DIDÁTICO-TECNOLÓGICO COM OSTENSIVOS E NÃO OSTENSIVOS EM ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS DE FUNÇÕES LOGARÍTMICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2126

Palavras-chave:

Praxeologia em livros didáticos, ostensivos e não ostensivos, modelos para funções logarítmicas

Resumo

O processo de estudo de funções logarítmicas apresenta grande importância para o currículo escolar, para a formação matemática e na construção de modelos descritivos de fenômenos que permitem várias conexões dentro e fora da matemática contribuindo para o exercício da cidadania. Nesta pesquisa realizamos reflexões referentes as correlações entre o didático-tecnológico com ostensivos e não ostensivos em organizações praxeológicas de funções logarítmicas. Enfocamos o processo de (re)construção e gestão de Organizações Matemáticas e Didáticas no estudo de funções logarítmicas em livros didáticos do ensino médio e superior e tarefas idealizadas para ambientes informatizados. Assim evidenciamos modelos de referência nos dois ambientes tratados e suas implicações na manipulação de algumas noções do objeto logaritmo referentes a dialética ostensivo não ostensivo. Dessa forma, constatamos que a articulação de modelos presentes em livros didáticos, característico de uso de lápis e papel ao ambiente informatizado permite a visualização e manipulação de modelos matemáticos computacionais que podem contribuir com o processo de estudo das funções logarítmicas e possivelmente dos mais variados objetos matemáticos, por meio da relação entre suas expressões analíticas e gráficas, dentre outras. Os resultados indicam que o ambiente informatizado pode promover por um lado, condições favoráveis ao aprendizado e por outro geraram restrições, tais fatos indicam a necessidade de (re)construções das Organizações Matemáticas e Didáticas nesses ambientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Christ Caraveo, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará (UFPA); Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-PA) - Brasil; Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEDIM). 

José Carlos de Souza Pereira, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará (UFPA); Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-PA) - Brasil; Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEDIM).

José Messildo Nunes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Universidade Federal do Pará (UFPA) - Brasil; Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM); Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEDIM).

Referências

ALMOULOUD, S. A. Informática e Educação Matemática. Revista de Matemática Aplicada, Ano I, Nº 1, São Caetano do Sul, 2005.

ALMOULOUD, S. A. As Transformações do Saber Científico ao Saber Ensinado, O Caso do Logaritmo. Educar em Revista, Curitiba, n. Especial, p. 191-210, jan. 2011.

BALACHEFF. N. La Transposition Informatique. Note sur un Nouveau Problème pour la Didactique. In: ARTIGUE, M. et al. (org.). Vingt Ans de Didactique des Mathématiques en France. p. 364-370, 1994. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/32231148. Acesso em: 20 abr. 2010.

BARROSO, J. M. Conexões com a Matemática – v. 1. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2010.

BORBA, M. C.; PENTEADO. M. G. P. Informática e Educação Matemática. 4 ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2010.

BOYER, C. B.; MERZBACH, U. C. História da Matemática. 2. Ed. São Paulo: E. Blücher. 2012.

BRASIL, Ministério da Educação e dos Desportos. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Parte I – Bases Legais, Distrito Federal, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência para o ENEM 2009. Brasília, Distrito Federal, 2011.

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1985.

CHEVALLARD, Y. Concepts fondamentaux da la didactique: perspectives apportées par une approche anthropologique. Recherches en Didactique des Mathématiques. Genoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 12.1, p. 73-112, 1992.

CHEVALLARD, Y. L’analyse des pratiques enseignantes en théorie anthropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques. Genoble: Le Pensée Sauvage-Éditions, v. 19.2, p. 221-265, 1999

CHEVALLARD, Y. Un concept en émergence: la dialectique des médias et des milieux. GUEUDET, D. G.; MATHERON, Y. (Éds). Actes du Séminaire national de didactique des mathématiques. Paris: Lalina Coulange, 2008. p. 344-366.

CHEVALLARD. Y. La notion de PER: problèmes et avancées. Toulouse, 2009a. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=161. Acesso em: 20 abr. 2010.

CHEVALLARD. Y. La TAD face au professeur de mathématiques, Toulouse, 29 de abril, 2009b , Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=162. Acesso em: 8 out. 2009.

CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M. La sensibilité de l’activité athematiques aux ostensifs. 1999. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Sensibilite_aux_ostensifs.pdf. Acesso em: 25 maio 2018.

D’AMORE, B. Elementos de Didática da Matemática. Tradução: Maria Cristina Bonomi. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007.

DANTE, L. R. Matemática: Contexto e Aplicações. 1. ed. São Paulo: Ática, v. 1, 2011.

DANTE, L. R.; VIANA, F. Matemática em contextos: função exponencial, função logarítmica e sequências. 1. ed. São Paulo: Ática, 2020.

DELGADO, T. A. S. Lo Matemático en el Diseño y Analisis de Organizaciones Didácticas: los sistemas de numeración y la medida de magnitudes. Memoria para optar al Grado de Doctor. Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Educación, Departamento de Didáctica y Organización Escolar. Madrid, 2006

IEZZI. G.; DOLCE, O.; DEGENSZAJN, D.; PERIGO, R.; ALMEIDA, N. Matemática ciência e aplicações. 5. ed. São Paulo: Saraiva, v. 1, 2010.

MATTAR, J. Metodologia científica na era digital. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

MOREIRA. M. A. Metodologia de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

PAIVA, M. Matemática. 3. ed. São Paulo: Moderna, v. 1, 2012.

RIBEIRO, J. Matemática: ciência, linguagem e tecnologia. 1. ed. São Paulo: Scipione, v. 1, 2010.

SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I. Matemática: ensino médio. 7. ed. São Paulo: Saraiva, v. 1, 2010.

SOUZA, J. R.; Novo Olhar Matemática. 1. ed. São Paulo: FTD, v. 1, 2010.

STEWART, J. Cálculo. 5. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

Downloads

Publicado

2023-01-25

Como Citar

CARAVEO, G. C. .; PEREIRA, J. C. de S.; NUNES, J. M. DIDÁTICO-TECNOLÓGICO COM OSTENSIVOS E NÃO OSTENSIVOS EM ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS DE FUNÇÕES LOGARÍTMICAS. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023014, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2126. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2126. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos