OS DESAFIOS DO GESTOR EM ESCOLAS PÚBLICAS: entre as determinações legislativas e as demandas do cotidiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2491

Palavras-chave:

Gestão escolar, Desafios, Gestores, Escola pública, Gestão democrática

Resumo

A dinâmica das transformações políticas, sociais, culturais e tecnológicas impactam, sob diferentes formas, as instâncias da vida em sociedade. E, em especial, os modos como sociedades e sujeitos se relacionam com a escola e os saberes escolares. Estes convidam, permanentemente, a repensar princípios e práticas de organização e gestão de pessoas e processos. No contexto brasileiro, com a determinação legislativa da gestão democrática, definir esses princípios e práticas envolve considerar múltiplos fatores. Assim, embora se reconheça a multirreferencialidade desse cenário e a essencialidade do gestor na articulação entre as dimensões estruturantes da ação gestora, desafios do cotidiano na escola pública interferem diretamente nesse processo. (KRAWCZYK, 1999; WITTMANN, 2000; GRACINDO, 2009; LUCK, 2011; PARO, 1997; BERNARDO; BORDE; CERQUEIRA, 2018; LIMA, 2018; MATOS, 2022; DUVERNOY; BARROS, 2022). O presente artigo discute os desafios do gestor de escolas públicas, na perspectiva da gestão democrática. Apresentam-se resultados parciais de pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) cujos dados foram produzidos a partir do relato de gestores que atuam em escolas localizadas na área de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Educação-SME/RJ. Os dados ratificam o apontado na literatura quanto à indicação de fatores externos, sobretudo os relacionados à participação da família, às configurações dos contextos e à preponderância de ações relacionadas à dimensão administrativa como principais desafios.  Também apontam a necessidade de uma maior clareza quanto ao que se entende por democracia e participação e, sobretudo, quanto à formação do gestor e à definição dos papéis e funções do gestor, na escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação pela PUC/RJ. Professora Associada da Universidade do Estado do RJ/UERJ-Brasil; Programa de Pós-graduação Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas; Grupo de Pesquisa “Letramento escolar, cultura e sociedade”.

Marli Stuart Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pela FEBF/UERJ -  Programa de Pós-graduação Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas; Especialização em Gestão Escolar Integrada; Grupo de Pesquisa “Letramento escolar, cultura e sociedade”

Referências

AMARAL, D. P. do. Gestão escolar pública: desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Fundação Vale, UNESCO, 2015.

AZEREDO, L. de M. F. Gestão escolar democrática: o lugar da orientação pedagógica na produção acadêmica brasileira dos últimos anos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.

BAPTISTA, A. R. Atribuições do orientador pedagógico na escola pública: das questões administrativas às práticas. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

BERGUE, S. T. Gestão estratégica de pessoas no Setor Público. Belo Horizonte: Fórum, 2020.

BERNARDO, E; da S.; BORDE, A. M.; CERQUEIRA, L. M. Gestão escolar e democratização da escola: desafios e possibilidades de uma construção coletiva. RPGE – Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara-SC, v. 22, n. esp. 1, p. 31-48, mar. 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1961. Disponível em:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso 19 mar. 2023.

BRITO, R. L. G. L. Escola, cultura e clima: - ambiguidades para a administração escolar. Tese de Doutorado. São Paulo: PUC-SP, 1998.

CARVALHO, E. J. G. de. Política e Gestão da Educação: explorando o significado dos termos. Serie-Estudos – Periódico do Programa de Pós-graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, MS, v. 21, n. 41, p. 77-96, jan./abr. 2016.

DUVERNOY, D. S. de A. C. BARROS, L. G. M. de. Dimensão pedagógica da Gestão Escolar: planejamento, avaliação e prática do currículo. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 27, n. 61, p. 325-347, set./dez. 2022.

GRACINDO, R. V. O gestor escolar e as demandas da gestão democrática: exigências, práticas, perfil e formação. Retratos da Educação, v. 3, n. 4, p. 135-147, . jan./jun. de 2009.

HORA, D. L. da. Gestão democrática na escola: Aartes e ofícios da participação coletiva. São Paulo: Papirus, 1994. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

KRAWCZYK, N. A gestão escolar: um campo minado... Análise das propostas de 11 municípios brasileiros. Revista Educação & Sociedade, a. XX, n. 67, p. 112-149, ago. 1999.

LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, mar. 2012.

LIMA, L. C. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 68, p. 15-28, mar./abr. 2018.

LUCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

LUCK, H. Mapeamento de práticas de seleção e capacitação de diretores escolares. Curitiba: Fundação Victor Civita, 2011.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAGALHÃES, J. A história das instituições educacionais em perspectiva. In: GATTI JÚNIOR, D.; INÁCIO FILHO, G. (Orgs.). História da educação em perspectiva: ensino pesquisa, produção e novas investigações. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2005.

MAIA, G. Z. A. As Publicações da ANPAE e a trajetória do conhecimento em administração da educação no Brasil. RBPAE, v. 24, . n. 1,. p. 31-50, .

MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 65, n. 150, p. 407-425, maio/ago. 1984

MASCARENHAS, A. O. Gestão estratégica de pessoas: evolução, teoria e crítica. São Paulo: Cengage, 2008.

MATOS, P. C. S. de. Gestão escolar democrática e suas contribuições. Revista Caparaó, v. 4, n. 1, p. e73, 2022. Disponível em: https://www.revistacaparao.org/caparao/article/view/73. Acesso em: 10 mar. 2023.

MENDONÇA, E. F. A regra e o jogo: democracia e patrimonialismo na educação brasileira. Campinas: FE/Unicamp, 2000.

NARDI, E. L. Gestão democrática do ensino público na educação básica: dimensões comuns e arranjos institucionais sinalizados em bases normativas de sistemas municipais de ensino. Educar em Revista, v. 34, n. 68, p. 123-136, mar./abr. 2018.

OLIVEIRA, B. S. de. A gestão escolar na sociedade contemporânea: a visão dos gestores das escolas municipais de Salvador. . Monografia de (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2012.

PARO, V. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. Campinas: Papirus, 1997.

PARO, V. Formação de gestores escolares: a atualidade de José Querino Ribeiro. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 107, p. 453-467, aAgoug. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000200008. Acesso em: 14 dez. 2022.

PATEMAN, C. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

SACRÍSTAN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. S. (org.). Profissão professor. Porto: Porto, 1995, p. 63-92.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1987.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2010.

SECO, A. P.; ANANIAS, M.; FONSECA, S. M. Antecedentes da administração escolar até a república (1930). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. esp., p. 54–101, ago. 2006. Disponível em https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4915/art7_22e.pdf. Acesso em: 10. fev. 2023

SOUZA, D. B. de; FARIA, L. C. M. de. Reforma do estado, descentralização e municipalização do ensino no Brasil: a gestão política dos sistemas públicos de ensino pós-LDB 9.394/96. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 12, n. 45, p. 925-944, out./dez. 2004.

TAVARES, T. M. Gestão pública do sistema de ensino no Paraná (1995-2002). 2004. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, 2004.

WERLE, F. O. C.; THUM, A. B.; ANDRADE, A. C. Processo nacional de avaliação o rendimento escolar: tema esquecido entre os sistemas municipais de ensino. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Cesgranrio, Rio de Janeiro, v. 17, n. 64, p. 397-420, jul./set. 2009.

WITTMANN, L. C. Autonomia da Escola e Democratização de sua Gestão: novas demandas para o gestor. Em Aberto, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Brasília, v. 17, n. 72, p. 88-96, fev./jun. 2000.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Como Citar

RIBEIRO, A. E. do A.; ARAÚJO, M. S. OS DESAFIOS DO GESTOR EM ESCOLAS PÚBLICAS: entre as determinações legislativas e as demandas do cotidiano. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023079, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2491. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2491. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.