertacao_ProcessoCriacaoUniversidade.pdf. Acesso em: 29 jun. 2019.

LIMA, N. M. F. Ensino superior na Amazônia: desafios e possibilidades do ensino superior na região Norte. In: JORNADA INTERNACIONAL POLÍTICAS PÚBLICAS, 7., 2015, São Luiz, MA. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/pdfs/eixo13/ensino-superior-na-amazonia-desafios-e-possibilidades-do-ensino-superior-na-regiao-norte.pdf. Acesso em: 30 jun. 2019.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU,1986.

MACULAN, N. Expansão Brasil universitário: Programa de expansão da educação superior. Apresentação para a Câmara dos Deputados em 20/06/2006. Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/355415/. Acesso em: 30 jun. 2019.

MARTINS, C. B. A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Caderno Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 15-35, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a02. Acesso em: 12 fev. 2015.

MORAES, M. C. M. Educação e política nos anos 30: a presença de Francisco Campos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, p. 17-4, 291-321, 1992.

NASCIMENTO, T. R. A criação das licenciaturas curtas no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 12, n. 45, p. 340-346, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640153. Acesso em: 20 abr. 2020.

O OESTE do Pará sempre será prioridade para UFPA. Jornal O Tapajós. Santarém, 1992, s/n, p.9, 24 a 28 jun. 1992.

PONTE, J. P. Estudo de caso em educação matemática. Boletim de Educação Matemática (Bolema), Rio Claro, SP, v. 25, p. 105-132, 2006. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3007/1/06-Ponte%28BOLEMA-Estudo%20de%20caso%29.pdf. Acesso em: 29 mar. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA). Plano de gestão 2007 - 2011: UFPA – Campus de Santarém. Santarém-PA: Campus de Santarém, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA). Projeto de transformação do Campus universitário de Santarém no Centro Universitário Federal do Tapajós. Santarém-PA: Campus de Santarém, 2000.

VASCONCELOS, I. M. A Federalização do ensino superior no Brasil. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia, Brasília, 2007. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/2525/1/2007_IsamaraMartinsVasconcelos.pdf. Acesso em: 26 jan. 2014.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

FIGUEIREDO, N. G. de. A oferta de ensino superior por Universidades Federais no interior da Amazônia: da UFPA à UFOPA em Santarém-PA/Brasil. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020098, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1285. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1285. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos