DIDÁTICO-TECNOLÓGICO COM OSTENSIVOS E NÃO OSTENSIVOS EM ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS DE FUNÇÕES LOGARÍTMICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2126

Palavras-chave:

Praxeologia em livros didáticos, ostensivos e não ostensivos, modelos para funções logarítmicas

Resumo

O processo de estudo de funções logarítmicas apresenta grande importância para o currículo escolar, para a formação matemática e na construção de modelos descritivos de fenômenos que permitem várias conexões dentro e fora da matemática contribuindo para o exercício da cidadania. Nesta pesquisa realizamos reflexões referentes as correlações entre o didático-tecnológico com ostensivos e não ostensivos em organizações praxeológicas de funções logarítmicas. Enfocamos o processo de (re)construção e gestão de Organizações Matemáticas e Didáticas no estudo de funções logarítmicas em livros didáticos do ensino médio e superior e tarefas idealizadas para ambientes informatizados. Assim evidenciamos modelos de referência nos dois ambientes tratados e suas implicações na manipulação de algumas noções do objeto logaritmo referentes a dialética ostensivo não ostensivo. Dessa forma, constatamos que a articulação de modelos presentes em livros didáticos, característico de uso de lápis e papel ao ambiente informatizado permite a visualização e manipulação de modelos matemáticos computacionais que podem contribuir com o processo de estudo das funções logarítmicas e possivelmente dos mais variados objetos matemáticos, por meio da relação entre suas expressões analíticas e gráficas, dentre outras. Os resultados indicam que o ambiente informatizado pode promover por um lado, condições favoráveis ao aprendizado e por outro geraram restrições, tais fatos indicam a necessidade de (re)construções das Organizações Matemáticas e Didáticas nesses ambientes.

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Biografia do Autor

George Christ Caraveo, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará (UFPA); Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-PA) - Brasil; Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEDIM). 

José Carlos de Souza Pereira, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará (UFPA); Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-PA) - Brasil; Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEDIM).

José Messildo Nunes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Universidade Federal do Pará (UFPA) - Brasil; Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM); Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEDIM).

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Publicado

2023-01-25

Como Citar

CARAVEO, G. C. .; PEREIRA, J. C. de S.; NUNES, J. M. DIDÁTICO-TECNOLÓGICO COM OSTENSIVOS E NÃO OSTENSIVOS EM ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS DE FUNÇÕES LOGARÍTMICAS. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023014, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2126. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2126. Acesso em: 27 jun. 2024.

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Artigos