AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: a política de bonificação regional na Universidade Federal do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2420

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Política de bonificação, Educação Superior

Resumo

O presente artigo aborda a política de ações afirmativas na Universidade Federal do Maranhão, com enfoque para a política de bonificação regional. Ao longo do processo de elaboração das políticas de ações afirmativas, houve proposições e variantes de bonificações em diversas Instituições de Ensino Superior. No tocante à política de bonificação regional na UFMA, buscamos investigar como ela foi instituída a partir das resoluções: 499/2006, 501/2006, 1653/2017, processo administrativo 9179/2017 e relatórios do Sistema Integrado de  Gestão de Atividades Acadêmicas-SIGAA, bem como se os efeitos observados no acesso dos candidatos   configura de fato uma política de ação afirmativa, que pressupõe  atender aos princípios de democratização, sobretudo para as minorias que historicamente tiveram negados os seus direitos de acesso aos espaços privilegiados de cursos de alta demanda, a exemplo do curso de medicina. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo, que faz uso da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como aporte teórico Bourdieu (2018), Carvalho (2013) e Dias Sobrinho (2011). Os resultados apontam para uma necessidade de repensar a política no sentido de um reordenamento e aprimoramento para que de fato ela tenha uma maior objetificação, efetividade e realmente se configure como ação afirmativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ednaldo dos Reis Santos, Universidade Federal do Maranhão

Pedagogo, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). São Luís, Maranhão, Brasil.

Patrícia Rosa Santana Guzmán, Universidade Federal do Maranhão

Pedagoga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). São Luís, Maranhão, Brasil.

Angelo Rodrigo Bianchini, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). São Luís, Maranhão, Brasil.

Referências

BOURDIEU, P. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2018.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico de 2010. Brasília: IBGE, 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html. Acesso em: 05 maio 2022.

BRASIL. Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012. Brasília, DF: Casa Civil/Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 10 maio 2022.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADPF 186. Relator: Min. Ricardo Lewandowski, 26 de abril de 2012. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=2691269. Acesso em: 15 maio 2022.

CAJUEIRO, R. Os povos indígenas em instituições de ensino superior públicas federais e estaduais do Brasil: levantamento provisório de ações afirmativas e de licenciaturas interculturais. Trilhas de conhecimento, 2008. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2013/02/1018.pdf. Acesso em: 01 ago 2023.

CAMARGO, A. C. As cotas raciais na Universidade Federal do Maranhão: a trajetória do estranho. 2016. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) -Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016. Disponível em: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1330 Acesso em: 10 de maio 2022.

CARVALHO, J. J. de. A política de cotas no ensino superior: ensaio descritivo e analítico do mapa das ações afirmativas no Brasil. Brasília, DF: Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa CNPq/Universidade de Brasília, 2013.

CORRÊA, E. A. de A. Apontamentos sobre o direito fundamental à inclusão social. Revista Jurídica Luso-Brasileira, Ano 4, 2018, nº6. Disponível em: https://www.cidp.pt/publicacao/revista-juridica-lusobrasileira-ano-4-2018-n6/182. Acesso em: 27/04/2023.

DIAS, T. Sistema de cotas raciais: inclusão em meio à controvérsia. 2016. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/explicado/2016/02/24/Sistema-de-cotas-raciais-inclus%C3%A3o-em-meio-%C3%A0-controv%C3%A9rsia. Acesso em: 31 jan. 2021.

DIAS SOBRINHO, J. Educação superior: democratização, acesso e permanência com qualidade. In: DE PAULA, M. F. C; LAMARRA, N. F. (org.). Reformas e democratização da educação superior no Brasil e na América Latina. Aparecida, SP: Ideia & Letras, 2011. p. 121-152.

EUGENIO, B. G.; ALGARRA, J. Estudantes cotistas negros e ações afirmativas no ensino superior. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 54 -84, mai/ago 2018. DOI: 10.24065/2237-9460.20018v8n2n2ID529. Disponível em: http://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/529/340. Acesso em: 8 ago. 2023.

FERES JÚNIOR, J., CAMPOS, L.A., DAFLON, V.T., and VENTURINI, A.C. Ação afirmativa: conceito, história e debates [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018, 190 p. Sociedade e política collection. Disponível em: https://books.scielo.org/id/2mvbb/pdf/feres-9786599036477.pdf. Acesso em 10/05/2023.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UECE, 2002. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=oB5x2SChpSEC&oi=fnd&pg=PA6&ots=ORWX_t8qg5&sig=DE8irZAGRSoiBBrhbTZ2DqcNwS4&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 10/01/2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GOMES, J. B. B. Ação Afirmativa & Princípio Constitucional da Igualdade: o direito como instrumento de transformação social. A experiência dos EUA. Rio de Janeiro, Renovar, 2001.

MOEHLECKE, S. Ação Afirmativa: histórias e debates no Brasil. Caderno de Pesquisa, n. 117, p. 197-217, novembro/ 2002. Disponível em: http://redeacaoafirmativa.ceao.ufba.br/uploads/fcc_artigo_2002_SMoehlecke.pdf. Acesso em: 01/05/2023

MONTEIRO, J. M. 10 lições sobre Bourdieu, Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

RIO DE JANEIRO (Estado). Lei nº 3708, de 09 de novembro de 2001. Institui cota de até 40% (quarenta por cento) para populações negra e parda no acesso à universidade do Estado do Rio de Janeiro e à Universidade Estadual Fluminense, e dá outras providências. Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: Lei Ordinária 3708 2001 de Rio de Janeiro RJ (leisestaduais.com.br). Acesso: 17/05/2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. Sistema de Cotas: programa de Ação Afirmativa. 2018. Disponível em: Sistema de cotas - UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Acesso: 17/05/2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Reitoria. Processo 23115.009179-2017-25. Dispõe sobre a defesa do sistema de bonificação das notas de ENEM para os alunos do estado do Maranhão. São Luís: SIPAC/UFMA, 2017. Documento encontra-se digitalizado e tramitando no Sistema Eletrônico de Informações da Universidade Federal do Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução Consepe 501/2006. Estabelece o número de vagas ofertadas por curso de graduação nos Processos Seletivos Vestibular 2007 e gradual (Subprograma 2004-2006). São Luís: CONSEPE, 2006. Disponível em: https://portais.ufma.br/PortalProReitoria/proen/paginas/pagina_estatica.jsf?id=196. Acesso em: 16 maio 2022.

.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução Consepe 1653/2017. Dispõe sobre o acréscimo na nota do ENEM aos estudantes que cursaram o último ano do ensino fundamental e o Ensino Médio em escolas públicas e privadas do Estado do Maranhão. São Luís: CONSEPE, 2017. Disponível em: CONSEPE 2017 — Pró-Reitoria de Ensino (ufma.br). Acesso em: 16 maio 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução Consepe 2648/2022. Dispõe sobre o critério de inclusão regional de acesso aos cursos de Medicina na modalidade ampla concorrência, por meio do ENEM/SiSU, nos Campi de Imperatriz, Pinheiro e São Luís da Universidade Federal do Maranhão. São Luís: CONSEPE, 2022. Disponível em: resolucao-2648-2022-consepe.pdf (ufma.br). Acesso em: 16 maio 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-14

Como Citar

SANTOS, E. dos R.; ROSA SANTANA GUZMÁN, P. .; RODRIGO BIANCHINI, A. AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: a política de bonificação regional na Universidade Federal do Maranhão. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023056, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2420. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2420. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos