A UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS EM ATIVIDADES COTIDIANAS: uma experiência com alunos do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2458

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Resíduos Orgânicos, Compostagem

Resumo

O trabalho faz parte de um projeto de Educação Ambiental realizado em uma escola localizada em um município do estado de São Paulo, com alunos do Ensino Fundamental, e buscou envolver a comunidade escolar nas questões ambientais, principalmente na problemática que envolve a inadequada disposição de resíduos sólidos apontando alternativas que possibilitem o gerenciamento deles. Dentre as atividades realizadas, destaca-se a montagem de uma composteira, apresentada aos membros da escola (funcionários e alunos) como alternativa para o tratamento dos resíduos orgânicos gerados na escola, obtendo-se como resultado um composto, rico em matéria orgânica, sendo este depositado em um espaço que futuramente transformar-se-á em uma horta. Experiências laboratoriais, como a produção de um biodigestor e a síntese do biodiesel, contribuíram para a confirmação de que alguns resíduos sólidos descartados no ambiente domiciliar podem ser utilizados como fontes de energia limpa e renovável; outros resíduos serviram como matéria-prima para a produção de sabão em barra e papel reciclado, sendo que para a confecção do sabão utilizou-se óleo de cozinha usado e a produção do papel reciclado, contou com os papéis descartados e não inutilizados pelos membros da escola. Cabe ressaltar que parte destes papéis, serviram como material reutilizado, fundamental para a montagem de bloquinhos de anotações. A prática desenvolvida na execução das atividades foi utilizada como ferramenta estratégica e eficaz na difusão da Educação Ambiental na escola, conforme demonstraram os resultados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pamela Buzanello Figueiredo Rossi, Centro Universitário Paulistano

Doutorado em Educação para Ciência, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus Bauru; Centro Universitário Paulistana - Brasil

Carolina Buso Dornfeld, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental, Universidade de São Paulo (USP) - Escola de Engenharia de São Carlos; Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Brasil.

Referências

ANTUNES, C. Manual de técnicas de dinâmica de grupo de sensibilização de ludopedagogia. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

BIDONE, F. R.; POVINELLI, J. Conceitos básicos de resíduos sólidos. São Carlos: Rimas Artes e Textos, 2007.

BRANCO, S. M. Energia e Meio Ambiente. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2009.

CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

FADINI, P. S.; FADINI, A. A. B. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, Ed. Especial, p. 9-18, maio 2001. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf Acesso em: 29 out. 2021.

FRANCO, M. A. S. A Pedagogía da pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p.189-205, out. 2002.

LEFF, H. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2005.

MEIRA, A. M.; CAZZONATTO, A. C.; SOARES, C. A. Manual básico de compostagem. Piracicaba: USP Recicla, 2003. (Série Conhecendo os Resíduos).

MORAES, R. Mergulhos discursivos análise textual qualitativa entendida como processo integrado de aprender, comunicar e interferir em discursos. In: FREITAS, J. V.; GALIAZZI, M. C. (Orgs.). Metodologia emergente de pesquisa em Educação Ambiental. Ijuí: Unijuí, 2007. p. 84-115. (Coleção e Educação em Ciências).

OLIVEIRA, L. de. Percepção do meio ambiente e geografia. OLAM - Ciência e Tecnologia, Rio Claro, v. 1, n. 2, p. 14-28, nov. 2001.

ORTIZ, L.; MORENO, C. Construindo a soberania energética e alimentar experiências autônomas de produção de combustíveis renováveis na agricultura familiar e de enfrentamento do agronegócio da energia. Porto Alegre: Núcleo Amigos da Terra, 2007. Disponível em: http://www.boelllatinoamerica.org/download_pt/Soberania_Energetica_e_Alimentar.pdf. Acesso em: 18 dez. 2020.

PAULA, H.F.; BORGES, A.T. Avaliação e teste de explicações na educação em ciências. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 175-192, 2007.

PESTANA, A. P. da S. Educação Ambiental e a escola, uma ferramenta na gestão de resíduos sólidos urbanos. Educação Ambiental em Ação, Nova Hamburgo, v. 6, n. 21, set./nov. 2007. Disponível em: www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=506&class=20. Acesso em: 17 dez. 2020.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995.

SANTOS, H. M. N; FEHR. M. Educação ambiental por meio da compostagem de resíduos orgânicos em escolas públicas de Araguari-MG. Caminhos da geografia, Uberlândia, v. 8, n. 24, p. 163-183, dez. 2007.

SATO, M.; SANTOS, J. E. Tendências nas pesquisas em educação ambiental. In: NOAL, F.; BARCELOS, V. (Orgs.). Educação ambiental e cidadania: cenários brasileiros. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. p. 253-283.

SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Disciplina escolar Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In: MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S.; AMORIM, A. C. R. (orgs.) Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EDUFF, 2005. p. 50-62.

SILVA, M. R. H. Educação Ambiental com alunos de curso normal através deatividades de reciclagem de papel. In: AYRES, A. C. M.; DORVILLÉ, L. F. M.; GOMES, M. M.; COSTA, C. M. S.; VILELA, M. L.; SOARES, M.; AZEVEDO, M.; LIMA, M. J. G. S. (orgs) Anais do I Encontro Nacional de Ensino de Biologia e III Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional RJ/ES. Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Rio de Janeiro: UFRJ e SBEnBio, 2005. p.422-425.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

BUZANELLO FIGUEIREDO ROSSI, P.; BUSO DORNFELD, C. . A UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS EM ATIVIDADES COTIDIANAS: uma experiência com alunos do Ensino Fundamental. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023062, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2458. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2458. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos