O INSTITUTO AYRTON SENNA E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: uma análise dos materiais produzidos para o Ensino Médio Integral de Tempo Integral (EMITI) em Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2216

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Juventude e educação, Ensino Médio Integral de Tempo Integral

Resumo

O artigo analisa o papel do Instituto Ayrton Senna (IAS) no processo de implementação do Programa Ensino Médio Integral de Tempo Integral (EMITI) no âmbito da reforma do Ensino Médio no estado de Santa Catarina. O EMITI, na rede estadual analisada, contou com a produção de materiais sob assessoria do IAS e teve como centralidade a ideia de protagonismo juvenil associada ao conceito de trabalhabilidade. A análise documental teve como categorias centrais as proposições sobre protagonismo juvenil e trabalhabilidade, e, a partir dessas categorias, são discutidas as implicações para a formação da juventude, dentre as quais se destaca um processo por meio do qual o direito à educação como um direito social é descontruído ao se priorizar a subjetivação da educação como uma cultura de adaptação e tornar central a concepção da formação do jovem como um empresário de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiffany Demogalski, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - Brasil. Graduada em Pedagogia pela Unibrasil. Integrante do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio.

Monica Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba/PR.

Referências

ADORNO, T; HORKEIMER, M. O conceito de esclarecimento. In: Dialética do esclarecimento. Fragmentos Filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BRASIL. Medida Provisória MPV 746/2016. Brasília, 22 de setembro de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm Acesso em: 04 ago. 2022..

BRASIL. Lei 13.415/17. Altera as Leis 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e 11.494/07 que regulamenta o FUNDEB e dá outras providências. Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html Acesso em: 04 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n°1.145, de 10 de outubro de 2016. Regulamenta do Programa Ensino Médio Integral de Tempo Integral criado pela Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, 11 out 2016.

BRASIL. Resolução Nº3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622. Acesso em: 18 ago. 2022.

COSTA, A. A presença da pedagogia: teoria e prática da ação socioeducativa. São Paulo: Instituto Ayrton Senna - Global Editora, 1999.

COSTA, A. Juventude Popular Urbana: Educação, cultura, trabalho. São Paulo: Associação Caminhando Juntos - ACJ, 2007.

COSTA, A. Protagonismo Juvenil: adolescência, educação e participação demográfica. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000.

COSTA, A. Tempo de servir: o protagonismo juvenil passo a passo, um guia para o educador. Belo Horizonte: Universidade, 2001.

COSTA. A; VIEIRA, M. A. Protagonismo Juvenil: adolescência, educação e participação democrática. 2 ed. São Paulo: FTD; Salvador Bahia: Fundação Odebrecht, 2006.

DAYRELL, J. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007.

DAYRELL, J. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação. Set/Out/Nov/Dez, 2003.

FRASER, N; JAEGGI, R. Capitalismo em debate, uma conversa na teoria crítica. São Paulo: Boitempo Editorial, 2020.

HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 17ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

HORKEIMER. Teoria Tradicional e teoria crítica. Coleção Pensadores. Editora Abril: São Paulo, 1980.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Ensino Médio Integral em Tempo Integral. Caderno 2: Princípios de educação integral. Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Florianópolis: IAS, 2019.

LANG, J. W. B., RUNGE, M. J., & De Fruyt, F. What are agile, flexible, or adaptable employees and students? In: A typology of dynamic individual differences in applied settings. European Journal of Personality, 35, 2021.

SILVA, F; JACOMINI, M. Relação público-privado na educação: produção acadêmica sobre o Instituto Ayrton Senna (2002-2015). Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 18, n. 58, p. 922-948, jul./set. 2018. http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.AO03

UNESCO. Education for Human Development. São Paulo: UNESCO, Instituto Ayrton Senna, 2006.

Downloads

Publicado

2023-07-12

Como Citar

DEMOGALSKI, T.; RIBEIRO DA SILVA, M. O INSTITUTO AYRTON SENNA E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: uma análise dos materiais produzidos para o Ensino Médio Integral de Tempo Integral (EMITI) em Santa Catarina. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023045, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2216. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2216. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê