TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Como enfrentamos os obstáculos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2205

Palavras-chave:

Tecnologia digital da informação e comunicação, Obstáculo didático, Ensino Superior, Obstáculo epistemológico

Resumo

O conhecimento representa uma necessidade histórica do homem no processo de domínio e transformação da natureza, por sua construção constante transforma a sociedade aprimorando a forma como vivemos e convivemos com a natureza. Gaston Bachelard debruçou-se sobre o desenvolvimento do conhecimento científico e na necessidade de superar os obstáculos epistemológicos considerados entraves no âmago do próprio ato de conhecer. A tecnologia digital tem transformado o dia a dia da sociedade com novos hábitos, novas culturas, novas formas de comunicação de aprender e ensinar. Mas muito pouco se tem discutido sobre a sua inserção curricular no contexto do Ensino Superior. A investigação aqui apresentada tem por objetivo identificar os obstáculos epistemológicos e didáticos enfrentados pelos docentes do Ensino Superior na inserção curricular das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. A pesquisa é de natureza qualitativa e envolveu a técnica de inquérito por questionário on-line e da entrevista semiestruturada aplicado com docentes da Universidade do Sul de Santa Catarina. Os resultados da análise apontam para um professor consciente da importância e da potencialidade das TDICs, experiente no uso em atividades específicas, mas nem sempre possuidor do conhecimento necessário para lançar mão das TDICs em situações de ensino. A construção do conhecimento se faz distante da formação formal do professor, o que oportuniza a construção de um conhecimento baseado no senso comum e pouco sujeito a críticas. Identificaram-se na análise obstáculos estruturais e obstáculos didáticos na inserção das TDICs na prática docente, os quais tendem a obstruir o planejamento didático do professor.

 

 

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Biografia do Autor

Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher, Universidade do Sul de Santa Catarina

Educadora da Universidade do Sul de Santa Catarina onde atua como docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui pós doutorado em Tecnologia da Educação - Universidade do Minho, Campus de Gualtar. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como pesquisadora em temas como tecnologias digitais da informação e comunicação na Educação em Ciências, obstáculos epistemológicos e didáticos do uso das TDIC na Educação, pensamento computacional, ambientes de ensino/aprendizagem digitais no processo educativo, robótica na Educação e sistemas computacionais.

 

ELCIO SCHUHMACHER, Universidade Regional de Blumenau

Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Atualmente esta coordenando o curso de Física grau Licenciatura. Pós Doutorado na Universidade do Minho - Braga - Portugal com o tema Literacia da Informação no ensino de Ciências. Atua nos seguintes temas: Aprendizagem Significativa e Ativa, Construção de Conceitos, Ensino de Ciências e Ensino de Física. Líder do Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional onde atua e desenvolve a sua linha de pesquisa nos seguintes temas: Ensino de Física, Educação Tecnológica, Ciências para Todos e Literacia da Informação. O interesse no Ensino de Ciências, acompanhado das inovações tecnológicas e conceituais, como forma de auxiliar a nova geração no desenvolvimento de habilidades do pensamento de ordem superior. Parte-se do pressuposto que ideias básicas, que se encontram no cerne de toda a ciência e matemática e temas básicos é que dão forma à vida e à literatura, são ideias simples mas poderosas para o entendimento de conceitos de ciências, e é o que motiva o desenvolvimento de pesquisas na Área de Ensino. De acordo com David Ausubel, a busca pelo aprimoramento de conceitos básicos no ensino de Ciências é o que sustenta uma necessidade diferenciada de se ensinar, motivar e despertar o interesse pela ciência, fazendo com que a aprendizagem seja significativa. Apontada pela AD Scientific Index Ltd. como destaque em 2021 com indicação no Latin America Scientist and University Rankings 2021.

 

 

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Publicado

2023-03-20

Como Citar

SCHUHMACHER, V. R. N.; SCHUHMACHER, E. TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Como enfrentamos os obstáculos? . Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023022, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2205. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2205. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos