PEDAGOGIA DE MASSAS DO NEOCONSERVADORISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2213

Palavras-chave:

Bolsonarismo, Fascismo, Nazismo, Neoconservadorismo, Psicanálise

Resumo

Este trabalho tem como objeto a análise dos problemas conjunturais da realidade atual brasileira, mais especificamente as voltadas para o desvendamento do fenômeno denominado “bolsonarismo”, o qual parece escapar às ferramentas analíticas usadas até agora pelos cientistas sociais – mesmo dos inscritos no Materialismo Histórico-Dialético. Agregam-se nele categorias psicanalistas, na perspectiva analítica de Wilhelm Reich, quando escreveu A Psicologia de massas do fascismo, escrito na primeira metade do século XX, quando este psicanalista acertou e superou seus colegas marxistas, explicando o fenômeno das massas sob o nazi-fascismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Eustáquio Romão, Universidade Nove de Julho

Professor e Diretor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de

Julho (Uninove); Diretor Fundador do Instituto Paulo Freire e Secretário Geral do Conselho

Mundial dos Institutos Paulo Freire.

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, MAX. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. 5. ed., São Paulo: Brasiliense, 1981.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 8. ed., Tradução Maria Isaura Pereira de Queiroz, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido: o manuscrito. São Paulo: Ed. Uninove; Ed,L; BT Acadêmica, 2018.

FREUD, Sigmund. Obras completas. Tradução Ramon Rey Ardid, Madrid: Biblioteca Nueva, 1968, v. III.

GOLDMANN, Lucien. Marxisme et sciences humaines. Paris: Gallimard, 1970.

GOLDMANN, Lucien. Origem da dialética: a comunidade humana e o universo em Kant. Tradução Haroldo Santiago, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

GOLDMANN, Lucien. Le Dieu caché: étude sur la vision tragique dans les Pensées de Pascal et dans le théâtre de Racine (O Deus escondido: estudo sobre a visão trágica no Pensamentos de Pascal e no teatro de Racine). Paris: Gallimard, 1959.

GOLDMANN, Annie; Michal Löwy; NAÏR, Samir. Le Structuralisme Génétique: l’oeuvre et l’influence de Lucien Goldmann. Paris: Denoël-Gonthier, 1977.

GORENDER, Jacob. O Escravismo Colonial: São Paulo: Ática, 1978.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, (organização Carlos Nelson Coutinho, 6 v).

IANNI, Octavio. Estado e Capitalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

KONDER, LEANDRO. A questão da ideologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

LÖWY, Michael. Marxismo contra Positivismo. São Paulo: Cortez, 2018.

PRÉLOT, Marcel. La science politique. Paris: Presses Universitaires de France, 1969.

NERES, Geraldo Magela. Gramsci e o “Moderno Príncipe”: a teoria do partido nos Cadernos do Cárcere. São Paulo: Acadêmica, 2012.

PASUKANIS, Evgeny B. La théorie générale du droit et du Marxisme. Paris: EDI, 1970.

POULANTZAS, Nicos. Pouvoir politique et classes sociales. Paris: Maspero, 1968.

QUIGLEY, Carroll. A evolução das civilizações: uma introdução à análise histórica. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1963.

REICH, Wilhelm. Psicologia de massa no Fascismo. Tradução J. Silva Dias, Porto: Publicações Escorpião, 1974.

REICH, Wilhelm. Psicologia de massa no Fascismo. Tradução Maria da Graça M. Macedo, 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

REICH, Wilhelm. Análise do caráter. Tradução Maria Lizette Branco; Maria Manuela Pecegueiro, São Paulo: Martins Fontes, s/d.

REICH, Wilhelm. O combate sexual da juventude. Tradução Jorge Silvano, Porto: Dinalivro, 1975.

ROMÃO, José Eustáquio. Materialismo Dialético e Psicanálise. In Educação e Sociedade, v. 7, n. 17, p. Campinas, 1984, p. 106-113.

ROMÃO, José Eustáquio. A questão da Ideologia. In: ROMÃO, José Eustáquio; SANTOS, José Eduardo de Oliveira (Org.). Questões do Século XXI. São Paulo: Cortez, 2003, p. (Col. Questões da Nossa Época, v. 100, t. I).

ROMÃO, José Eustáquio. Pesquisa na instituição de ensino superior: referencial teórico, que bicho é este? In: TAVARES, Manuel; RICHARDSON, Roberto Jarry. Metodologias qualitativas: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2015, p. 173-191.

SAES, Décio. A formação do estado Burguês no Brasil (1888-1891). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa, Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999, 2 v.

Downloads

Publicado

2023-03-10

Como Citar

ROMÃO, J. E. PEDAGOGIA DE MASSAS DO NEOCONSERVADORISMO. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023019, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2213. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2213. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos