TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Como enfrentamos os obstáculos?
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2205Palavras-chave:
Tecnologia digital da informação e comunicação, Obstáculo didático, Ensino Superior, Obstáculo epistemológicoResumo
O conhecimento representa uma necessidade histórica do homem no processo de domínio e transformação da natureza, por sua construção constante transforma a sociedade aprimorando a forma como vivemos e convivemos com a natureza. Gaston Bachelard debruçou-se sobre o desenvolvimento do conhecimento científico e na necessidade de superar os obstáculos epistemológicos considerados entraves no âmago do próprio ato de conhecer. A tecnologia digital tem transformado o dia a dia da sociedade com novos hábitos, novas culturas, novas formas de comunicação de aprender e ensinar. Mas muito pouco se tem discutido sobre a sua inserção curricular no contexto do Ensino Superior. A investigação aqui apresentada tem por objetivo identificar os obstáculos epistemológicos e didáticos enfrentados pelos docentes do Ensino Superior na inserção curricular das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. A pesquisa é de natureza qualitativa e envolveu a técnica de inquérito por questionário on-line e da entrevista semiestruturada aplicado com docentes da Universidade do Sul de Santa Catarina. Os resultados da análise apontam para um professor consciente da importância e da potencialidade das TDICs, experiente no uso em atividades específicas, mas nem sempre possuidor do conhecimento necessário para lançar mão das TDICs em situações de ensino. A construção do conhecimento se faz distante da formação formal do professor, o que oportuniza a construção de um conhecimento baseado no senso comum e pouco sujeito a críticas. Identificaram-se na análise obstáculos estruturais e obstáculos didáticos na inserção das TDICs na prática docente, os quais tendem a obstruir o planejamento didático do professor.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Esteia dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, (Obra original publicada em 1938). 316 p. 2001.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ed. 53, 18 mar. 2020. Seção 01, p. 39.
BROUSSEAU, Guy. Les obstacles épistémologiques et les problèmes en mathématiques. Comptes rendus de la XXVIII e rencontre organisée par la Commission Internationale pour l'Etude et l'Amélioration de l'Enseignement des Mathématiques, Louvain la Neuve. 1976.
JANSEN, Harrie The logic of qualitative survey research and its position in the field of social research methods. Forum Qualitative Socialforshung. V. 11, no. 2. 2010.
KENSKI, Vani. Cultura digital. In: MILL, Daniel. (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, pp. 139-144. 2018. Disponível em: . Acesso em: <10/08/2022>.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. (C. I. da Costa, Trad). São Paulo: Editora 34. 1999.
LOPES, Alice Ribeiro. Bachelard: o filósofo da desilusão. Caderno Catarinense de Ensino de Física, V. 13, pp. 248-273. 1996. Disponível em:< http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica> Acesso em: <10/08/2022>.
MORAES, Janyelton de Souza; SILVA, Anne Heracléia Brito. A formação e desenvolvimento do Professor de ensino superior : um estudo sobre suas dificuldades em se adaptar às novas tecnologias e as necessidades nesse processo em meio a pandemia. South America Journal of Basic Education, Technical And Technological. Rio Branco, V. 8, no. 1, 2021.
RAMAL, Andréia C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed. 268 p. 2002.
SCHUHMACHER, Vera Niedersberg; ALVES FILHO, José Pinho; SCHUHMACHER, Elcio. As Barreiras da Prática Docente no Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Ciência & Educação, v.23, pp. 563-576, 2017.
SILUS, Alan; FONSECA, Angelita;JESUS, Djanires Neto. Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da COVID-19: repensando a prática docente. Liinc em Revista. Rio de Janeiro, V. 16, no. 2, 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Rio de Janeiro, 2a ed., Ed. Vozes. 325p. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher, ELCIO SCHUHMACHER
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).