ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: determinantes legais e perspectivas formativas
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2311Palavras-chave:
Politica Educacional, Ensino de Música, Formação HumanaResumo
O texto analisa as perspectivas da legislação na institucionalidade do ensino de música na Educação Básica. Trata de pesquisa documental. Evidencia-se que o movimento hegemônico, expresso na negação da educação, limita a possibilidade dessa implementação.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n.º 11.769, de 18 de Agosto de 2008, que Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.
BRASIL. LDB n° 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.Disponível em http://portal.gov.mec.br/arquivos/pdf/ldb/pdf.
BRASIL. Lei n.º 13.278, de 02 de Maio de 2016, que Altera o § 6o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte.
BRASIL. (Constituição 1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB 2/2016. Diário Oficial da União, Brasília, 11 de maio de 2016, Seção 1, p. 42.
BRASIL. CNE. Projeto de Resolução CNE/CP n. XXX/2019. Diretrizes Curriculares para Formação Inicial de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). 2019.
BRESSER PEREIRA, L.C.; GRAU, N.C. Entre o Estado e o mercado: o público não-estatal. In: BRESSER PEREIRA, L.C.; GRAU, N.C. O público não-estatal na reforma do Estado. Rio de Janeiro: FGV, 1999. p. 15-47.
COUTINHO, Paulo Roberto de Oliveira. canto orfeônico: uma breve análise do ponto de vista pedagógico-musical e político. Interlúdio - Ano 5, n. 7 – 2017.
DANTAS, Rodrigo. Cadernos de Ética e Filosofia Política 14, 1/2009, p. 47-72.
FARIAS, L. de M. O Trabalho docente nas instituições públicas de ensino superior: intensificação do produtivismo acadêmico na UFPA. Dissertação de Mestrado. Belém, 2010.
FIGUEIREDO, Sérgio. O processo de aprovação da Lei 11.769/2008 e a obrigatoriedade da música na Educação Básica. Anais do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente, Belo Horizonte, 2010. Painel.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente: A teoria das Inteligências múltiplas. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artmed, 1994.
GRAMSCI, A. Selections from the Prison Notebooks, London. 1971.
GUIMARÃES, A. R.; CHAVES, V. L. J., “Mais trabalho em busca de mais salário” RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. II, nº 03, p. 259-276, jul-dez/2017.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. Tradução Carlos Szlak. São Paulo: Annablume, 2005. pp. 75-94.
MARIANO, Daniel, Augusto, de Lima. Processo de afirmação da obrigatoriedade do ensino da música na escola: aspectos sociais, educacionais e legais. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. 2012
MARX, K. ENGELS, F. A ideologia Alemã. Trad. Castro e Costa. L. C. São Paulo: Martins e Fontes, 2002
MEZÁROS, Stván. A educação para além do capital. São Paulo: BoiTempo, 2008
OLIVEIRA, Raimundo, Nonato, Aguiar; LAUER-LEITE, Iani, Dias. Cenários da educação musical em santarém/pará, a partir da obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Educação e Realidade Amazônica, v.2, cap. 12. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. P. 187 – 206.
OLIVEIRA, A. P.; FERREIRA, R. A. A construção do problema na pesquisa sobre política educacional: contribuições para o debate Rev. Bras. Polít. Adm. Educ. - v. 37, n. 1, p. 243 - 265, jan./abr. 2021.
OLIVEIRA, Maria Teresa Cavalcanti; BARÃO, Gilcilene Oliveira Damasceno. Trabalho e Formacão Docente no Contexto do Desmonte da Educacão Pública no Brasil. RTPS –Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº 09, p. 463-482, jul.-dez./2020
OLIVEIRA, Olga Alves de; PENNA, Maura. Impasses da política educacional para a música na escola – Dilemas entre a polivalência e a formação específica. Revista Vórtex, Curitiba, v.7, n.2, 2019, p.1-28
PERONI Vera Maria; OLIVEIRA Regina Tereza Cesari; FERNANDES Maria Dilneia Espíndola: Estado e terceiro setor: As novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira, Educ. Soc. , Campinas, vol. 30, n. 108, p. 761-778, out. 2009 Disponível em http://www.cedes.unicamp.br
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007.
SIMÕES, Sandro Nery, A importância da educação musical em antigas civilizações e no Brasil com a aprovação da Lei nº. 11.769/2008. Revista espaço acadêmico – n. 184 – setembro. 2016
SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes de; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. 4 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Miguel de Souza Cyrillo, André Rodrigues Guimarães, Laurimar de Matos Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).