O uso de infográficos de genética como recurso didático no ensino médio

Autores

  • Larissa Fernandes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Bruno Duarte Ziroldo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1486

Palavras-chave:

Infográfico, Ensino-Aprendizagem, Genética

Resumo

Infográficos são gêneros de textos multimodais, comumente apresentados no jornalismo em notícias, reportagens ou até em divulgação tecnológica-científica. Por se valer de uma combinação entre linguagens verbal e não verbal, o infográfico é um recurso didático interessante para ser utilizado também no ensino-aprendizagem de jovens do ensino médio. Quando analisamos os conteúdos de genética, observamos nos alunos uma certa dificuldade na compreensão dos conceitos devido a sua complexidade, sendo por esse motivo, o ramo da biologia escolhido como tema para a confecção dos infográficos. Este trabalho visa, portanto, criar e disponibilizar ao menos dez infográficos que contemplem diferentes áreas da genética para educadores e educandos do ensino médio e/ou pré-vestibulandos da comunidade escolar da cidade de Londrina e região. Aproveitando das facilidades decorrentes da evolução digital, serão criados canais de divulgação por meio de redes sociais e outras plataformas que permitirão a divulgação dos infográficos a outras comunidades mais distantes geograficamente, maximizando o compartilhamento de toda informação gerada. Por integrar de forma proporcional as modalidades de informação e imagem, esperamos com esse trabalho contribuir de maneira efetiva tanto com os professores, na transmissão de conceitos genéticos e de suas peculiaridades de forma mais ilustrativa, quanto com os educandos, na assimilação de conteúdos mais densos, de uma forma mais interessante. Acreditamos também que este artigo é capaz de contribuir com futuras pesquisas na área da infografia e com seus benefícios no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Fernandes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná, Brasil. 

Bruno Duarte Ziroldo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Mestre em Genética. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Londrina, Paraná, Brasil. 

Referências

ALMEIDA, M. O. A vulgarização do saber. Ciência e público: Caminhos da divulgação científica no Brasil, p. 65-72, 2002. Disponível em: <http://www.redpop.org/wp-content/uploads/2015/06/Ci%C3%AAncia-e-P%C3%BAblico-caminhos-da-divulga%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADfica-no-Brasil.pdf>.

ALVAREZ, A. M. T. et al. Infografia na educação: contribuições para o pensar crítico e criativo. 2012. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil. 2012.

ALVES, A. El arte funcional: infografía e visualización de información. Temática, v. 9, n. 12. 2014. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/viewFile/21337/11783>.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

BORTOLUCCI, G. G. M. Análise da aprendizagem de biologia no ensino médio através das metodologias da educação ambiental. 2014.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; LISBOA, E. S.; COUTINHO, C. P. O infográfico e as suas potencialidades educacionais. 2011.

BRAGA, C. S. O Infográfico na Educação a Distância: uma contribuição para a aprendizagem. In: 15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2009. p. 27-30.

BULEGON, A.; DRESCHER, C.; DOS SANTOS, L. R. Infográficos: possibilidade de atividades de ensino para aulas de Física e Química.

CAIRO, A. Infografia 2.0: visualización-interactiva de información. Madrid: Alamut, 2008.

CALEGARI, D. A.; PERFEITO, A. M. Infográfico: possibilidades metodológicas em salas de aula de Ensino Médio. Entretextos, v. 13, n. 1, 2013.

CALSAMIGLIA, H. Divulgar: itinerarios discursivos del saber: Una necesidad, un problema, unhecho. Quark, p. 9-18, 1997.

CARVALHO, J.; ARAGÃO, I. Infografia: conceito e prática. InfoDesign-Revista Brasileira de Design da Informação, v. 9, n. 3, p. 160-177, 2012.

CATALDI, C.; GOMES M. C. A.; DE SOUZA MELO, M. S. Gênero discursivo, mídia e identidade. Editora UFV, Universidade Federal de Viçosa, 2007.

CLARK, R. C.; MAYER, R. E. E-Learning e a Ciência da Instrução: Diretrizes Comprovadas para Consumidores e Designers de Aprendizagem Multimídia, 2ª ed. (San Francisco: Pfeiffer/John Wiley& Sons). 2008.

COLLE, R. Infografía: tipologías. Revista latina de comunicación social, v. 7, n. 58, p. 1, 2004.

CONDE, T. T.; DE LIMA, M. M.; BAY, M. Utilização de metodologias alternativas na formação dos professores de biologia no ifro–campus ariquemes. Revista Labirinto (UNIR), v. 18, p. 139-147, 2014.

CORTES, T. P. B. B. et al. A infografia multimídia como recurso facilitador no ensino-aprendizagem em sala de aula. InterSciencePlace, v. 1, n. 29, 2015.

COSTA, V. M.; TAROUCO, L. M. R. Infográfico: características, autoria e uso educacional. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 3, 2010.

COSTA, V. M.; TAROUCO, L. M. R.; BIAZUS, M. C. V. Criação de Objetos de Aprendizagem baseados em infográficos. recuperado el, v. 29, 2011.

COURA-SOBRINHO, J.; MARTINS, S. A Infografia Como Mescla Das Matrizes Verbais e Visuais Em Textos De Divulgação Científica: Da Cultura Da Linha À Cultura Da Superfície. Revista Práticas de Linguagem, v. 3, n. 2, 2013.

DIAS, M. A. S. Dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de Biologia e as concepções alternativas: constatações a partir do índice de aproveitamento nas provas de múltipla escolha dos Vestibulares da UFRN, no período entre 2001 e 2008. Doutorado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

ESCOBAR¹, B. T.; SPINILLO, C. G. Infografia e educação: Proposta de processo de design para infográficos na educação à distância. Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 9, p. 1158-1170, 2016.

GIL, A. C. et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HERNANDO, M. C. La difusióndelconocimiento al publico: cuestiones y perspectivas. Comunicação & Sociedade, n. 29, 1998.

HURTADO, M. T.; GARCÍA, F. G. Algunas dificultades em la-enseñanza de la histología animal. Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias, v. 2, n. 2, p. 177-200, 2003.

JUNIOR, J. B. B.; MENDES, A. G. L. M.; DA SILVA, N. M. O Uso do Infográfico em Sala de Aula: Uma Experiência na Disciplina de Literatura. Revista Educaonline, v. 11, n. 3, p. 105-127, 2017.

LEITE, L. S. (Coord.). Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Colaboração de Cláudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio. 2°d. Petrópolis-RJ: Vozes. 2004.

LISBÔA, E. S.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. O contributo do vídeo na educação online. 2009.

LYRA, K. T. et al. Infográficos versus materiais de aprendizagem tradicionais: uma investigação empírica. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, 2016.

MILHEIRO, S. C. S. G. A infografia como recurso didático. 2013.

MÓDOLO, C. M. Infográficos: características, conceitos e princípios básicos. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. 2007. p. 1-15.

OLIVEIRA, M. R. N. S. Tecnologias Interativas e Educacionais. Revista Educação em Debate, v. 21, n. 37, 2017, p. 150-156.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista l@ el em (dis-) curso. ISSN 2175-4640, v. 3, n. 1, p. 87-101, 2011.

RANIERI, P. R. A infografia digital animada como recurso para transmissão da informação em sites de notícia. Prisma. com, n. 7, p. 260-274, 2008.

RIBAS, B. Infografia Multimídia: um modelo narrativo para o webjornalismo. Anais do II SBPJor (CD-ROM). Salvador-BA/Brasil, 2004.

RIBEIRO, W. C. P.; DE MEDEIROS, P. R.; GOULART, R. F. USO DE INFOGRÁFICOS COMO MECANISMO DE MELHORAMENTO DO APRENDIZADO. Anais do Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica-SEPIT, v. 1, n. 1, 2017.

SANTOS, G. M. S. Infográficos interativos como material escolar: um estudo sobre a utilização de infográficos digitais interativos para compreensão de conteúdo escolar no ensino médio. 2015. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.

SCAGLIONI, C. M. C. Infográficos e Livros Digitais como Recursos no Contexto Escolar. Revista EaD& Tecnologias Digitais na Educação, vol. 5, 2017.

SCHMITT, V. et al. A infografia jornalística na ciência e tecnologia: um experimento com estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. 2006.

SOUZA, J. A. C.; GIERING, M. E. O infográfico: a palavra e a imagem em texto da divulgação científica midiática. Revista Linguagem & Ensino, v. 13, n. 2, p. 295-317, 2010.

TEODORO, V. D.; VEIT, E. A. Modelagem no ensino: aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. Revista brasileira de ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 87-96, 2002.

VASCONCELOS, C.; PRAIA, J. F.; ALMEIDA, L. S. Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem. Psicologia escolar e educacional, v. 7, n. 1, p. 11-19, 2003.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

FERNANDES, L.; ZIROLDO, B. D. . O uso de infográficos de genética como recurso didático no ensino médio. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020121, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1486. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1486. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos