A EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO DO SÉCULO XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2334

Palavras-chave:

Educação Moral e Cívica, Currículo, Disciplina

Resumo

Objetiva-se analisar a trajetória do ensino da disciplina Educação Moral e Cívica (EMC) no Brasil, no decurso do século XX, considerando os contextos históricos e as disputas políticas pelo controle do currículo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, na qual foi examinada a legislação criada pelo governo federal e que menciona esse ensino. As fontes demonstram que os temas moral e civismo fizeram parte da história da educação brasileira, estando presentes ora como disciplina obrigatória, ora como prática não formal. Constata-se também que a ênfase dada a esse ensino ocorreu, principalmente, nos períodos autoritários, como o Estado Novo (1937-1945) e a Ditadura Civil-Militar (1964-1985), evidenciando o uso desse ensino para justificar o sistema político e disciplinar crianças e jovens na educação escolar e não escolar, tornando-os obedientes à ordem estabelecida. A disciplina foi extinta em 1993, entretanto, no século atual, com o fortalecimento da direita na segunda década, são muitos os que defendem o retorno dessa disciplina ao currículo escolar. Os argumentos são os mesmos usados no século passado: as defesas da família tradicional, da ordem, da moral e dos chamados “bons costumes”, da religião cristã e da “escola sem partido”.

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Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação (UFRN), Pós-Doutor em Educação (UFF). Líder do Grupo de Estrudos “Trabalho, Educação e Sociedade”. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Brasil), nos Programas de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA), em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). 

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Caraúbas.
Leciona no Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino)

Francisca Geise Varela Costa Costa, Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino
(Posensino - Associação Ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a
Universidade Federal Rural do Semi-Árido e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Rio Grande do Norte.
Professora do Ensino Fundamental I, na Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Norte,
em Mossoró.

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Publicado

2023-10-16

Como Citar

SOUZA, F. das C. S. .; SILVA, F. V. da .; COSTA, F. G. V. C. A EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO DO SÉCULO XX. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023061, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2334. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2334. Acesso em: 3 maio. 2024.

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