Formando professores profissionais: resenha do livro “professional capital: transforming teaching in every school
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1145Resumo
É possível transformar o ofício docente a ponto de possibilitar que professores inseridos nas conjunturas mais diversas consigam ensinar como profissionais? Essa é a pergunta central que baliza a discussão empreendida por dois dos maiores pesquisadores nas ciências da educação atualmente, especialmente no contexto anglófono: Andy Hargreaves[1] e Michael Fullan[2], no livro intitulado: “Professional Capital: Transforming Teaching in Every School”.
O livro analisa a profissionalização do ensino a partir do conceito de “capital profissional” (‘professional capital’), o qual é composto por um conjunto de 3 tipos de capitais: humano (‘human capital’), social (‘social capital’) e de decisão (‘decisional capital’). Segundo os autores, o termo capital se refere ao patrimônio (material e imaterial) de uma pessoa ou grupo relacionado aos valores que podem ser aproveitados para se atingir as metas desejadas, indo além da perspectiva financeira. A proposta é avançar sob a perspectiva hegemônica vinculada ao “capital de negócios” (‘business capital’). Para os autores, os professores têm que ensinar como profissionais e, inclusive, fazem uma analogia com o discurso esportivo ao repetirem que é necessário se tornar profissional, isto é, um “pro”.
Downloads
Referências
Hargreaves, Andy;Fullan, Michael.Professional Capital: Transforming Teaching in Every School. Nova York: Teachers College Press, 2012. 220p
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Exitus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).