Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional

Autores

  • Dermeval Saviani UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1463

Palavras-chave:

Educação Brasileira, Pandemia e Ensino, Educação Pública

Resumo

Partindo da crise estrutural do capitalismo que caracteriza  a época atual, é analisada a conjuntura brasileira sob o influxo da pandemia do coronavírus, examinando os impactos da crise estrutural e da pandemia sobre a educação pública do ponto de vista da tendência à manutenção da sociedade atual e na perspectiva de sua superação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dermeval Saviani, UNICAMP

Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador Emérito do CNPq e Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR)

Referências

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere. Torino: Einaudi, 1975.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

MÈSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Educação e questões da atualidade. São Paulo: Livros do Tatu/Cortez, 1991.

SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas, 2ª ed. revista e ampliada. Campinas: Autores Associados, 2017.

SHAIKH, Anwar “Crises econômicas”. In: BOTTOMORE, Tom (Ed.). Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988, p. 85-88.

Downloads

Publicado

2020-08-15

Como Citar

SAVIANI, D. . . Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020063, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1463. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1463. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Conferência