O uso de infográficos de genética como recurso didático no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1486Palavras-chave:
Infográfico, Ensino-Aprendizagem, GenéticaResumo
Infográficos são gêneros de textos multimodais, comumente apresentados no jornalismo em notícias, reportagens ou até em divulgação tecnológica-científica. Por se valer de uma combinação entre linguagens verbal e não verbal, o infográfico é um recurso didático interessante para ser utilizado também no ensino-aprendizagem de jovens do ensino médio. Quando analisamos os conteúdos de genética, observamos nos alunos uma certa dificuldade na compreensão dos conceitos devido a sua complexidade, sendo por esse motivo, o ramo da biologia escolhido como tema para a confecção dos infográficos. Este trabalho visa, portanto, criar e disponibilizar ao menos dez infográficos que contemplem diferentes áreas da genética para educadores e educandos do ensino médio e/ou pré-vestibulandos da comunidade escolar da cidade de Londrina e região. Aproveitando das facilidades decorrentes da evolução digital, serão criados canais de divulgação por meio de redes sociais e outras plataformas que permitirão a divulgação dos infográficos a outras comunidades mais distantes geograficamente, maximizando o compartilhamento de toda informação gerada. Por integrar de forma proporcional as modalidades de informação e imagem, esperamos com esse trabalho contribuir de maneira efetiva tanto com os professores, na transmissão de conceitos genéticos e de suas peculiaridades de forma mais ilustrativa, quanto com os educandos, na assimilação de conteúdos mais densos, de uma forma mais interessante. Acreditamos também que este artigo é capaz de contribuir com futuras pesquisas na área da infografia e com seus benefícios no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. O. A vulgarização do saber. Ciência e público: Caminhos da divulgação científica no Brasil, p. 65-72, 2002. Disponível em: <http://www.redpop.org/wp-content/uploads/2015/06/Ci%C3%AAncia-e-P%C3%BAblico-caminhos-da-divulga%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADfica-no-Brasil.pdf>.
ALVAREZ, A. M. T. et al. Infografia na educação: contribuições para o pensar crítico e criativo. 2012. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil. 2012.
ALVES, A. El arte funcional: infografía e visualización de información. Temática, v. 9, n. 12. 2014. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/viewFile/21337/11783>.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
BORTOLUCCI, G. G. M. Análise da aprendizagem de biologia no ensino médio através das metodologias da educação ambiental. 2014.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; LISBOA, E. S.; COUTINHO, C. P. O infográfico e as suas potencialidades educacionais. 2011.
BRAGA, C. S. O Infográfico na Educação a Distância: uma contribuição para a aprendizagem. In: 15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2009. p. 27-30.
BULEGON, A.; DRESCHER, C.; DOS SANTOS, L. R. Infográficos: possibilidade de atividades de ensino para aulas de Física e Química.
CAIRO, A. Infografia 2.0: visualización-interactiva de información. Madrid: Alamut, 2008.
CALEGARI, D. A.; PERFEITO, A. M. Infográfico: possibilidades metodológicas em salas de aula de Ensino Médio. Entretextos, v. 13, n. 1, 2013.
CALSAMIGLIA, H. Divulgar: itinerarios discursivos del saber: Una necesidad, un problema, unhecho. Quark, p. 9-18, 1997.
CARVALHO, J.; ARAGÃO, I. Infografia: conceito e prática. InfoDesign-Revista Brasileira de Design da Informação, v. 9, n. 3, p. 160-177, 2012.
CATALDI, C.; GOMES M. C. A.; DE SOUZA MELO, M. S. Gênero discursivo, mídia e identidade. Editora UFV, Universidade Federal de Viçosa, 2007.
CLARK, R. C.; MAYER, R. E. E-Learning e a Ciência da Instrução: Diretrizes Comprovadas para Consumidores e Designers de Aprendizagem Multimídia, 2ª ed. (San Francisco: Pfeiffer/John Wiley& Sons). 2008.
COLLE, R. Infografía: tipologías. Revista latina de comunicación social, v. 7, n. 58, p. 1, 2004.
CONDE, T. T.; DE LIMA, M. M.; BAY, M. Utilização de metodologias alternativas na formação dos professores de biologia no ifro–campus ariquemes. Revista Labirinto (UNIR), v. 18, p. 139-147, 2014.
CORTES, T. P. B. B. et al. A infografia multimídia como recurso facilitador no ensino-aprendizagem em sala de aula. InterSciencePlace, v. 1, n. 29, 2015.
COSTA, V. M.; TAROUCO, L. M. R. Infográfico: características, autoria e uso educacional. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 3, 2010.
COSTA, V. M.; TAROUCO, L. M. R.; BIAZUS, M. C. V. Criação de Objetos de Aprendizagem baseados em infográficos. recuperado el, v. 29, 2011.
COURA-SOBRINHO, J.; MARTINS, S. A Infografia Como Mescla Das Matrizes Verbais e Visuais Em Textos De Divulgação Científica: Da Cultura Da Linha À Cultura Da Superfície. Revista Práticas de Linguagem, v. 3, n. 2, 2013.
DIAS, M. A. S. Dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de Biologia e as concepções alternativas: constatações a partir do índice de aproveitamento nas provas de múltipla escolha dos Vestibulares da UFRN, no período entre 2001 e 2008. Doutorado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
ESCOBAR¹, B. T.; SPINILLO, C. G. Infografia e educação: Proposta de processo de design para infográficos na educação à distância. Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 9, p. 1158-1170, 2016.
GIL, A. C. et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
HERNANDO, M. C. La difusióndelconocimiento al publico: cuestiones y perspectivas. Comunicação & Sociedade, n. 29, 1998.
HURTADO, M. T.; GARCÍA, F. G. Algunas dificultades em la-enseñanza de la histología animal. Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias, v. 2, n. 2, p. 177-200, 2003.
JUNIOR, J. B. B.; MENDES, A. G. L. M.; DA SILVA, N. M. O Uso do Infográfico em Sala de Aula: Uma Experiência na Disciplina de Literatura. Revista Educaonline, v. 11, n. 3, p. 105-127, 2017.
LEITE, L. S. (Coord.). Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Colaboração de Cláudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio. 2°d. Petrópolis-RJ: Vozes. 2004.
LISBÔA, E. S.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. O contributo do vídeo na educação online. 2009.
LYRA, K. T. et al. Infográficos versus materiais de aprendizagem tradicionais: uma investigação empírica. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, 2016.
MILHEIRO, S. C. S. G. A infografia como recurso didático. 2013.
MÓDOLO, C. M. Infográficos: características, conceitos e princípios básicos. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. 2007. p. 1-15.
OLIVEIRA, M. R. N. S. Tecnologias Interativas e Educacionais. Revista Educação em Debate, v. 21, n. 37, 2017, p. 150-156.
PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista l@ el em (dis-) curso. ISSN 2175-4640, v. 3, n. 1, p. 87-101, 2011.
RANIERI, P. R. A infografia digital animada como recurso para transmissão da informação em sites de notícia. Prisma. com, n. 7, p. 260-274, 2008.
RIBAS, B. Infografia Multimídia: um modelo narrativo para o webjornalismo. Anais do II SBPJor (CD-ROM). Salvador-BA/Brasil, 2004.
RIBEIRO, W. C. P.; DE MEDEIROS, P. R.; GOULART, R. F. USO DE INFOGRÁFICOS COMO MECANISMO DE MELHORAMENTO DO APRENDIZADO. Anais do Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica-SEPIT, v. 1, n. 1, 2017.
SANTOS, G. M. S. Infográficos interativos como material escolar: um estudo sobre a utilização de infográficos digitais interativos para compreensão de conteúdo escolar no ensino médio. 2015. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
SCAGLIONI, C. M. C. Infográficos e Livros Digitais como Recursos no Contexto Escolar. Revista EaD& Tecnologias Digitais na Educação, vol. 5, 2017.
SCHMITT, V. et al. A infografia jornalística na ciência e tecnologia: um experimento com estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. 2006.
SOUZA, J. A. C.; GIERING, M. E. O infográfico: a palavra e a imagem em texto da divulgação científica midiática. Revista Linguagem & Ensino, v. 13, n. 2, p. 295-317, 2010.
TEODORO, V. D.; VEIT, E. A. Modelagem no ensino: aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. Revista brasileira de ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 87-96, 2002.
VASCONCELOS, C.; PRAIA, J. F.; ALMEIDA, L. S. Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem. Psicologia escolar e educacional, v. 7, n. 1, p. 11-19, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Exitus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).