CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SAÚDE NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2325

Palavras-chave:

Educação em Saúde., Itinerários Formativos., Práticas Pedagógicas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de teses e dissertações na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologias (IBICT) sobre as concepções e práticas pedagógicas do Ensino em Saúde no Ensino Médio, buscando compreender como a temática está sendo abordada nos últimos anos e quais são as principais contribuições desses estudos para a área de Ensino de Ciências e para as práticas docentes. Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa bibliográfica de Análise Temática de Conteúdo (ATC). Da análise, emergiram as categorias: i) A importância das práticas pedagógicas na construção do conhecimento para a promoção da Educação em Saúde e ii) A importância da conscientização alimentar dos estudantes na Educação Básica. Podemos, assim, compreender que a utilização de práticas diferenciadas contribuiu na construção dos conhecimentos científicos e na prática da alimentação saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Kornowski Barraz, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda no Ensino de Ciências. Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, RS, Brasil.

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutorado em Educação nas Ciências. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, RS, Brasil.

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7.ed. São Paulo: Corteza, 2010.

ALEIXO, E. D. A. Desenvolvimento de cartilha didática para o ensino de protozooses na Educação Básica. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - ProfBio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Rio de Janeiro/RJ, 2019.

AZZOLIN, K. A. S. Concepções prévias de estudantes do ensino médio sobre solubilidade e o desenvolvimento de atividades experimentais como ferramenta para a melhoria do ensino. 2012. 49 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2012

BARBOSA, K. B. F.; MONTEIRO, J. B. R. M. Avaliação do consumo alimentar e sua associação com o desenvolvimento de doenças crônico e degenerativas. Revista Brasileira de Nutrição Clínica, v. 21, n. 2, p. 125-130, 2006. Disponível em: file:///C:/Users/andre/Downloads/estimativas%20acamados%20cancer.pdf. Acesso em: 20 de abri. De 2023.

BAUMGRATZ, C. E. et al. Reflexões Sobre O Papel Da Alimentação Saudável No Contexto Escolar. Revista Insignare Scientia. Vol. 2, n. 2. Mai/Ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10995/7223. Acesso: 20 de junho de 2022.

BRAGGION, G. F.; MATSUDO, V. K. R.; MATSUDO, S. M. M. Consumo alimentar, atividade física e percepção da aparência corporal em adolescentes. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 8, n.1, p. 15-21, 2000. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/350. Acesso em: 30 de abri. de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio >. Acesso em: 20 de abri de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio >. Acesso em: 20 de abri de 2022.

CANDITO, V. O Enfoque CTS Na Formação Docente: Contribuições De Um Processo Formativo Em Uma Escola Pública. 2021. 81 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS 2021.

CARMINATTI, B. A Construção Da Interdisciplinaridade A Partir Dos Saberes Docentes Nas Ciências Naturais: A Realidade De Duas Escolas Públicas Do Norte Do Rio Grande Do Sul. 2015. 156 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS, 2015.

COSTA, S. S. Refeitório Escolar: Espaço De Aprendizagem E Troca De Conhecimentos Sobre Alimentação. 2013, 131 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília. Brasília, 2013.

FAVORETTO, C. M. Alimentação sustentável e alimentos de fast food: o que a química e o meio ambiente têm a ver com isso? In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uepg_qui_pdp_celia_mara_favoretto.pdf Acesso em: 21 maio de 2022.

FRANCO, M. A. S. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/gd7J5ZhhMMcbJf9FtKDyCTB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 de junho de 2022.

GALIAZZI, M. C. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

GÓES, M. C. R., & CRUZ, M. N. (2016). Sentido, significado e conceito: notas sobre as contribuições de Lev Vigotski. Pro-Posições, 17(2), 31-45. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643627. Acesso em: 22 de abril de 2021.

GOMES. M. A. M. Abordagem Investigativa Da Digestão E Alimentação Com Estudantes Do Ensino Médio. 2019, 65 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019.

GRÜBEL, J. M.; BEZ, M. R. Jogos Educativos. Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas – Centro Universitário Feevale. v.4 nº 2, dez. 2006. Novo Hamburgo, RS, 2006 Disponível em http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/smed_digital/material 2010/jogos_educativos.pdf. Acesso em 18 de maio de 2022.

GÜLLICH, R. I. da C. Investigação-Formação-Ação em Ciências: um caminho para reconstruir a relação entre livro didático, o professor e o ensino. Curitiba: Editora Prismas Ltda, 2013.

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química nova na escola, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/08-RSA-4107.pdf Acesso em: jun. 2023.

HOLZ, S. M. Atividades Práticas De Física E Motivação: Uma Abordagem Didático-Pedagógica. 2021. 234 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2021.

KAMEL, B., M. N.; MARAMBA, I.; WHEELER, S. Wikis, blogs and podcasts. BMC Medical Education, v. 6, 2006. Disponível em http://www.scopus.com/inward/record.url ?eid=2-s2.0-33748691154&partnerID=40&md5=3e233dd1784cfe46109d1e875e7b20fc. Acesso em: 15 de maio de 2022.

LIMA, K. A. Análise do processo de construção do conhecimento dietoterápico de pacientes diabéticos atendidos no Programa Saúde da Família do município de Araras-SP. Araraquara: Unesp, 2004. 272p. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual Paulista, Araraquara/SP, 2014.

LÜDKE, M. ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001.

MOHR, A. A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. Santa Catarina. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 2002.

MOREIRA FAVRETO; BORDOLI AMESTOY; CALDEIRA BRANT DE TOLENTINO-NETO. EDUCAÇÃO ALIMENTAR: fatores influenciadores na seletividade alimentar de crianças. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020204, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1626. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1626. Acesso em: 8 mar. 2023.

NASCIMENTO, C. S. Sequência Didática De Biologia Baseada Na Abordagem De Hábitos Alimentares De Jovens No Ensino Médio. 2019, 89 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Pernambuco, 2019.

NICOLODI, E. Políticas Públicas De Reestruturação Do Ensino Médio: As Reformas Implantadas Pela Secretaria De Estado Da Educação De Goiás No Período 2000-2010. 2013, 283. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2013.

OLEQUES, L. C. A Evolução Biológica Em Diferentes Contextos De Ensino. 2014, 109 p. Tese (Doutorado em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/RS, 2014.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. In: Piaget, Vygotsky, Wallon - Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

OLIVEIRA, C. O. Ensinando Hidrólise Salina Por Meio De Blog Na Perspectiva Do Ensino Híbrido. 2019, 117 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UFTM Uberaba). Uberaba, 2019.

OLIVEIRA, E. Comunicação Em Saúde: Pesquisa-Ação Para Elaboração De Programa Midiático De Educação Sobre Drogas Direcionada A Jovens. 2015, 265 p. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.

OLIVEIRA, M. M. de. Sequências Didáticas Interativas no processo de formação de professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

OLIVEIRA, T. R. P. R.; CUNHA, C. F.; FERREIRA, R. A. Educação nutricional como estratégia de intervenção para o tratamento da obesidade na adolescência. Revista Médica de Minas Gerais, v. 18, n. 4, Supl. 3: S67-S75, p. 67-75, 2008.

PEREIRA, U.A. Políticas de Educação Profissional, Técnica e de Ensino Médio no Brasil: a implementação no CEFET-RN (1998-2008), 2010. 308f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte- Centro de Ciências Sociais Aplicadas, RN, 2010.

PONTES, A. M. O.; ROLIM, H. J. P.; TAMASIA, G. A. A importância da Educação Alimentar e Nutricional na prevenção da obesidade em escolares. Faculdades Integradas do Vale do Ribeira, p. 1-15, 2016.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual de Educação -SEDUC-RS. Referencial Curricular Gaúcho. 2020. Disponível em: http://curriculo.educacao.rs.gov.br/. Acesso em: 23 abri. 2022.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte”. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176 Acesso em: 17 maio de 2022.

RUDEK, K. Educação Em Saúde No Ensino De Ciências: Abordagens De Saúde Em Livros Didáticos De Ciências. 2020, 119 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo, Cerro Largo/RS, 2020.

SÁNCHEZ, R. G.; MUIÑA, F. E. G.; HEVIA, N. G. Los edublogs como herramienta facilitadora en comunidades virtuales de aprendizaje. RELADA-Revista Electrónica de ADA-Madrid. v.05, n.03, p. 248-256, 2011. Disponível em: http://polired.upm.es/index.php/relada/article/view/1387/1390. Acesso em: 15 jun.2022.

SANTOS, E. G. A Educação Em Saúde Nos Processos Formativos De Professores De Ciências Da Natureza Mediada Por Filmes. 2018. 216 f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Ijuí/RS, 2018.

SCHALL, V. T.; STRUCHINER, M. Educação em saúde: novas perspectivas. Cad. Saúde Pública [online], Rio de Janeiro, v. 15, suppl. 2, p. S4-S6, 1999. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000600001>. Acesso em: 19 abri. 2022.

SCHMITZ et al. A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis: uma proposta metodológica de capacitação para educadores e donos de cantina escolar. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24 Sup 2:S312-S322, 2008.

SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. de. Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000. p. 120-153.

SILVA, B. T. Os Itinerários Formativos No Ensino Médio: Um Estudo No Município De Santa Maria/Rs. 2021, 118 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/RS, 2021.

SILVA, J. L. Desenvolvimento De Revistas Didáticas Como Estratégia Lúdica Para O Ensino Da Morfofisiologia Do Sistema Endócrino. 2019, 103 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ, 2019.

SILVA, L. H. A.; SCHNETZLER, R. P. A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologia. Ensaio. v. 11, n. 1, jun. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=s1516 73132006000100006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 de abr de 2022.

SOUZA, A. C. de; SOARES, D. B.; ROCHA, A. S. da. Uma alternativa didática experimental para aulas de Óptica Geométrica. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 280-308, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID921. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/921. Acesso em: 18 jun. 2023.

TEIXEIRA, R. F. B. et al.. Concepções de Itinerários Formativos a partir da Resolução CNE/CEB Nº 06/2012 e da Lei Nº 13.415/2017. EDUCERE. XIV Congresso Nacional de Educação. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. (PUCPR) Paraná. ISSN 2176-1396, 2017.

TEIXEIRA, N. R. Educação e mídia: a sala de aula como espaço de significações. In: OLIVEIRA, M. O. de. HERNANDEZ, F.(orgs.). A formação do professor e o ensino das artes visuais. Santa Maria: Editora UFSM, 2005.

TULER, N. T. Desenvolvimento De Um Jogo Investigativo Sobre Evolução Do Cérebro Humano No Ensino Médio. 2019, 86 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ, 2019.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ZABALA, A. A prática educativa com ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Reimpressão 2010. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZANCUL, M. de S.; COSTA S. da S. Concepções de professores de ciências e de biologia a respeito da temática educação em saúde na escola. REVISTA EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS. v. 7 n. 2 (2012). Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/422/394. Acesso em: 18 de junho de 2023.

Downloads

Publicado

2023-06-21

Como Citar

KORNOWSKI BARRAZ, A.; GONÇALVES DOS SANTOS, E. . CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SAÚDE NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA . Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023039, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2325. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2325. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos