Jovens do campo no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1259Resumo
Por considerar a necessidade de dar visibilidade à existência de novos atores sociais e políticos que começaram a adentrar a Universidade, esta pesquisa parte, então, do objetivo principal, que é conhecer quem são os jovens do campo que acessam e vivenciam a experiência universitária. O texto que segue é resultado da pesquisa intitulada “Jovens do campo e educação superior: um estudo sobre o acesso e permanência na universidade pública” realizada no Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudo considerou para levantamento de dados as matrículas dos ingressantes entre 2013 e 2016. Como procedimento de coleta de dados, foi realizado levantamento das matrículas junto à secretaria acadêmica do DEDC/XII com a pretensão de identificar os jovens oriundos do campo matriculados nesta instituição. Após isso, foram utilizados questionários com 107 jovens do campo identificados. Com a análise desses dados, buscamos compreender quem são esses jovens que decidiram continuar os estudos mesmo quando a condição de ser jovem do campo esteve atravessada por dificuldades históricas, de acesso à educação e à garantia de direitos sociais, uma vez que o acesso à universidade para esses tem sido considerado como um processo longevo, de enfrentamentos.
Palavras-chave: Acesso. Ensino superior. Jovens do campo.