A (RE)CONSTRUÇÃO DA ESCOLA: proposições por uma educação desenvolvente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2386

Palavras-chave:

Escola Tradicional, Escola desenvolvente, Teoria Histórico-Cultural, Aprendizagem Desenvolvimental

Resumo

Este trabalho visa apresentar duas reflexões: uma sobre a escola que vivenciamos hoje e seu modelo vigente e outra sobre a escola desenvolvente amparada no modelo pensado por Davydov e seus colaboradores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo amparada nos aportes teóricos de Davydov[1] (1987; 1988; 1999), Dusavitskii (2003), Leontiev (2004), Libâneo (2002), Saviani (2012), Vigotskii (1996; 2001), dentre outros. Primeiramente, tendo como base nossa percepção da escola atual, discutimos os moldes que a constituem. Em seguida, como contraponto a esta escola que tem enfrentado problemas em relação à qualidade de ensino que oferece, discutimos as características da escola desenvolvente, que tem como base as contribuições da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria do Ensino Desenvolvimental. Conclui-se apresentando a escola desenvolvente como uma proposta para a superação da escola tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirley Leite Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia

Doutora em Educação pelo O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus Marília); Professora do Instituto Federal do Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar (PPGEEProf).

Moisés José Rosa de Souza, Instituto Federal do Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia

Doutor em Educação pelo O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus Marília); Professor do Instituto Federal do Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Joab Da Silva Lima, Instituto Federal do Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia

Mestrando em Educação Escolar pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar (PPGEEProf), Professor do Instituto Federal do Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Referências

DAVYDOV, V.V.; SLOBODCHIKOV, V. I.; TSUKERMAN, G. A. O aluno das séries iniciais do ensino fundamental como sujeito da atividade de estudo. Journal of Russian and East European Psychology, vol. 41, nº 4. July-August 2003, pp. 63-76. Ensino Em Re-Vista. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/25

Acesso em: 20 jan. 2019.

DAVYDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. 1988. Textos publicados na Revista Soviet Education, august, vol. XXX, n° 8, sob o título Problems of Developmental Teaching. The Experience of Theoretical and Experimental Psycholgogical Research – Excerpts, de V.V. Davídov, a partir do original russo. Traduzido por José C. Libâneo e Raquel A. M. da M. Freitas. Trabalho não publicado. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/DAVYDOV%20TRADU%C3%87%C3%83O%20PROBLEMS%20OF%20DEVELOPMENTAL%20TEACHING%20(Livro).doc. Acesso em: 30 jan. 2019.

DAVIDOV, V.V. Análisis de los principios didácticos de la escuela tradicional y posibles principios de enseñanza em el futuro próximo. In: La psicología evolutiva y pedagógica em la URSS. Antología. Moscú: Editorial Progreso, 1987, p. 143-154.

DAVIDOV, V.V. O que é a atividade de estudo. Revista Escola Inicial, n. 7, 1999.

DUSAVITSKII, A.K. Educação desenvolvente e a Sociedade aberta. Journal of Russian and East European Psychology, v. 41, n. 4, p. 51-62, July-August, 2003. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10610405.2003.11059233. Acesso em: 08 mai. 2023.

FARIAS, M. de L. M. de. Currículos e Programas. Curitiba, Fael, 2010.

LEÃO, D. M. M. Paradigmas Contemporâneos de educação: Escola Tradicional e Escola Construtivista. Cadernos de Pesquisa, n. 107, p. 187-206, 1999. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15741999000200008. Acesso em: 02 fev. 2019.

LEONTIEV, A. O Desenvolvimento do Psiquismo. Ed. Horizonte Universitário, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2002.

LOCKE, J. Ensaio Sobre o Entendimento Humano. Livro III e IV. vol. II. Edição da Calouste Gulbenkian. Lisboa: 1999.

MELLO, S. A. A escola de Vygotsky. In: CARRARA, K. (Org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004, p. 135-156.

MOURA, M.O. de; et al. Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 205-229, jan./abr. 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/285656078_Atividade_orientadora_de_ensino_unidade_entre_ensino_e_aprendizagem. Acesso em: 08 mai. 2023.

PIENTA, A. C. G. Pesquisa e Prática Pedagógica. Curitiba: Fael, 2014.

REPKIN, V.V. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Journal of Russian and East European Psychology. v. 41, n. 4, p. 10-33, setembro-outubro, 2003. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10610405.2003.11059231. Acesso em: 08 mai. 2023.

ROMÃO, J. E. O Ensino Médio e a omnilateralidade: Educação Profissional no século XXI. Eccos Revista Científica (Impresso), v. 12, p. 27-49, 2010.

SANTOS, J. G. STIVAL, M. C. E. E. WITHERS, S. W. (org.) Avaliação Educacional. Curitiba: Fael, 2015.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

VIGOTSKII, L.S. Aprendizagem e desenvolvimento na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maira da Penha Villalobos. 7. ed. São Paulo: Ícone, 2001, p. 103 - 117.

VYGOTSKI, L. S. Psicologia infantil. Obras Escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor, 1996.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

LEITE FREITAS, S.; ROSA DE SOUZA, M. J.; DA SILVA LIMA, J. A (RE)CONSTRUÇÃO DA ESCOLA: proposições por uma educação desenvolvente. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023036, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2386. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2386. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.