A (RE)CONSTRUÇÃO DA ESCOLA: proposições por uma educação desenvolvente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2386

Palavras-chave:

Escola Tradicional, Escola desenvolvente, Teoria Histórico-Cultural, Aprendizagem Desenvolvimental

Resumo

Este trabalho visa apresentar duas reflexões: uma sobre a escola que vivenciamos hoje e seu modelo vigente e outra sobre a escola desenvolvente amparada no modelo pensado por Davydov e seus colaboradores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo amparada nos aportes teóricos de Davydov[1] (1987; 1988; 1999), Dusavitskii (2003), Leontiev (2004), Libâneo (2002), Saviani (2012), Vigotskii (1996; 2001), dentre outros. Primeiramente, tendo como base nossa percepção da escola atual, discutimos os moldes que a constituem. Em seguida, como contraponto a esta escola que tem enfrentado problemas em relação à qualidade de ensino que oferece, discutimos as características da escola desenvolvente, que tem como base as contribuições da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria do Ensino Desenvolvimental. Conclui-se apresentando a escola desenvolvente como uma proposta para a superação da escola tradicional.

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Biografia do Autor

Sirley Leite Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia

Doutora em Educação pelo O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus Marília); Professora do Instituto Federal do Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar (PPGEEProf).

Moisés José Rosa de Souza, Instituto Federal do Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia

Doutor em Educação pelo O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus Marília); Professor do Instituto Federal do Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Joab Da Silva Lima, Instituto Federal do Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia

Mestrando em Educação Escolar pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar (PPGEEProf), Professor do Instituto Federal do Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

LEITE FREITAS, S.; ROSA DE SOUZA, M. J.; DA SILVA LIMA, J. A (RE)CONSTRUÇÃO DA ESCOLA: proposições por uma educação desenvolvente. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023036, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2386. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2386. Acesso em: 8 jul. 2024.

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