ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE O ENSINO DE VETORES COM EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA NO PERÍODO DE 2010-2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1861

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino de Vetores, Revisão de Estudos

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma revisão de estudos sobre o ensino de vetores com experimentação em sala de aula com aplicação de uma sequência didática em teses e dissertações brasileiras entre os anos de 2010 e 2021, a fim de responder a seguinte questão: quais as contribuições das pesquisas sobre ensino de vetores com experimentação em sala de aula no Brasil no período de 2010 à 2021? O levantamento foi realizado no Catálogo CAPES, no BDTD e em bancos de Programa de Pós-Graduação da UEPA e UFPA e do PROFMAT. A seleção dos 21 trabalhos teve por critérios o ensino de vetores com experimentação em sala de aula a partir da aplicação de uma sequência didática. A fase de estudo possibilitou a categorização em Estudos aplicados a: conteúdos de Matemática no Ensino Médio, conteúdos de Física no Ensino Médio e Fundamental, estudantes de licenciatura em Matemática e em Física, estudantes de Engenharia e Arquitetura. A análise por categoria, revelou o uso da abordagem vetorial em diferentes níveis de ensino presencial ou à distância para a melhora do aprendizado, verificação de dificuldades, validação de softwares, uso de materiais manipuláveis e propostas de inclusão do conteúdo na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Florêncio Rocha Kasahara, Instituto Federal do Pará

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFPA/PA. Doutoranda em Educação pela UEPA/PA. Professora do IFPA/PA, Brasil.

Pedro Franco de Sá, Universidade Estadual do Pará

Doutor em Educação. Professor titular UEPA/PA, Brasil.

Referências

ANDRADE, J. Vetores: interações a distância para a aprendizagem de Álgebra Linear. 2010. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE, 2010.

BISPO, C. Uma sequência de Ensino-Aprendizagem como facilitador no ensino de vetores. 2017. 73f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão/SE, 2017.

COUTO, R. Proposta de utilização de Código de Barras como recurso didático para o ensino de aritmética modular e de vetores em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública da cidade de Petrolina-PE. 2017.102f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro/BA, 2017.

DIAS, A. S. A utilização de vetores auxiliando o aprendizado da Geometria Analítica no Ensino Médio. 2018. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, 2018.

FURLANI, C. O uso de conceitos vetoriais em Geometria Analítica no Ensino Médio com o auxílio do Geogebra. 2016.134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grosso/PR, 2016.

GONTIJO, I. A. A Elaboração e uso de material didático manipulativo para explorar conceitos de Cinemática Vetorial: uma proposta para o ensino fundamental. 2017. 131f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Lavras, Lavras/MG 2017.

GUARDA, S. M. Objetos virtuais de aprendizagem e sua aplicação no ensino de conceitos da geometria analítica. 2018. 82f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Fronteira Sul, Chapecó/RS, 2018.

LOPES, L. M. L. Formação e reelaboração de imagens e definições de conceito relacionadas ao ensino de vetores em geometria analítica. 2019.100f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, 2019.

LUCAS, R. D. de. Geogebra e Moodle no Ensino de Geometria Analítica. 2010. 84f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade de São Carlos, São Carlos/SP, 2010.

OLIVEIRA, C. Geometria Analítica e vetores no ensino médio. 2020. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas/MS, 2020.

PATRICIO, R. S. As dificuldades relacionadas à aprendizagem do conceito de vetor à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 2010. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas), Universidade Federal do Pará, Belém/PA, 2010.

PEREIRA, R. A. A. Aprendizagem do conceito de espaço vetorial = Learning of the concept of vector space. 2017. 195f. Tese (Doutorado Em ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2017.

RAMOS, J. M. O uso do jogo de xadrez como metodologia para o ensino de vetores. 2020. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá/PA, 2020.

REIS, A. F. Ensinando operações com Grandezas Físicas Vetoriais no ensino médio através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. 2016.114f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade de São Carlos, São Carlos/SP, 2016.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set/dez. 2006. Disponível em:< https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176/22872 >. Acesso em: 07/05/2021.

SAIB, E. Simulações Computacionais 3D como ferramentas de apoio ao Ensino de Física. 2018. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2018.

SANTOS, F. A. dos. Aplicação de Vetores à Computação Gráfica: um estudo de caso. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro/BA, 2018.

SILVA FILHO, D. P. da S. Vetores Geométricos: contribuições para a construção dos conteúdos matemáticos no ensino médio. 2017.70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Piauí, Parnaíba/PI, 2017.

SOUZA, L. C. de. VETORRA - Software para o cálculo de operações vetoriais com realidade aumentada. 2014. 152f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Severino Sombra, Vassouras/RJ, 2014.

SOUZA, P. do C. Uma investigação por meio de uma sequência didática com o software Geogebra para o estudo de vetores no ensino médio. 2015. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes/RJ, 2015.

SOUZA, R. L. Representações Semióticas como instrumento didático no ensino e aprendizagem de vetores. 2019. 95f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), Universidade Estadual do Maranhão, São Luís/MA, 2019.

VIDIGAL, É. D. Desenvolvimento de uma sequência didática para o processo de aprendizagem dos produtos de vetores. 2014.150f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, 2014.

VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/2317/2233 >. Acesso em: 07/05/2021.

Downloads

Publicado

2023-01-20

Como Citar

FLORÊNCIO ROCHA KASAHARA, R.; FRANCO DE SÁ, P. ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE O ENSINO DE VETORES COM EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA NO PERÍODO DE 2010-2021. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023013, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1861. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1861. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos