INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2110

Palavras-chave:

Formação Docente, Inovação, Revisão Sistemática

Resumo

Com frequência a inovação pedagógica tem sido confundida com reformas ou mudanças. Todavia, está relacionada à ruptura na maneira tradicional de ensinar e aprender. Assim, questionamos: como a inovação pedagógica se apresenta no ensino superior? Buscando responder essa questão, traçamos como objetivo desta pesquisa, identificar e analisar os resultados de trabalhos publicados em língua portuguesa e espanhola, no período de 2011 a 2022, sobre inovação pedagógica na educação superior. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática dos trabalhos publicados nas bases de dados: Scielo, Google Scholar e Repositórios Universitários, entre os anos de 2011 a 2022, utilizando os seguintes descritores: inovação pedagógica, inovação docente, práticas inovadoras, práticas pedagógicas inovadoras. Dentre artigos, dissertações e teses, foram analisadas 24 publicações. Os resultados encontrados revelam que a inovação na docência universitária aparece como a utilização de recursos tecnológicos, de metodologias e estratégias diversificadas. Apesar disso, notou-se que a relação professor-estudante e teoria-prática e a afetividade também surgem, porém com menos frequência. Levando em conta que a inovação é uma potente aliada dos docentes das licenciaturas, na medida em que contribui para aperfeiçoar a formação profissional dos futuros professores, o presente artigo é um convite para reflexão e desenvolvimento de estudos abordando a inovação pedagógica, tendo em vista sua importância na formação profissional docente para a melhoria da qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Juliana Santos do Rosário, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda no programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Pesquisadora do NEPPU, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

PhD, Pesquisadora do NEPPU, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana, Bahia, Brasil.

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Publicado

2023-02-01

Como Citar

SANTOS DO ROSÁRIO, J.; LOPES RIBEIRO, M. . INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS: uma revisão sistemática. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023016, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2110. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2110. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos