INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO: um estudo sobre as estratégias didáticas de duas professoras em Floriano – PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2525

Palavras-chave:

Deficiência visual, Professoras, Inclusão

Resumo

A deficiência visual em crianças que se encontram em processo de escolarização é uma realidade existente nas escolas. Diante disso, faz-se necessário nos apropriarmos de práticas e conhecimentos que auxiliem os educandos com tal comprometimento em seu processo de aprendizagem. O estudo foi seguido a partir da seguinte pergunta norteadora: quais são as estratégias didáticas voltadas para a inclusão escolar de uma aluna com baixa visão na escola municipal Francisco José Dutra em Floriano – PI?  A presente pesquisa tem como objetivo investigar as estratégias didáticas voltadas para a inclusão de uma aluna com baixa visão do ensino fundamental. Para alcançar os objetivos prescritos foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, valendo-se da aplicação de um questionário composto de oito questões abertas para a coleta de dados, tendo como participantes duas professoras do ensino fundamental da referida escola. Dentre os resultados obtidos destacam-se a falta de formação continuada dos professores das classes de ensino regular para atuar com esse alunado e o superficial entendimento acerca da inclusão. A análise das respostas das participantes revela a complexidade do processo de inclusão, cuja consolidação só ocorrerá essencialmente por intermédio da construção de uma auto consciência que os educadores precisam dispor a fim de reconhecer a importância assumida por eles para que a escola inclusiva seja um paradigma na educação dos indivíduos.

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Biografia do Autor

Isabel Luiza Sandes Monteiro de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Célia Camelo de Sousa , Universidade Federal Rural do Semi-Arido

Doutora em Educação pela Universidade Feceral do Ceará (UFC). Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Arido (UFERSA) Campus Angicos.

Maria Aparecida Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Sobral. Membro do Grupo Práticas Educativas, Memórias e Oralidades.

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

SOUSA, I. L. S. M. de .; SOUSA , C. C. de; COSTA, M. A. A. da. INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO: um estudo sobre as estratégias didáticas de duas professoras em Floriano – PI . Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023067, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2525. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2525. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos