Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras?
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1247Resumo
Esta resenha apresenta o livro País mal educado: por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras publicado em 2018 pelo jornalista Daniel Barros. O autor tem por objetivo mostrar o que ele considerava as falhas mais graves do sistema educacional brasileiro e apresentar caminhos promissores para resolvê-los. Para isso, fez cerca de 120 entrevistas com especialistas brasileiros e estrangeiros e visitou várias escolas, onde entrevistou 24 diretores e professores de escolas públicas de treze cidades de sete estados brasileiros, além de conversar com alguns alunos. Ele defende que condições socioeconômicas ruins não são determinantes de baixos resultados educacionais e apresenta estratégias que considera efetivas, como melhorar a formação docente, ter um currículo mais específico e promover avaliações focadas em melhoria dos resultados da aprendizagem. Esta obra aborda temas que geram discussões calorosas afinal, discussões sobre educação escolar num país de forte desigualdade social como o Brasil estão longe de serem simples, neutras e consensuais. Por isso mesmo, considero a leitura importante para quem se interessa pelo tema, especialmente professores e gestores educacionais.
Downloads
Referências
BARROS, Daniel. País mal educado: por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras? Rio de Janeiro: Record, 2018, 307p.
Downloads
Publicado
Versões
- 2020-07-22 (2)
- 2020-07-22 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Exitus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).