A (RE)CONSTRUÇÃO DA ESCOLA: proposições por uma educação desenvolvente
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2386Palavras-chave:
Escola Tradicional, Escola desenvolvente, Teoria Histórico-Cultural, Aprendizagem DesenvolvimentalResumo
Este trabalho visa apresentar duas reflexões: uma sobre a escola que vivenciamos hoje e seu modelo vigente e outra sobre a escola desenvolvente amparada no modelo pensado por Davydov e seus colaboradores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo amparada nos aportes teóricos de Davydov[1] (1987; 1988; 1999), Dusavitskii (2003), Leontiev (2004), Libâneo (2002), Saviani (2012), Vigotskii (1996; 2001), dentre outros. Primeiramente, tendo como base nossa percepção da escola atual, discutimos os moldes que a constituem. Em seguida, como contraponto a esta escola que tem enfrentado problemas em relação à qualidade de ensino que oferece, discutimos as características da escola desenvolvente, que tem como base as contribuições da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria do Ensino Desenvolvimental. Conclui-se apresentando a escola desenvolvente como uma proposta para a superação da escola tradicional.
Downloads
Referências
DAVYDOV, V.V.; SLOBODCHIKOV, V. I.; TSUKERMAN, G. A. O aluno das séries iniciais do ensino fundamental como sujeito da atividade de estudo. Journal of Russian and East European Psychology, vol. 41, nº 4. July-August 2003, pp. 63-76. Ensino Em Re-Vista. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/25
Acesso em: 20 jan. 2019.
DAVYDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. 1988. Textos publicados na Revista Soviet Education, august, vol. XXX, n° 8, sob o título Problems of Developmental Teaching. The Experience of Theoretical and Experimental Psycholgogical Research – Excerpts, de V.V. Davídov, a partir do original russo. Traduzido por José C. Libâneo e Raquel A. M. da M. Freitas. Trabalho não publicado. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/DAVYDOV%20TRADU%C3%87%C3%83O%20PROBLEMS%20OF%20DEVELOPMENTAL%20TEACHING%20(Livro).doc. Acesso em: 30 jan. 2019.
DAVIDOV, V.V. Análisis de los principios didácticos de la escuela tradicional y posibles principios de enseñanza em el futuro próximo. In: La psicología evolutiva y pedagógica em la URSS. Antología. Moscú: Editorial Progreso, 1987, p. 143-154.
DAVIDOV, V.V. O que é a atividade de estudo. Revista Escola Inicial, n. 7, 1999.
DUSAVITSKII, A.K. Educação desenvolvente e a Sociedade aberta. Journal of Russian and East European Psychology, v. 41, n. 4, p. 51-62, July-August, 2003. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10610405.2003.11059233. Acesso em: 08 mai. 2023.
FARIAS, M. de L. M. de. Currículos e Programas. Curitiba, Fael, 2010.
LEÃO, D. M. M. Paradigmas Contemporâneos de educação: Escola Tradicional e Escola Construtivista. Cadernos de Pesquisa, n. 107, p. 187-206, 1999. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15741999000200008. Acesso em: 02 fev. 2019.
LEONTIEV, A. O Desenvolvimento do Psiquismo. Ed. Horizonte Universitário, 2004.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2002.
LOCKE, J. Ensaio Sobre o Entendimento Humano. Livro III e IV. vol. II. Edição da Calouste Gulbenkian. Lisboa: 1999.
MELLO, S. A. A escola de Vygotsky. In: CARRARA, K. (Org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004, p. 135-156.
MOURA, M.O. de; et al. Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 205-229, jan./abr. 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/285656078_Atividade_orientadora_de_ensino_unidade_entre_ensino_e_aprendizagem. Acesso em: 08 mai. 2023.
PIENTA, A. C. G. Pesquisa e Prática Pedagógica. Curitiba: Fael, 2014.
REPKIN, V.V. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Journal of Russian and East European Psychology. v. 41, n. 4, p. 10-33, setembro-outubro, 2003. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10610405.2003.11059231. Acesso em: 08 mai. 2023.
ROMÃO, J. E. O Ensino Médio e a omnilateralidade: Educação Profissional no século XXI. Eccos Revista Científica (Impresso), v. 12, p. 27-49, 2010.
SANTOS, J. G. STIVAL, M. C. E. E. WITHERS, S. W. (org.) Avaliação Educacional. Curitiba: Fael, 2015.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
VIGOTSKII, L.S. Aprendizagem e desenvolvimento na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maira da Penha Villalobos. 7. ed. São Paulo: Ícone, 2001, p. 103 - 117.
VYGOTSKI, L. S. Psicologia infantil. Obras Escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sirley Leite Freitas, Moisés José Rosa de Souza, Joab Da Silva Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).