A EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2334Palavras-chave:
Educação Moral e Cívica, Currículo, DisciplinaResumo
Objetiva-se analisar a trajetória do ensino da disciplina Educação Moral e Cívica (EMC) no Brasil, no decurso do século XX, considerando os contextos históricos e as disputas políticas pelo controle do currículo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, na qual foi examinada a legislação criada pelo governo federal e que menciona esse ensino. As fontes demonstram que os temas moral e civismo fizeram parte da história da educação brasileira, estando presentes ora como disciplina obrigatória, ora como prática não formal. Constata-se também que a ênfase dada a esse ensino ocorreu, principalmente, nos períodos autoritários, como o Estado Novo (1937-1945) e a Ditadura Civil-Militar (1964-1985), evidenciando o uso desse ensino para justificar o sistema político e disciplinar crianças e jovens na educação escolar e não escolar, tornando-os obedientes à ordem estabelecida. A disciplina foi extinta em 1993, entretanto, no século atual, com o fortalecimento da direita na segunda década, são muitos os que defendem o retorno dessa disciplina ao currículo escolar. Os argumentos são os mesmos usados no século passado: as defesas da família tradicional, da ordem, da moral e dos chamados “bons costumes”, da religião cristã e da “escola sem partido”.
Downloads
Referências
BATISTA, E. L. A Igreja Católica e o ensino religioso no Brasil. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v.18, n. 55, p. 61-76, 2020. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2020v18n55p61. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/21606 Acesso em: 1 mar. 2023.
BILAC, O. Poesias infantis. Rio de Janeiro: Francisco Alves & Cia, 1901.
BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.
BARROS, J. A. Fontes históricas: introdução a seus usos historiográficos. Petrópolis: Vozes, 2019.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 16.782-A, de 13 de janeiro de 1925. Estabelece o concurso da União para a diffusão do ensino primario, organiza o Departamento Nacional do Ensino, reforma o ensino secundario e o superior e dá outras providencias. Rio de Janeiro, DF, 1925.
BRASIL. Ministério da Educação e Saúde Pública. Exposição de motivos, de 1 de abril de 1942, para o Decreto-lei nº 4.244, de 09 de abril de 1942. Rio de Janeiro, DF, 1942a.
BRASIL. Presidência da República. Decreto-lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei orgânica do ensino secundário. Presidência da República. Rio de Janeiro, DF, 1942b.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 869, de 12 de setembro de 1969. Dispõe sobre a inclusão da educação moral e cívica como disciplina obrigatória, nas escolas de todos os graus e modalidades, dos sistemas de ensino no País, e dá outras providências. Brasília, DF, 1969.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus e dá outras providências. Presidência da República. Brasília, DF, 1971.
BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei nº 3.583, de 1 de julho de 2020. Altera as Leis nºs 8.663, de 14 de junho de 1993, e 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para reestabelecer o estudo obrigatório da organização social e política brasileira em pelo menos um ano do ensino médio. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=8127886&ts=1647371638744&disposition=inline. Acesso em: 1 mar. 2023.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3986904/mod_folder/content/0/Chervel.pdf Acesso em: 1 mar. 2023.
COSTA, F. G. V.; SOUZA, F. das C. S.; SILVA, F. V. A disciplina Educação Moral e Cívica na ditadura militar no Brasil: uma análise de capas de manuais didáticos. Anuario de Historia de la Educación, Buenos Aires, v. 22, n. 2, p. 46-61, 2021. Disponível em: https://www.saiehe.org.ar/anuario/revista/article/view/15/18 Acesso em: 3 mar. 2023.
CRUZ, M. R. Antecedentes e perspectivas da Educação Moral e Cívica. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 1982.
CUNHA, L. A.; GÓES, M. O golpe na educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar: 1988.
CUNHA, L. A. Sintonia oscilante: religião, moral e civismo 1931/1997. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 131, p. 285-302, 2007. DOI: 10.1590/S0100-15742007000200004. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/358. Acesso em: 1 mar. 2023.
CUNHA, L. A. O legado da ditadura para a educação brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 127, p. 357-377, 2014. DOI: 10.1590/S0101-73302014000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Tm5wH75ZnW3DLpxLbLFqcvt/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 2 mar. 2023.
CUNHA, L. A. Religião, moral e civismo em curso: a marcha da socialização política. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 27, p. 637-654, 2019. DOI: 10.22420/rde.v13i27.1031. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1031 Acesso em: 2 mar. 2023.
DALLABRIDA, N. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 185-191, 2009. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5520. Acesso em: 2 mar. 2023.
ENGEL, M. G. Os intelectuais e a Liga de Defesa Nacional: entre a eugenia e o sanitarismo? (RJ, 1916-1933). Intellèctus, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1-30, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intellectus/article/view/27557. Acesso em: 3 dez. 2022.
FILGUEIRAS, J. M. A educação moral e cívica e sua produção didática: 1969-1993. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
GERMANO, J. W. Estado militar e educação no Brasil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 1, n. 1, p. 9-43, 2001. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749/20279 Acesso em: 3 mar. 2023.
LAMARÃO, S. Liga da Defesa Nacional (LDN). Fundação Getúlio Vargas, CPDOC, Rio de Janeiro, c2009. Disponível em: https://www18.fgv.br/CPDOC/acervo/dicionarios/verbete-tematico/liga-da-defesa-nacional-ldn Acesso em: 26 jun. 2023.
LEMOS, K. S. C. A normatização da Educação Moral e Cívica (1961-1993). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
LIMA, A. C. da S.; MEDEIROS NETA, O. M. de. História e memória: a Doutrina de Segurança Nacional e a cultura escolar da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1968-1985). Revista Exitus, Santarém/PA, v. 10, p. 1-22, e020115, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1435. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1435 Acesso em: 3 mar. 2023.
MAIA, T. A. Civismo e cidadania num regime de exceção: as políticas de formação do cidadão na ditadura civil-militar (1964-1985). Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 182-206, 2013. DOI: 10.5965/2175180305102013182. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180305102013182/2841 Acesso em: 1 mar. 2023.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NGFTXWNtTvxYtCQHCJFyhsJ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 27 jun. 2023.
MARANHÃO FILHO, E. M. A.; COELHO, F. M. F.; DIAS, T. B. “Fake news acima de tudo, fake news acima de todos”: Bolsonaro e o “kit gay”, “ideologia de gênero” e fim da “família tradicional”. Revista Eletrônica Correlatio, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 65-90. 2018. DOI: 10.15603/1677-2644/correlatio.v17n2p65-90. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/COR/article/view/9299/0 Acesso em: 1 mar. 2023.
MARTINIS, P. Neo-conservadurismo y educación en el Uruguay actual: ecos de la Escola sem Partido (ESP) en la realidad uruguaya. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 11, p. 1-21, e020136, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1540. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1540 Acesso em: 3 mar. 2023.
MIESSE, M. C., MOREIRA, J. A. DA S.; SOUZA, V. de F. M. Políticas educacionais e a retomada da disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC) no contexto atual. Série-Estudos, Campo Grande, v. 25, n. 55, p. 261-277, 2020. DOI: 10.20435/serie-estudos.v0i0.1445. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1445 Acesso em: 1 mar. 2023.
OLIVEIRA, T. S. A Liga da Defesa Nacional: um projeto de modernização para o Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2012.
RÉMOND, R. Do político. In: RÉMOND, R. (org.). Por uma história política. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. p. 441-454.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. São Paulo: Autores associados, 2011.
SOUZA, F. das C. S.; SILVA, F. V.; COSTA, F. G. V. “Nossa bandeira jamais será vermelha!”: desejos pelo retorno da disciplina Educação Moral e Cívica no Brasil. European Academic Research, v. 10, n. 4, p. 1564-1584, 2022. Disponível em: https://euacademic.org/ArticleDetail.aspx?id=5477 Acesso em: 28 fev. 2023.
SOUZA JÚNIOR, M.; GALVÃO, A. M. de. História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 391-408, 2005. DOI: 10.1590/S1517-97022005000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Gd49ZSgJ4KF8fMRYRkBTvjN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 fev. 2023.
VIÑAO, A. A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 3, n. 18, p. 173-215, 2008. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40818 Acesso em: 28 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Francisco das Chagas Silva Souza, Francisco Vieira da Silva, Francisca Geise Varela Costa Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).