ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE O ENSINO DE VETORES COM EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA NO PERÍODO DE 2010-2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1861

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino de Vetores, Revisão de Estudos

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma revisão de estudos sobre o ensino de vetores com experimentação em sala de aula com aplicação de uma sequência didática em teses e dissertações brasileiras entre os anos de 2010 e 2021, a fim de responder a seguinte questão: quais as contribuições das pesquisas sobre ensino de vetores com experimentação em sala de aula no Brasil no período de 2010 à 2021? O levantamento foi realizado no Catálogo CAPES, no BDTD e em bancos de Programa de Pós-Graduação da UEPA e UFPA e do PROFMAT. A seleção dos 21 trabalhos teve por critérios o ensino de vetores com experimentação em sala de aula a partir da aplicação de uma sequência didática. A fase de estudo possibilitou a categorização em Estudos aplicados a: conteúdos de Matemática no Ensino Médio, conteúdos de Física no Ensino Médio e Fundamental, estudantes de licenciatura em Matemática e em Física, estudantes de Engenharia e Arquitetura. A análise por categoria, revelou o uso da abordagem vetorial em diferentes níveis de ensino presencial ou à distância para a melhora do aprendizado, verificação de dificuldades, validação de softwares, uso de materiais manipuláveis e propostas de inclusão do conteúdo na educação básica.

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Biografia do Autor

Rita Florêncio Rocha Kasahara, Instituto Federal do Pará

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFPA/PA. Doutoranda em Educação pela UEPA/PA. Professora do IFPA/PA, Brasil.

Pedro Franco de Sá, Universidade Estadual do Pará

Doutor em Educação. Professor titular UEPA/PA, Brasil.

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Publicado

2023-01-20

Como Citar

FLORÊNCIO ROCHA KASAHARA, R.; FRANCO DE SÁ, P. ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE O ENSINO DE VETORES COM EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA NO PERÍODO DE 2010-2021. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023013, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1861. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1861. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos