O papel pedagógico do coordenador e a formação continuada de professores centrada na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1280

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Formação continuada de professores, Formação centrada na escola

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo, analisar o papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores centrada na escola, em um Colégio da rede privada de ensino, localizado em uma cidade do interior do Vale do Itajaí (SC). Foi realizada durante o Estágio Supervisionado em Gestão Escolar do curso de Licenciatura em Pedagogia. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa e de campo. Participaram da pesquisa 13 professores que atuavam no Ensino Fundamental I. Aplicou-se inicialmente um questionário com o objetivo de conhecer os interesses dos professores acerca de temas pedagógicos, para posteriormente ser realizado um momento de formação com eles. Para dialogar com a temática proposta no âmbito da formação continuada de professores, utilizou-se das contribuições de Garcia (1992), Imbernón (2010, 2011), André (1999, 2015), Vaillant e Marcelo (2015), Gatti (2013), Gatti et al. (2019) e Nóvoa (2009). Os resultados evidenciaram que a formação continuada é imprescindível para a qualidade do ensino. No entanto, no dia da formação, mesmo os professores relatando que estariam presentes, muitos não compareceram. Tal acontecimento nos faz refletir que não basta apenas o coordenador pedagógico do Colégio propiciar momentos de formação para seu grupo de professores, mas é necessário que haja uma parceria colaborativa dentro das instituições de ensino e uma consciência de autoformação dos professores.

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Biografia do Autor

Juliana Pedroso Bruns, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau - (PPGE-FURB), Brusque, SC, Brasil.

Eliani Aparecida Busnardo Buemo, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Secretária Municipal de Educação no Município de Brusque. Professora do Centro Universitário de Brusque –UNIFEBE, Brusque, SC, Brasil.

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Educação pela UNICAMP e Pós-doutorado em Educação pela UFSC. Professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVILLE e no Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, Blumenau, SC, Brasil.

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

BRUNS, J. P.; BUEMO, E. A. B.; RAUSCH, R. B. . O papel pedagógico do coordenador e a formação continuada de professores centrada na escola. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020112, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1280. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1280. Acesso em: 28 set. 2024.

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Artigos