O uso de infográficos de genética como recurso didático no ensino médio

Autores

  • Larissa Fernandes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Bruno Duarte Ziroldo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1486

Palavras-chave:

Infográfico, Ensino-Aprendizagem, Genética

Resumo

Infográficos são gêneros de textos multimodais, comumente apresentados no jornalismo em notícias, reportagens ou até em divulgação tecnológica-científica. Por se valer de uma combinação entre linguagens verbal e não verbal, o infográfico é um recurso didático interessante para ser utilizado também no ensino-aprendizagem de jovens do ensino médio. Quando analisamos os conteúdos de genética, observamos nos alunos uma certa dificuldade na compreensão dos conceitos devido a sua complexidade, sendo por esse motivo, o ramo da biologia escolhido como tema para a confecção dos infográficos. Este trabalho visa, portanto, criar e disponibilizar ao menos dez infográficos que contemplem diferentes áreas da genética para educadores e educandos do ensino médio e/ou pré-vestibulandos da comunidade escolar da cidade de Londrina e região. Aproveitando das facilidades decorrentes da evolução digital, serão criados canais de divulgação por meio de redes sociais e outras plataformas que permitirão a divulgação dos infográficos a outras comunidades mais distantes geograficamente, maximizando o compartilhamento de toda informação gerada. Por integrar de forma proporcional as modalidades de informação e imagem, esperamos com esse trabalho contribuir de maneira efetiva tanto com os professores, na transmissão de conceitos genéticos e de suas peculiaridades de forma mais ilustrativa, quanto com os educandos, na assimilação de conteúdos mais densos, de uma forma mais interessante. Acreditamos também que este artigo é capaz de contribuir com futuras pesquisas na área da infografia e com seus benefícios no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Larissa Fernandes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná, Brasil. 

Bruno Duarte Ziroldo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Mestre em Genética. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Londrina, Paraná, Brasil. 

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

FERNANDES, L.; ZIROLDO, B. D. . O uso de infográficos de genética como recurso didático no ensino médio. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020121, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1486. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1486. Acesso em: 8 maio. 2024.

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Artigos