A HISTORIOGRAFIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: mapeamento das teses e dissertações produzidas no Brasil entre 2009 e 2021
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2164Palavras-chave:
Historia da Educação, Educação Infantil, Produção historiográficaResumo
O presente artigo tem o objetivo de mapear e analisar os estudos realizados nos Programas de Pós-Graduação no Brasil sobre a história das instituições de educação infantil entre os anos de 2009 e 2021. O arco cronológico adota como princípio o ano da promulgação da segunda versão revisada e ampliada das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 2009), documento de caráter mandatório que norteia o trabalho realizado com as crianças. A partir da consulta no Banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, constatamos o panorama das pesquisas realizadas no Brasil no referido período. Os temas abordados nos trabalhos, que constituíram o corpus desse estudo, exploraram os aspectos históricos de como se constituiu o atendimento infantil no Brasil, sua implantação e expansão em diferentes localidades, tais como cidades ou Estados. Constatamos ainda que a maioria dos estudos foi desenvolvida nas instituições de Ensino Superior localizadas nas regiões Sul e Sudeste, sobretudo nos Programas de Pós-Graduação em Educação. Essas pesquisas apresentaram importantes considerações sobre a emergência das instituições de educação infantil. Concluímos, contudo, que ainda há muitos campos a serem explorados com relação à história da educação das crianças pequenas no país.
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