Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1247

Resumo

Esta resenha apresenta o livro País mal educado: por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras publicado em 2018 pelo jornalista Daniel Barros. O autor tem por objetivo mostrar o que ele considerava as falhas mais graves do sistema educacional brasileiro e apresentar caminhos promissores para resolvê-los. Para isso, fez cerca de 120 entrevistas com especialistas brasileiros e estrangeiros e visitou várias escolas, onde entrevistou 24 diretores e professores de escolas públicas de treze cidades de sete estados brasileiros, além de conversar com alguns alunos. Ele defende que condições socioeconômicas ruins não são determinantes de baixos resultados educacionais e apresenta estratégias que considera efetivas, como melhorar a formação docente, ter um currículo mais específico e promover avaliações focadas em melhoria dos resultados da aprendizagem. Esta obra aborda temas que geram discussões calorosas afinal, discussões sobre educação escolar num país de forte desigualdade social como o Brasil estão longe de serem simples, neutras e consensuais. Por isso mesmo, considero a leitura importante para quem se interessa pelo tema, especialmente professores e gestores educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia de Souza, Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa

Rita de Cássia de Souza possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, escola nova, indisciplina escolar, metodologias diferenciadas de educação, construcionismo social, práticas colaborativas e dialógicas e pesquisas relacionais.

Referências

BARROS, Daniel. País mal educado: por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras? Rio de Janeiro: Record, 2018, 307p.

Downloads

Publicado

2020-07-22 — Atualizado em 2020-07-22

Versões

Como Citar

SOUZA, R. de C. de. Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras?. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020047, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1247. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1247. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Resenha