DIDÁTICA DO PENSAR: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1521

Palavras-chave:

Metodologia de Ensino, Desafios da docência, Prática Docente

Resumo

Compromissado com a didática do pensar e baseado nas teorias de Vasili Davydov o projeto Kinesys estimula o estudante a construir conhecimentos por meio de atividades dinâmicas e instrumentalização de conhecimentos científicos. Sendo assim, apresentam-se, aqui, discussões sobre práticas e desafios da docência nas classes de alfabetização no Projeto Kinesys no Colégio Logosófico González Pecotche em Chapecó/SC. Classificada como uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, fez uso de referenciais teóricos, análise documental e coleta de dados empíricos, por meio de questionários. Como resultados, destaca-se o desafio do coletivo docente de planejar atividades, elaborar e validar material didático específico e da prática de sala de aula visando à valorização de contextos reais de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislene Turatti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Especialista em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional, IFSC. Professora do SESC – SC. E-mail: gis@unochapeco.edu.br. https://orcid.org/0000-0002-1543-9337.

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Educação, UFRGS. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT IFSC E-mail: roberta.pasqualli@ifsc.edu.br. https://orcid.org/0000-0001-8293-033X.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 1999.

DAVYDOV, Vasili. Problems of developmental teaching – The experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education, Ago. 1988.Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2753/RPO1061-0405360411. Acesso em: 20 jan. 2021.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio (Orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1995.

FRISON, Marli Dallagnol. A perspectiva do especialista em educação: um olhar sobre Orientação Educacional - avanços e possibilidades. Santa Cruz do Sul. UNISC, set/dez, 2000.

GADOTTI, Moacir. Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil: Perspectivas Psicopedagógicas. Porto Alegre: Prodil, 1994.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 27, Dec. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. Acesso em: 01 nov 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

MOURA, Dácio. G.; BARBOSA, Eduardo. F. Trabalhando com projetos - planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.

NUNES, Angela; CARVALHO, Maria. Rosário. De. Questões metodológicas e epistemólogicas suscitadas pela Antropologia da Infância. ANPOCS 2007.

PIRANDELLO, Luigi. Seis personagens à procura de um autor. Peixoto Neto, São Paulo: 2004.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio (formação docente para a educação infantil e séries iniciais). Florianópolis: COGEN, 1998.

KRAMER, Sonia et al. Encontros e desencontros de crianças e adultos na Educação Infantil: uma análise a partir de Martin Buber. Pro-Posições. 2016, vol.27, n.2 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000200135&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 dez. 2020.

VASCONCELLOS, Celso do S. Planejamento. Plano de Ensino-Aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia Pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos; trad. Daniel Grassi - 2.ed. -Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

TURATTI, G.; PASQUALLI, R. DIDÁTICA DO PENSAR: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020160, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1521. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1521. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)