DO ESTADO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS: mudanças de paradigma na política educacional escolar indígena brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2350

Palavras-chave:

Educação indígena, Interculturalismo, Filosofia Social, Sustentabilidade

Resumo

O estudo analisa a mudança de paradigma na política educacional escolar indígena brasileira (PEEIB) em três frentes: no protagonismo da formulação de políticas públicas, na filosofia social que orienta esta política e na pedagogia educacional que emerge associada a estes dois fenômenos. O estudo se propõe a responder o seguinte problema: quais as características e propriedades destas mudanças e de que modo elas se articulam com os fundamentos da política educacional escolar indígena brasileira contemporânea? Para tanto, utiliza-se de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental. Os resultados mostram que o protagonismo na formulação da PEEIB mudou do Estado para os movimentos sociais a partir da década de 1980. Que esta mudança foi acompanhada de uma mudança de filosofia social que orienta esta política. Por fim, que esta filosofia se institucionaliza em normas legais e numa nova pedagogia escolar. Conclui-se que o estudo desta política não cabe mais nos referenciais behavioristas, que a filosofia social crítica se tornou hegemônica na orientação desta política e que esta se configura, na atualidade, por meio do discurso da sustentabilidade, do multi/interculturalismo, identitarismo e outros em um projeto de sociedade para as comunidades indígenas.

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Biografia do Autor

Kasandra Conceição Castro de Sousa, Uiversidade Federal do Paraná

Possui graduação em Bacharelado/Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em A Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestra em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP. Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Políticas Educacionais (TEPE/UTP). Associada ABA - Associação Brasileira de Antropologia e Associada ANPED - Associação Nacional de Pós - Graduação e Pesquisa.  Doutoranda em Antropologia e Arqueologia pela Universidade Federal do Paraná.

Rita de Cássia Gonçalves, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE; Universidade Federal do Paraná - UFPR; Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação; Pesquisadora ligada ao grupo de pesquisa "Políticas Públicas e Gestão da Educação" - UTP, ao Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica - LAPEDUH do PPGE/UFPR, Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Políticas Educacionais  - TEPE e ao Grupo de Estudos Prática Educativa e Movimentos Sociais do Campo NUPECAMP - UTP. 

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Publicado

2023-11-11

Como Citar

CASTRO DE SOUSA, K. C.; GONÇALVES, R. de C. . DO ESTADO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS: mudanças de paradigma na política educacional escolar indígena brasileira. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023069, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2350. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2350. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Artigos