DIDÁTICA DO PENSAR: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1521

Palavras-chave:

Metodologia de Ensino, Desafios da docência, Prática Docente

Resumo

Compromissado com a didática do pensar e baseado nas teorias de Vasili Davydov o projeto Kinesys estimula o estudante a construir conhecimentos por meio de atividades dinâmicas e instrumentalização de conhecimentos científicos. Sendo assim, apresentam-se, aqui, discussões sobre práticas e desafios da docência nas classes de alfabetização no Projeto Kinesys no Colégio Logosófico González Pecotche em Chapecó/SC. Classificada como uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, fez uso de referenciais teóricos, análise documental e coleta de dados empíricos, por meio de questionários. Como resultados, destaca-se o desafio do coletivo docente de planejar atividades, elaborar e validar material didático específico e da prática de sala de aula visando à valorização de contextos reais de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Gislene Turatti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Especialista em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional, IFSC. Professora do SESC – SC. E-mail: gis@unochapeco.edu.br. https://orcid.org/0000-0002-1543-9337.

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Educação, UFRGS. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT IFSC E-mail: roberta.pasqualli@ifsc.edu.br. https://orcid.org/0000-0001-8293-033X.

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

TURATTI, G.; PASQUALLI, R. DIDÁTICA DO PENSAR: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020160, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1521. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1521. Acesso em: 27 jun. 2024.

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