A PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA E A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA INSTITUIR O CONHECIMENTO COMO COMUM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2558

Palavras-chave:

Fepae, Periódicos científicos, Educação

Resumo

Este texto foi pronunciado na Sessão Especial, organizada pelo Fórum de Editores de Periódicos da Educação – FEPAE -, “A publicação científica e a pós-graduação em educação”, na 41ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – Anped, realizada em Manaus, no dia 26 de novembro de 2023.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimeri de Oliveira Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil; Programa de Pós-graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais; Grupo de Pesquisa Oficinas de formação Inventiva de Professores; Procientista UERJ; FAPERJ.

Referências

Dardot, P.; Laval, C. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

Dardot, P.; Laval, C. Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2017.

Dias, R. O. Deslocamentos na formação de professores: aprendizagem de adultos, experiência e políticas de cognição. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

Dias, R. O. Formação inventiva de professores. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.

Dias, R. O. Formação inventiva de professores por entre tessituras ética, estética e política de escritas acadêmicas. Childhood & Philosophy, v. 15, p. 01–26, 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.44236 Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/44236 Acesso em 05 dez. 2023.

Foucault, M. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Foucault, M. Do governo dos vivos. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

Laval, C. Foucault, Bourdier e a questão neoliberal. São Paulo: Elefante, 2020.

Laval, C. De l’université néolibérale à l’université comme commun. LA Deleuziana – REVUE EN LIGNE DE PHILOSOPHIE. N. 13, p. 118-134, 2021. Disponível em http://www.ladeleuziana.org/wp-content/uploads/2022/09/Laval.pdf Acesso em 05 dez. 2023.

Vásquez, G. Elinor Ostrom: os comuns, nem tragédia, nem panaceia. Adital. Instituto Humanitas Unisinos. 9 nov 2020. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/604427-elinor-ostrom-os-comuns-nem-tragedia-nem-panaceia Acesso em 05 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

DIAS, R. de O. A PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA E A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA INSTITUIR O CONHECIMENTO COMO COMUM. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023083, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2558. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2558. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Conferência