ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE O ENSINO DE VETORES COM EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA NO PERÍODO DE 2010-2021
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1861Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino de Vetores, Revisão de EstudosResumo
Esse artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma revisão de estudos sobre o ensino de vetores com experimentação em sala de aula com aplicação de uma sequência didática em teses e dissertações brasileiras entre os anos de 2010 e 2021, a fim de responder a seguinte questão: quais as contribuições das pesquisas sobre ensino de vetores com experimentação em sala de aula no Brasil no período de 2010 à 2021? O levantamento foi realizado no Catálogo CAPES, no BDTD e em bancos de Programa de Pós-Graduação da UEPA e UFPA e do PROFMAT. A seleção dos 21 trabalhos teve por critérios o ensino de vetores com experimentação em sala de aula a partir da aplicação de uma sequência didática. A fase de estudo possibilitou a categorização em Estudos aplicados a: conteúdos de Matemática no Ensino Médio, conteúdos de Física no Ensino Médio e Fundamental, estudantes de licenciatura em Matemática e em Física, estudantes de Engenharia e Arquitetura. A análise por categoria, revelou o uso da abordagem vetorial em diferentes níveis de ensino presencial ou à distância para a melhora do aprendizado, verificação de dificuldades, validação de softwares, uso de materiais manipuláveis e propostas de inclusão do conteúdo na educação básica.
Downloads
Referências
ANDRADE, J. Vetores: interações a distância para a aprendizagem de Álgebra Linear. 2010. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE, 2010.
BISPO, C. Uma sequência de Ensino-Aprendizagem como facilitador no ensino de vetores. 2017. 73f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão/SE, 2017.
COUTO, R. Proposta de utilização de Código de Barras como recurso didático para o ensino de aritmética modular e de vetores em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública da cidade de Petrolina-PE. 2017.102f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro/BA, 2017.
DIAS, A. S. A utilização de vetores auxiliando o aprendizado da Geometria Analítica no Ensino Médio. 2018. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, 2018.
FURLANI, C. O uso de conceitos vetoriais em Geometria Analítica no Ensino Médio com o auxílio do Geogebra. 2016.134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grosso/PR, 2016.
GONTIJO, I. A. A Elaboração e uso de material didático manipulativo para explorar conceitos de Cinemática Vetorial: uma proposta para o ensino fundamental. 2017. 131f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Lavras, Lavras/MG 2017.
GUARDA, S. M. Objetos virtuais de aprendizagem e sua aplicação no ensino de conceitos da geometria analítica. 2018. 82f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Fronteira Sul, Chapecó/RS, 2018.
LOPES, L. M. L. Formação e reelaboração de imagens e definições de conceito relacionadas ao ensino de vetores em geometria analítica. 2019.100f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, 2019.
LUCAS, R. D. de. Geogebra e Moodle no Ensino de Geometria Analítica. 2010. 84f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade de São Carlos, São Carlos/SP, 2010.
OLIVEIRA, C. Geometria Analítica e vetores no ensino médio. 2020. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas/MS, 2020.
PATRICIO, R. S. As dificuldades relacionadas à aprendizagem do conceito de vetor à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 2010. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas), Universidade Federal do Pará, Belém/PA, 2010.
PEREIRA, R. A. A. Aprendizagem do conceito de espaço vetorial = Learning of the concept of vector space. 2017. 195f. Tese (Doutorado Em ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2017.
RAMOS, J. M. O uso do jogo de xadrez como metodologia para o ensino de vetores. 2020. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá/PA, 2020.
REIS, A. F. Ensinando operações com Grandezas Físicas Vetoriais no ensino médio através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. 2016.114f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade de São Carlos, São Carlos/SP, 2016.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set/dez. 2006. Disponível em:< https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176/22872 >. Acesso em: 07/05/2021.
SAIB, E. Simulações Computacionais 3D como ferramentas de apoio ao Ensino de Física. 2018. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2018.
SANTOS, F. A. dos. Aplicação de Vetores à Computação Gráfica: um estudo de caso. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro/BA, 2018.
SILVA FILHO, D. P. da S. Vetores Geométricos: contribuições para a construção dos conteúdos matemáticos no ensino médio. 2017.70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Piauí, Parnaíba/PI, 2017.
SOUZA, L. C. de. VETORRA - Software para o cálculo de operações vetoriais com realidade aumentada. 2014. 152f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Severino Sombra, Vassouras/RJ, 2014.
SOUZA, P. do C. Uma investigação por meio de uma sequência didática com o software Geogebra para o estudo de vetores no ensino médio. 2015. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes/RJ, 2015.
SOUZA, R. L. Representações Semióticas como instrumento didático no ensino e aprendizagem de vetores. 2019. 95f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), Universidade Estadual do Maranhão, São Luís/MA, 2019.
VIDIGAL, É. D. Desenvolvimento de uma sequência didática para o processo de aprendizagem dos produtos de vetores. 2014.150f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, 2014.
VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/2317/2233 >. Acesso em: 07/05/2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rita Florêncio Rocha Kasahara, Pedro Franco de Sá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).