O bom professor enfermeiro: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docente

Autores

  • Luís Fernando Rampellotti
  • Roberta Pasqualli

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1251

Resumo

A importância da formação do Técnico em Enfermagem está diretamente relacionada à complexidade do seu ofício, especialmente no que diz respeito ao cuidado com a vida humana. Apesar disso, o Enfermeiro que leciona na educação profissional é formado, majoritariamente, em cursos de Bacharelado e não em Licenciaturas, que são os cursos destinados à formação inicial de professores. Nessa direção, o objetivo deste texto é apresentar, a partir do olhar dos estudantes dos cursos Técnicos em Enfermagem, do município de Joinville – SC o que se chamou de bom professor enfermeiro. Discutem-se categorias relacionadas aos saberes docentes e às práticas educativas desse professor. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com dimensão exploratória. Como resultados, destaca-se que os professores foram apontados como produtores de saberes a partir de seu ofício cotidiano e, nesse sentido, a experiência e o exercício da profissão, quer seja da docência ou da prática da Enfermagem empoderam a tomada de decisões didático-pedagógicas dos professores. Os estudantes apontam, como saberes fundamentais ao exercício da docência do bom professor enfermeiro, aspectos relacionados ao saber fazer, ao saber ser, ao saber agir e aos saberes específicos da docência. Para eles, o bom professor enfermeiro inspira, motiva, estimula e compartilha responsabilidades. Atitudes como dedicação e abertura de espaços para retirar dúvidas e recuperar dificuldades de aprendizado, abertura às demandas dos estudantes, ética e as relações que o professor estabelece entre os conteúdos e o exercício da profissão também foram apresentadas.

 

Palavras-chave: Práticas Docentes. Enfermagem. Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

RAMPELLOTTI, L. F.; PASQUALLI, R. O bom professor enfermeiro: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docente. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020027, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1251. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1251. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)