PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA E A EMANCIPAÇÃO SOCIAL: REFLEXÕES POSSÍVEIS ENTRE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS E PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2515Palavras-chave:
EJA, Formação, Emancipação Social, Práticas PedagógicasResumo
Este artigo aborda o legado de Paulo Freire e de Boaventura Santos para a formação de quem ensina, coordena e pesquisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O qual tem como objetivo contribuir para o debate sobre o lugar que a EJA ocupa enfatizando a importância da emancipação social dos sujeitos, no tocante as práticas pedagógicas cotidianas, a concepção de Educação na perspectiva freiriana e no pensamento da ecologia de saberes de Santos, assim como, o currículo como um campo político, diverso e plural, através da construção coletiva, como caminhos possíveis para a educação voltada para libertação e emancipação dos sujeitos da EJA. Compreende-se deste modo, o pensamento contra-hegemônico e pós-abissal como concepções fundantes para o processo de libertação do ser humano, como sujeito sociocultural em relação às suas amarras.
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