AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: a política de bonificação regional na Universidade Federal do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2420Palavras-chave:
Ações Afirmativas, Política de bonificação, Educação SuperiorResumo
O presente artigo aborda a política de ações afirmativas na Universidade Federal do Maranhão, com enfoque para a política de bonificação regional. Ao longo do processo de elaboração das políticas de ações afirmativas, houve proposições e variantes de bonificações em diversas Instituições de Ensino Superior. No tocante à política de bonificação regional na UFMA, buscamos investigar como ela foi instituída a partir das resoluções: 499/2006, 501/2006, 1653/2017, processo administrativo 9179/2017 e relatórios do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas-SIGAA, bem como se os efeitos observados no acesso dos candidatos configura de fato uma política de ação afirmativa, que pressupõe atender aos princípios de democratização, sobretudo para as minorias que historicamente tiveram negados os seus direitos de acesso aos espaços privilegiados de cursos de alta demanda, a exemplo do curso de medicina. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo, que faz uso da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como aporte teórico Bourdieu (2018), Carvalho (2013) e Dias Sobrinho (2011). Os resultados apontam para uma necessidade de repensar a política no sentido de um reordenamento e aprimoramento para que de fato ela tenha uma maior objetificação, efetividade e realmente se configure como ação afirmativa.
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