Interpelações ao currículo intercultural - Lei 11.645/2008 : o pajé na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1293

Palavras-chave:

Pajés Indígenas, Lei 11.645/2008, Currículo Intercultural

Resumo

O objetivo deste escrito foi apresentar uma elaboração referente às ações e possibilidades do trabalho pedagógico nas escolas sobre o tema Pajés Indígenas a luz da Lei 11.645/2008 e do Parecer 14/2015. É um estudo de caráter qualitativo cuja principal fonte de dados foi a pesquisa documental possibilitada pela coleta e análise de imagens de cadernos escolares e livros didáticos. Os resultados apontam que apesar de diversas formas de destruição do Pajé, esta autoridade ainda resiste nas práticas sociais das aldeias, uma possível identidade de resistência (CASTELLS, 2018). Neste trabalho, contextualizamos a discussão a partir dos Povos Pataxó, Munduruku e Kamaiurá. Em relação às atividades escolares, notamos a veiculação de imagens do Pajé presentes em cadernos, no entanto, de forma pontual e estereotipada, distante das realidades indígenas. Mas, por outro lado, há mudanças em curso sinalizando que é possível trabalhar as culturas indígenas no ambiente escolar. Concluímos que as abordagens atuais do livro didático sobre o tema sugerem possibilidades de iniciativa decolonial que podem fortalecer a concepção de currículo intercultural com a inserção de conhecimentos efetivos sobre as etnias brasileiras.

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Biografia do Autor

Josélia Gomes Neves, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente em 2004 (UNIR). Doutora em Educação Escolar em 2009 (UNESP). Docente e pesquisadora da Universidade Federal de Rondônia, Campus Urupá de Ji-Paraná. Atua no Departamento de Educação Intercultural (DEINTER). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA) e Coordenadora da Linha de Pesquisa Antropologia Etnopedagógica e Currículo.

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Publicado

2020-11-09

Como Citar

NEVES, J. G. Interpelações ao currículo intercultural - Lei 11.645/2008 : o pajé na sala de aula. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020107, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1293. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1293. Acesso em: 22 nov. 2024.

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