Identidade docente: representações de professores/as em narrativas ribeirinhas do Rio Quianduba em Abaetetuba-Pa

Autores

  • Maria Francisca Ribeiro Correa
  • Waldir Ferreira de Abreu
  • Damião Bezerra Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1144

Resumo

O artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre Identidade Docente: Representações de Professores/as em narrativas ribeirinhas do Rio Quianduba em Abaetetuba.  O objetivo foi analisar as representações de Professores/as construídas e veiculadas na oralidade dessa comunidade, considerando a relação com a prática docente no cotidiano escolar. Adotou-se como lócus de investigação a Comunidade do Rio Quianduba no Município de Abaetetuba, Pará. As bases conceituais da pesquisa seguiram as orientações e abordagens de teóricos como Ciampa, Arroyo e Nóvoa, com os quais sustentamos as discussões e análises sobre identidade e representação; Williams é usado como referência para trabalhar a concepção de cultura enquanto meio de produção da existência. A metodologia de pesquisa pautou-se nas concepções e orientações do Materialismo Histórico Dialético com realização de Pesquisa de Campo e a utilização das narrativas orais como fonte de investigação.     

 

Palavras-chave: Identidade. Representação. Cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

CORREA, M. F. R.; ABREU, W. F. de; OLIVEIRA, D. B. Identidade docente: representações de professores/as em narrativas ribeirinhas do Rio Quianduba em Abaetetuba-Pa. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020022, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1144. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1144. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)