CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SAÚDE NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2325

Palavras-chave:

Educação em Saúde., Itinerários Formativos., Práticas Pedagógicas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de teses e dissertações na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologias (IBICT) sobre as concepções e práticas pedagógicas do Ensino em Saúde no Ensino Médio, buscando compreender como a temática está sendo abordada nos últimos anos e quais são as principais contribuições desses estudos para a área de Ensino de Ciências e para as práticas docentes. Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa bibliográfica de Análise Temática de Conteúdo (ATC). Da análise, emergiram as categorias: i) A importância das práticas pedagógicas na construção do conhecimento para a promoção da Educação em Saúde e ii) A importância da conscientização alimentar dos estudantes na Educação Básica. Podemos, assim, compreender que a utilização de práticas diferenciadas contribuiu na construção dos conhecimentos científicos e na prática da alimentação saudável.

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Biografia do Autor

Andréia Kornowski Barraz, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda no Ensino de Ciências. Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, RS, Brasil.

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutorado em Educação nas Ciências. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, RS, Brasil.

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Publicado

2023-06-21

Como Citar

KORNOWSKI BARRAZ, A.; GONÇALVES DOS SANTOS, E. . CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SAÚDE NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA . Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023039, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2325. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2325. Acesso em: 6 out. 2024.

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Artigos