O papel pedagógico do coordenador e a formação continuada de professores centrada na escola
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1280Palavras-chave:
Coordenação pedagógica, Formação continuada de professores, Formação centrada na escolaResumo
Esta pesquisa teve por objetivo, analisar o papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores centrada na escola, em um Colégio da rede privada de ensino, localizado em uma cidade do interior do Vale do Itajaí (SC). Foi realizada durante o Estágio Supervisionado em Gestão Escolar do curso de Licenciatura em Pedagogia. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa e de campo. Participaram da pesquisa 13 professores que atuavam no Ensino Fundamental I. Aplicou-se inicialmente um questionário com o objetivo de conhecer os interesses dos professores acerca de temas pedagógicos, para posteriormente ser realizado um momento de formação com eles. Para dialogar com a temática proposta no âmbito da formação continuada de professores, utilizou-se das contribuições de Garcia (1992), Imbernón (2010, 2011), André (1999, 2015), Vaillant e Marcelo (2015), Gatti (2013), Gatti et al. (2019) e Nóvoa (2009). Os resultados evidenciaram que a formação continuada é imprescindível para a qualidade do ensino. No entanto, no dia da formação, mesmo os professores relatando que estariam presentes, muitos não compareceram. Tal acontecimento nos faz refletir que não basta apenas o coordenador pedagógico do Colégio propiciar momentos de formação para seu grupo de professores, mas é necessário que haja uma parceria colaborativa dentro das instituições de ensino e uma consciência de autoformação dos professores.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. et al. Estado da arte da Formação de Professores no Brasil. Educação & Sociedade, v. 20, n. 68, p. 301-309,1999.
ANDRÉ, M. Políticas de formação continuada e de inserção à docência no Brasil. Educação Unisinos, v. 19, n. 1, p. 34-44, 2015.
ARAÚJO, A. C. Gestão, avaliação e qualidade da educação: contradições e mediações entre políticas públicas e práticas escolar no Distrito Federal. 2011. xvi, 269 p. Tese (doutorado) – Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 20 jan 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 jan 2020.
BOGDAN, R, C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria aos métodos. Porto: Porto Ed, 1994.
CAMPOS, E. C. A.; CARON, L. Formação Continuada e Permanente de Professores do Atendimento Educacional Especializado para Práticas Pedagógicas Inclusivas. São José, SC: ICEP, 2016.
ENGUITA, M. F. O discurso da qualidade e a qualidade do discurso. In: GENTILI, P. A. A.; SILVA, T. T. (Orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
GARCIA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote: Instituto de Inovação Educacional, 1992.
GATTI, B. A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Curitiba, n. 50, p. 51-67, 2013.
GATTI, B. A. (et al.). Professores no Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GENTILI, P. A. O discurso da “qualidade” como nova retórica conservadora no campo educacional. In: GENTILI, P. A.; SILVA, T. T. (Orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
GUSMÃO, J. B. A construção da noção de qualidade em educação. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v. 21, n. 79, p. 299-322, 2013.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LÜCK, H. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Vozes, 2006.
NETO, A. S.; SILVA, A. C. Panorama das pesquisas sobre formação continuada de professores nas reuniões da Anped entre os anos de 2000 e 2018. In: IMBERNÓN, F.; NETO, S.; FORTUNATO, I. (Org.). Formação permanente de professores: experiências hiberoamericanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NORONHA, E. C. S. F.; SARTORI, A. S.; SOUZA, A. R. B. (Org). Formação docente e práticas pedagógicas: cenários e trajetórias. Florianópolis: UDESC, 2010.
OLIVEIRA, R. P.; ARAUJO, G. C. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, n. 28, p. 5-23, 2005.
ORSOLON, L. A. M. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R.; SOUZA, V. L. T. Retrato do coordenador pedagógico brasileiro: nuanças das funções articuladoras e transformadoras. In: PACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. (Orgs.). O coordenador pedagógico no espaço escolar: articulador, formador e transformador. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
PLACCO, V. M. N. S.; SOUZA, V. L. T.; ALMEIDA, L. R. de. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cad. Pesqui. [online], v.42, n. 147, p. 754-771, 2012.
PRADO, G. V. T (et al.). Formação de Professores em narrativas singulares. In: IMBERNÓN, F.; NETO, S.; FORTUNATO, I. (Org.). Formação permanente de professores: experiências hiberoamericanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019.
RAMOS, D. K. (Org.). Planejamento, participação e formação: conceitos e reflexões sobre os conselhos escolares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2016.
SIQUEIRA, A. O. S.; AGUIAR, M. S.; COLARES, M. L. I. S. O processo de formação continuada de professores: ações do gestor escolar voltadas a transformação das práticas pedagógicas. Rev. EDUCA, v. 2, n. 3, p. 144-158, 2015.
SOUZA, V. L. T.; PLACCO, V. M. N. S. Entraves da formação centrada na escola: possibilidades de superação pela parceria da gestão na formação. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e a formação centrada na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
VAILLANT, D. M., C. El ABC y D de La Formácion Docente. Madrid – Espanã. Narcea, S.A. de Ediciones, 2015.
VEIGA, I. P. A (org). Quem sabe faz a hora de Construir o Projeto Político-Pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).