ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: determinantes legais e perspectivas formativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2311

Palavras-chave:

Politica Educacional, Ensino de Música, Formação Humana

Resumo

O texto analisa as perspectivas da legislação na institucionalidade do ensino de música na Educação Básica. Trata de pesquisa documental. Evidencia-se que o movimento hegemônico, expresso na negação da educação, limita a possibilidade dessa implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Miguel de Souza Cyrillo, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá. Licenciado em Música pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá. Cantor e compositor, nascido em uma família quilombola, na cidade de Macapá/AP, capital do estado do Amapá. Ativista sensível às questões socioambientais amazônicas através da música, é reconhecido pela canção Pérola Azulada, uma verdadeira ode à proteção da natureza.

André Rodrigues Guimarães, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e UFPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais (GEMTE/UNIFAP).

Laurimar de Matos Farias, Secretaria Municipal de Educação de Belém

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisa Estratégica da Escola de Governança Pública- CEPPE/EGPA .Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior da UFPA - GEPES. Professor da Rede Estadual de ensino do Pará - SEDUC e da Rede do Município de Belém- SEMEC.

Referências

BRASIL. Lei n.º 11.769, de 18 de Agosto de 2008, que Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.

BRASIL. LDB n° 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.Disponível em http://portal.gov.mec.br/arquivos/pdf/ldb/pdf.

BRASIL. Lei n.º 13.278, de 02 de Maio de 2016, que Altera o § 6o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte.

BRASIL. (Constituição 1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB 2/2016. Diário Oficial da União, Brasília, 11 de maio de 2016, Seção 1, p. 42.

BRASIL. CNE. Projeto de Resolução CNE/CP n. XXX/2019. Diretrizes Curriculares para Formação Inicial de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). 2019.

BRESSER PEREIRA, L.C.; GRAU, N.C. Entre o Estado e o mercado: o público não-estatal. In: BRESSER PEREIRA, L.C.; GRAU, N.C. O público não-estatal na reforma do Estado. Rio de Janeiro: FGV, 1999. p. 15-47.

COUTINHO, Paulo Roberto de Oliveira. canto orfeônico: uma breve análise do ponto de vista pedagógico-musical e político. Interlúdio - Ano 5, n. 7 – 2017.

DANTAS, Rodrigo. Cadernos de Ética e Filosofia Política 14, 1/2009, p. 47-72.

FARIAS, L. de M. O Trabalho docente nas instituições públicas de ensino superior: intensificação do produtivismo acadêmico na UFPA. Dissertação de Mestrado. Belém, 2010.

FIGUEIREDO, Sérgio. O processo de aprovação da Lei 11.769/2008 e a obrigatoriedade da música na Educação Básica. Anais do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente, Belo Horizonte, 2010. Painel.

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: A teoria das Inteligências múltiplas. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artmed, 1994.

GRAMSCI, A. Selections from the Prison Notebooks, London. 1971.

GUIMARÃES, A. R.; CHAVES, V. L. J., “Mais trabalho em busca de mais salário” RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. II, nº 03, p. 259-276, jul-dez/2017.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. Tradução Carlos Szlak. São Paulo: Annablume, 2005. pp. 75-94.

MARIANO, Daniel, Augusto, de Lima. Processo de afirmação da obrigatoriedade do ensino da música na escola: aspectos sociais, educacionais e legais. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. 2012

MARX, K. ENGELS, F. A ideologia Alemã. Trad. Castro e Costa. L. C. São Paulo: Martins e Fontes, 2002

MEZÁROS, Stván. A educação para além do capital. São Paulo: BoiTempo, 2008

OLIVEIRA, Raimundo, Nonato, Aguiar; LAUER-LEITE, Iani, Dias. Cenários da educação musical em santarém/pará, a partir da obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Educação e Realidade Amazônica, v.2, cap. 12. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. P. 187 – 206.

OLIVEIRA, A. P.; FERREIRA, R. A. A construção do problema na pesquisa sobre política educacional: contribuições para o debate Rev. Bras. Polít. Adm. Educ. - v. 37, n. 1, p. 243 - 265, jan./abr. 2021.

OLIVEIRA, Maria Teresa Cavalcanti; BARÃO, Gilcilene Oliveira Damasceno. Trabalho e Formacão Docente no Contexto do Desmonte da Educacão Pública no Brasil. RTPS –Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº 09, p. 463-482, jul.-dez./2020

OLIVEIRA, Olga Alves de; PENNA, Maura. Impasses da política educacional para a música na escola – Dilemas entre a polivalência e a formação específica. Revista Vórtex, Curitiba, v.7, n.2, 2019, p.1-28

PERONI Vera Maria; OLIVEIRA Regina Tereza Cesari; FERNANDES Maria Dilneia Espíndola: Estado e terceiro setor: As novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira, Educ. Soc. , Campinas, vol. 30, n. 108, p. 761-778, out. 2009 Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007.

SIMÕES, Sandro Nery, A importância da educação musical em antigas civilizações e no Brasil com a aprovação da Lei nº. 11.769/2008. Revista espaço acadêmico – n. 184 – setembro. 2016

SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes de; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. 4 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

Downloads

Publicado

2023-07-12

Como Citar

DE SOUZA CYRILLO, J. M.; RODRIGUES GUIMARÃES, A. .; DE MATOS FARIAS, L. . ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: determinantes legais e perspectivas formativas. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023047, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2311. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2311. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê