ÉTICA NA DOCÊNCIA: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2353Palavras-chave:
Ética, Docência, Formação de professoras/esResumo
O artigo apresenta uma análise de 58 trabalhos de autores brasileiros que abordam a ética na docência (1992-2022). Os trabalhos foram classificados nas seguintes categorias: a) Ética docente e formação para a docência; b) Ética docente e práticas socioeducativas; c) Código ou compromissos da ética docente; d) Ética docente e questões curriculares; e e) Ética docente e dilemas. Concluiu-se que: a) a temática da ética na docência no Brasil tem sido pouco abordada na formação inicial e continuada; b) os dilemas enfrentados pelos docentes ainda são desconhecidos; c) há diversas demandas para as instituições formadoras no que se refere à formação ética dos futuros docentes; e d) os conceitos de integridade e integridade acadêmica contribuem para a análise da ética docente. A partir de autores que discutem a ético-ontoepistemologia, o artigo argumenta que a ética na docência é um dos elementos estruturantes da docência e precisaria ser contemplada na formação inicial e continuada.
Downloads
Referências
ABEH. Compromissos éticos da docência em História. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2022.
AIRES, J. P. O plágio e a integridade em pesquisa: uma revisão sistemática no Brasil. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 17, n. 2, p. 125-145, 2019. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/2660/1882. Acesso em: 28 abr. 2023.
ANDRADE, G. G. Desafios éticos do processo educativo: a análise de uma intervenção pedagógica. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação). Fundação Universidade Federal do Pampa, Jaguarão, 2017.
ANDRADE, J. A. Ética docente: estudo sobre o juízo moral do professor. 2008. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
ALMEIDA, F. et al Uma cultura de integridade para o Ensino Superior. In: ALMEIDA, F. et al (org.). Fraude e Plágio na Universidade: a urgência de uma cultura de integridade no ensino superior. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016. p. 153-194.
ALMEIDA, F. et al. A fraude acadêmica no Ensino Superior em Portugal: um estudo sobre a ética dos alunos portugueses. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
ARAÚJO, J. C. S. Ética e profissão docente no século 16. História da Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 12, p. 39-64, set. 2002. Disponível em: Dialnet-EticaEProfissaoDocenteNoSeculoXVI-4061121.pdf. Acesso em: 28 abr. 2023.
ARAÚJO, U. F. Ética Docente: Vergonha e humilhação. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 1, n. 1, p. 1- 13, jan./abr. 2001. DOI: https://doi.org/ 10.31496/rpd.v1i1.25. Disponível em: https://revistasdigitais.uniube.br/index. php/rpd/article/view/25/491. Acesso em: 04 abr. 2023.
BARBOSA, Q. F.; RODRIGUES, C.; NOVAES, M. R. C. G. Integridade científica na educação de profissionais de saúde. Revista Bioética, Brasília, v. 27, n. 1, p. 120- 126, 2019. https://doi.org/10.1590/1983-80422019271294. Disponível em: https:// www.scielo.br/j/bioet/a/6kpntFmWcgWPRVWcvd9jbRP/abstract/?lang=pt. Acesso em 20 abr. 2023.
BRETAG, T. Academic integrity. In: Oxford Research Encyclopedia of Business and Management. Oxford: Oxford University Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190224851.013.147
CAETANO, A. P. V. A modelização sistêmica de dilemas profissionais na formação ética de professores. In: BEHRENS, M. A.; ENS, R. T. (orgs.). Complexidade e transdisciplinaridade: novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: Appris, 2015, p. 271-301.
CAETANO, A. P. V.; MACEDO, S. A. F. A formação ética profissional docente: significados, trajetórias e modelos. Revista Exitus, Belém, v. 10, p. 1-30, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1252. Disponível em:
http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1252. Acesso em: 13 abr. 2023.
CATÃO, F. A pedagogia ética. Petrópolis: Vozes, 1995.
CENCI, A. V. Ética na profissão docente universitária. In: TESTA, Edimárcio (org.). Ética, educação e meio ambiente. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2008. p. 83-127. Disponível em: https://www.anpae.org.br/simposio 2009/38b.pdf
CERRETA, P. A Ética na formação de professores da Educação Básica. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.
COMAS FORGAS, R. La integridad académica entre el alumnado universitario español. Estudios Pedagógicos, v. 37, n. 1, p. 207-225, 2011. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S071807052011000100011&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 29 abr. 2023.
CORTINA, A. O fazer ético: guia para a educação moral. Trad. de Cristina Antunes. São Paulo: Moderna, 2003.
CORTINA, A. Ética mínima: introdução à filosofia prática. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
DUARTE, B. da S. Ética e docência numa educação libertadora na perspectiva de Paulo Freire. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.
ENAI. EUROPEAN NETWORK FOR ACADEMIC INTEGRITY. Glossary of academic integrity. 2018. Disponível em: https://www.academicintegrity.eu/wp/glossary /culture-of-academic-integrity/. Acesso: 18 jan. 2023.
ERPEN, C. J. S. P. A dimensão ética na formação de professores. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2003.
ESTRELA, M. T.; CAETANO, A. P. V. Ética profissional docente: do pensamento dos professores à sua formação. Lisboa: Educa, 2010.
ESTRELA, M. T. A Ética na docência universitária: entre o ideal e o real. In: ALMEIDA, F. et al (org.). Fraude e Plágio na Universidade: a urgência de uma cultura de integridade no Ensino Superior. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016. p. 153-194.
FEIO, M. A. A formação ética de professores no cruzamento com a formação ético-moral de alunos: o papel da investigação-acção. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2015.
FENSTERSEIFER, P. E. Ética e educação: reflexões acerca da docência. Revista de Educação, Santa Maria, v. 34, n. 3, p. 559-572, set./dez. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/868/602. Acesso em: 8 mar. 2023.
FERNANDES, C. M. B. Formação de professores, ética, solidariedade e cidadania: em busca da humanidade do humano. In: SEVERINO, Francisca Eleodora Santos (org.). Ética e formação de professores: política, responsabilidade e autoridade em questão. São Paulo: Cortez, 2011. p. 58- 77.
FISCHER, R. M. B. Docência, cinema e televisão: questões sobre formação ética e estética. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 93-102, jan./abr. 2009. https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Hyw7s8nb3jLKrwgbgfS4c3J/? format=pdf&lang=pt. Acesso em: 7 abr. 2023.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FURLIN, N. A produção acadêmica de mulheres professoras no campo do saber teológico: sujeição ou subjetivação ética? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, p. 1-20, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-46342021472 23075.
GERMANO, R. M. O ensino de ética na enfermagem do Brasil. 1992. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 1992.
GHIGGI, G. Ética e autoridade em Programas de Formação de Professores: diálogos com Paulo Freire. In: SEVERINO, F. E. S. (org.). Ética e formação de professores: política, responsabilidade e autoridade em questão. São Paulo: Cortez, 2011. p. 27- 42.
GUZZO, V. As dimensões ética e política na formação docente. In: SEVERINO, F. E. S. (org.). Ética e formação de professores: política, responsabilidade e autoridade em questão. São Paulo: Cortez, 2011. p. 43- 57. Disponível em:
http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/2101/ValdemirGuzzoEducacao.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 13 mar. 2023.
HUGHES, J. C.; GALLANT, T. B. Infusing Ethics and Ethical Decision Making into the Curriculum. In: BRETAG, T. Handbook of Academic Integrity. Singapore: Springer Singapore, 2016. p.123-137.
KOERICH, M. S. Formando os futuros profissionais da saúde: potências, fragilidades, convergências e divergências vivenciadas por estudantes e professores no processo de formação ética. 2009. Tese (Doutorado em Enfermagem). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
KROKOSCZ, M. Abordagem do plágio nas três melhores universidades de cada um dos cinco continentes e do Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 48, p. 745- 768, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/tKsDQfr6xgRGbNTghvQRFnK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 mar. 2023.
LAZZARIN, I. L.; MALACARNE, V. A Ética no ensino de Química: Um olhar a partir das publicações no Encontro Nacional de Ensino de Química e nas Revistas Química Nova e Química Nova na Escola. Educere Et Educare, Cascavel, v. 13, n. 27, p. 1-17, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.17648/educare. v13i27.17041. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educere eteducare/article/view/17041/13163. Acesso em: 5 abr. 2023.
MACEDO, S. M. F.; CAETANO, A. P. V. A ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 627-648, abr./jun. 2017. https://doi.org/10.1590/2175-623656078. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/yRHb8sKV5SYj56q7V3ZtKVm/ ?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2023.
MACEDO, S. M. F. A formação ética profissional do pedagogo na realidade brasileira. Um estudo de caso. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018a. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/40071/1/ulsd73150320_td_Sheyla_Macedo.pdf.
MACEDO, S. M. F. A ética, a ética profissional e a educação. Curitiba: CRV, 2018b.
MACEDO, S. M. F.; QUEIROS, J. F. A ética profissional docente. Interação, Varginha, v. 21, p. 6-21, 2019a.
MACEDO, S. M. F.; SANTOS, S. C. M. dos; SILVA, A. B. da. Redes, tessituras e contrapontos: avaliação, aprendizagem e a formação ética pro¬fissional docente. Revista Tempos Espaços Educacionais, Aracaju, v. 12, n. 29, p. 177-194, abr./jun. 201. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article /view/8670. Acesso em: 28 dez. 2023
MACEDO, S. M. F.; CAETANO, A. P. V. A formação ética profissional docente: significados, trajetórias e modelos. Revista Exitus, Belém, v. 10, 2020.
MACEDO, S. M. F. Formação profissional docente: revisitando sentidos e modelos. Temas em Educação, Belo Horizonte, v. 30, p. 317-336, 2021.
MACEDO, S. M. F. Formação ética profissional: 12 desafios hercúleos. Revista Cocar, Belém, v.16, p. 1-20, 2022. Disponível em: Formação+ética+profissional +do+pedagogo+12+desafios+hercúleos(1).pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.
MAIA, B. P. Educação, saúde e ética: o agir comunicativo entre professor e aluno. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.
MAINARDES, J. Alfabetização e prática pedagógica: trajetórias e vivências. Curitiba: CRV, 2021.
MAINARDES, J. Contribuições da perspectiva ético-ontoepistemológica para a pesquisa do campo da Política Educacional. Education Policy Analysis Archives, v. 30, n. 146, p. 1-21, 2022. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.30.7436. Disponível em: View of Contributions from the ethico-onto-epistemological perspective for research in the field of education policy (asu.edu). Acesso em: 24 mar. 2023.
MAINARDES, J. Ética em pesquisa e integridade acadêmica como política institucional. In: ANPEd. Ética e pesquisa em educação: subsídios - v. 3. Rio de Janeiro: ANPEd, 2023 (no prelo).
MARINHO, M. E. P.; VARELLA, M. D. Plágio nos trabalhos acadêmicos: proposta de políticas institucionais de integridade. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, v. 5, n. 1, p. 354- 365, 2015. Disponível em: https://www. publicacoes.uniceub.br/RBPP/article/view/2956/2568. Acesso em: 24 mar. 2023.
MATUMOTO, F. G. V.; TURBAY JUNOR, A. G.; RUBIO, G. C. A conduta ética do professor com base na pedagogia da autonomia de Paulo Freire. Akrópolis, Umuarama, v. 17, n. 3, p. 149-158, jul./set. 2009.
MOTTA, A. R. A dimensão ética na formação de professores para a paz e os direitos humanos. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 1, n. 3, p. 237- 258, 8, set./dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.silaergologia.012. Disponível em: https:// revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8727. Acesso em: 20 abr. 2023.
OLIVEIRA, R. J. de. A prática docente e a ética na escola. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 14, n. 2, p. 126-133, mai./ago. 2010. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2010.142.494. Disponível em: https://revistas. unisinos.br/index.php/educacao/article/view/494. Acesso em: 14 mar. 2023.
OLIVEIRA, R. J. de Reflexões sobre a ética na educação escolar. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 105-116, jan./abr. 2014.
PÁDUA, G. C. C.; GUILHEM, D. Integridade científica e pesquisa em saúde no Brasil: revisão da literatura. Revista Bioética, Brasília, v. 23, n. 1, p. 124- 138. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bioet/a/Y4PhdYmqhqq6wScFYPBdSsr/? format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 mar. 2023.
PAULA, M. S. de. Ética na formação do professor: aproximações e distanciamentos éticos, legais e políticos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
PILETTI, M. G. R. A ética na sala de aula. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
RIBEIRO, S. E. Subjetividade, verdade e a problematização ética da docência em Filosofia na contemporaneidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
RIBEIRO, W. de G. Multiculturalismo e ética/moral em educação: a retórica no discurso contra o bullying. 2014. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
RIOS, T. A. O que será da avaliação sem a ética? Cadernos Cenpec: Educação, Cultura e Ação Comunitária, São Paulo, n. 3, p. 45-52, jan./jun. 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i3.126. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/ view/126. Acesso em: 27 abr. 2023.
RIOS, T. A. Ética na formação e no trabalho docente: para além de disciplinas e códigos. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas (org). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 651-669.
RIOS, T. A. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 2011.
ROCHA, C. B.; CORREIA, G. C. S. Ética na docência do Ensino Superior. Revista Educare, Montes Claros, v. 2, p. 1- 8, 2006. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2234046/mod_resource/content/1/etica-carla-genilce.pdf. Acesso em: 28 abr 2023.
RODRIGUES, R. L. A. A prática exploratória na formação de professores de língua inglesa: reflexão e ética no fazer pedagógico. 2015. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
SALES, A. Proposições para uma ética no magistério. Campo Grande: Uniderp, 2003.
SANFELICE, J. L. O compromisso ético e político do educador e a construção da autonomia da escola. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 6, n. 6, 2009. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v6i6.89. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/ 89/102. Acesso em: 19 mar. 2023.
SCHULZ, A. Dilemas éticos na prática docente do ensino superior. Revista de Estudos da Educação, Sorocaba, v. 9, n. 2, p. 99-115, nov. 2007.
STETSENKO, A. Ético-ontoepistemologia ativista: pesquisa e estudo de resistência. Trad. J. Bridon. In: ANPEd. Ética e pesquisa em educação: subsídios - v. 2, 2021. p. 20-30. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/ files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_v._2_agosto_2021.pdf. Acesso em: 5 de abr. 2023.
SEVERINO, A. J. Formação e atuação dos professores: dos seus fundamentos éticos. In: SEVERINO, Francisca Eleodora Santos (org.). Ética e formação de professores: política, responsabilidade e autoridade em questão. São Paulo: Cortez, 2011. p. 130- 149.
SEVERINO, F. E. S. Ética e responsabilidade no ensino superior. In: SEVERINO, F. E. S. (org.). Ética e formação de professores: política, responsabilidade e autoridade em questão. São Paulo: Cortez, 2011a. p. 78- 92.
SEVERINO, F. E. S. (org.). Ética e formação de professores: política, responsabilidade e autoridade em questão. São Paulo: Atlas, 2011b.
SIAPUTRA, I. B.; SANTOSA, D. A. Academic Integrity Campaign in Indonesia. In: BRETAG, Tracey. (ed.). Handbook of academic integrity. Berlim: Springer Science+Business Media Singapore, 2016. p. 42-50.
SILVA, A. P. da. Arte contemporânea e ética: concepções de professores atuantes na formação de artistas visuais no Ensino Superior. 2013. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.
SILVA, H. P. da. Ensino de Ética nos Parâmetros Curriculares Nacionais: análise da lista que prevê seu conteúdo proposicional pela teoria dos atos de fala. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
SILVA, L. R. C. da. A dimensão ética do ensino na docência universitária: concepções e manifestações na formação inicial de professores. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2010.
SILVA, P. F. da; ISHII, I.; KRASILCHIK, M. Código de ética docente: um dilema. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 2 – 12, 2020. https://doi.org/10.1590/0102-4698215216. Disponível em: https://www.scielo.br /j/edur/a/5Rt84W8GP6365tbD5mDFXzK/?lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2023.
UNIVERSITIES AUSTRALIA. Academic integrity best practice
principles. [S. l.]: Universities Australia, nov. 2017. Disponível em: https://www. universitiesaustralia.edu.au/wp-content/uploads/2019/06/UA-Academic-Inte grity-Best-Practice-Principles.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.
VEIGA, I. P. A.; ARAUJO, J. C. S.; KAPUZINIAK, C. Docência: uma construção ético-profissional. São Paulo: Papirus, 2005.
VEIGA, I. P. A.; ARAÚJO, J. C. S. Ética e profissionalização docente. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 22, p. 41-55, jun. 2007. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/192. Acesso em: 4 mar. 2023.
VELOSO, L. T. T. Indisciplina e responsabilização: por uma formação ética de professores. 2012. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Taubaté, Taubaté, 2012.
VIEIRA, D. R. do V. S.; SIQUELLI, S. A.; QUILLICI NETO, A. Do diálogo freiriano ao pensar arendtiano: reverberações para formação da ética docente. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 57-68, 2019. DOI: https://doi.org/10.5216/rppoi.v17i1.55126. Disponível em: https://periodicos. ufcat.edu.br/poiesis/article/view/55126. Acesso em: 17 abr. 2023.
WAN, G.; SCOTT, M. R. Start them early and right: creating a culture of academic integrity in elementary schools. BRETAG, T. (ed.). Handbook of academic integrity. Berlin: Springer Science+Business Media Singapore, 2016. p. 413-427.
SHULZ, A. Dilemas éticos na prática docente do ensino superior. Quaestio. Sorocaba, v. 9, n. 2, p. 99-115, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jefferson Mainardes, Méris Neltita Fauth Bertin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).