O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: um estudo na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2492

Palavras-chave:

Trabalho e Educação, Trabalho como Princípio Educativo, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O artigo objetiva analisar a concepção de trabalho como princípio educativo, abordada nas publicações da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. A metodologia, de abordagem qualitativa, está ancorada no estado do conhecimento por meio de revisão de literatura, compreendida no período de 2008 a 2022. Os resultados, analisados à luz da Análise Textual Discursiva e com o aporte de autores como Marx (1996, 2013), Gramsci (2001), Manacorda, (2007), Saviani (2007, 2013), Kuenzer (1989, 2020) e Moura, Lima Filho e Silva (2015), entre outros, mostram que há compreensão do conceito de trabalho como princípio educativo em alguns artigos; e pouca clareza conceitual em parte significativa das publicações, que apenas citam o termo sem problematizá-lo e estabelecer relações com o objeto de suas investigações, demonstrando a necessidade de aprofundamento de estudos e reflexões sobre a base material na qual se realiza a construção social do trabalho como princípio educativo, particularmente, no campo da educação profissional e tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Oliveira dos Santos Siqueira, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui Doutorado em andamento, em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2022); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2016); Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2012); Especialização em Gestão e Políticas Ambientais pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2004); Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999). Atualmente é servidora efetiva, na função de Pedagoga, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Santarém, atuando no Setor Pedagógico. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação do IFPA - Campus Santarém e do Núcleo de Pesquisa em Educação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área da educação, atuando principalmente nos temas, políticas educacionais e educação profissional.

Luis Claudio Machado Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestrando em Educação Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPgEP - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (Campus natal Central). Faz parte do Grupo de Pesquisa Programas, Ações, Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Eja-Ept, vinculado ao PPgEP - IFRN. Possui Pós-graduação, sendo Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação - Gestão do Trabalho Pedagógico: orientação e supervisão escolar, pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER; bem como Especialização em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado - AEE pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Pedagogia - Magistério em Matérias Pedagógicas e Séries Iniciais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Gestão: orientação e supervisão escolar. No momento, atuando como Professor do 4º ano do ensino fundamental - turno Vespertino - na rede Municipal de Educação de Natal, bem como Professor/Apoio Pedagógico na rede Estadual de Educação (Ensino Médio Noturno).

José Moisés Nunes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio GRande do Norte.

Doutorado em educação. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Brasil.

Referências

CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In.: PEREIRA, I. B. Dicionário da educação profissional em saúde. n. 2.ed. rev. ampl. - Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. p. 408-415. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/publicacao/livro/dicionario-da-educacao-profissional-em-saude-segunda-edicao-revista-e-ampliada. Acesso em: 5 jul. 2022.

CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo na sociedade contemporânea. Salto para o Futuro. Programa 5, 2005. Disponível em: http://forumeja.org.br/files/Programa%205.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.

COSTA, Elen de Fátima Lago Barros; SANTOS, Maria Cristina. O PROFEPT como espaço de reflexão e formação docente superior na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e11151, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11151. Acesso em: 5 jul. 2022.

FEITOSA, Robson de Sousa. As bases conceituais da educação profissional e tecnológica nas histórias de vida de professoras do IFPA campi de Bragança e Tucuruí. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e9951, 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9951. Acesso em: 30 jun. 2022.

FREITAS, Aline Zorzi Schultheis de; CAVALCANTE, Ilane Ferreira. O estado do conhecimento sobre inclusão da pessoa com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e12865, 2022. Disponível em:

https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12865. Acesso em: 5 jul. 2022.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Roberto Cataldo Costa (trad.). Porto Alegre, Artmed, 2009.

GOMES, Priscila de Lima; SANTIAGO, Léia Adriana da Silva; CARVALHO, Marco Antonio de; LIMA, Willian Rayner. A educação nos intramuros do sistema prisional: desafios e possibilidades para humanização e emancipação pelo trabalho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e11596, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11596. Acesso em: 5 jul. 2022.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. volume 2: Os intelectuais, O princípio educativo, Jornalismo. edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho. 2. ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

KUENZER, Acácia Zeneida. Live: O trabalho como princípio educativo. Transmitido ao vivo em 3 jun. de 2020. Canal do MEP SINASEFE no Youtube, 2020. 1 vídeo (1 h 25 min.) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v= OoRPX-lBmIY. Acesso em: 14 jun. 2022.

KUENZER, Acácia Zeneida. O trabalho como princípio educativo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 68, p. 21–28, 1989. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1118. Acesso em: 27 ago. 2023.

MACIEL, Antonio Carlos. Marx e a politecnia, ou: do princípio educativo ao princípio pedagógico. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 85-110, 2018. Disponível em: http://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/530. Acesso em: 20 ago. 2023.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Tradução de Newton Ramos de Oliveira. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. (trad. Rubens Enderle). São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Volume I, tomo 1. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 jun. 2022.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2 ed. rev. Ijuí: Ed Unijuí, 2011.

MOROSINI, Marília Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado do; NEZ, Egeslaine de. ESTADO DE CONHECIMENTO: A METODOLOGIA NA PRÁTICA. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.55, 2021. Disponível em:

https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/127. Acesso em: 14 jun. 2022.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 14 jun. 2022.

MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro da. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 1057-1080, out.-dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XBLGNCtcD9CvkMMxfq8NyQy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2023.

PALMEIRA, Alessandra Acioli.; SANTOS, Juliane Costa de França; ANDRADE, Paula Danyelle Santana de. A busca por uma educação profissional e tecnológica além da formação para o mercado de trabalho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e10031, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10031. Acesso em: 10 jun. 2022.

PEDRONI, Sonia; ROQUE FERNANDES, Natal Lânia. A integração curricular no curso técnico em eletrônica do Instituto Federal do Maranhão, Campus Alcântara. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e8587, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8587. Acesso em: 10 jun. 2022.

SAVIANI, Dermeval. Em defesa do projeto de formação humana integral para a classe trabalhadora. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e13666, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13666. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13666. Acesso em: 10 jun. 2022.

SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETI, Celso João; ZIBAS, Dagmar Maria Leopoldi.; MADEIRA, Felícia Reicher; FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa(org.). Novas Tecnologias, Trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 151-168, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. V. 12. N. 34. Jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.

SILVA, Tatiana Rosa da. Perspectivas dos estudantes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul sobre o ensino médio integrado no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e10713, 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10713. Acesso em: 10 jun. 2022.

TEODORO, Elinilze Guedes; SANTOS, Rosineide Lourinho. Trabalho como princípio educativo na educação profissional. Revista de Ciências Humanas, vol. 11, n. 1, p. 151-162, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3896. Acesso em: 10 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-13

Como Citar

OLIVEIRA DOS SANTOS SIQUEIRA, A.; MACHADO FERREIRA, L. C. .; NUNES DA SILVA, J. M. O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: um estudo na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023070, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2492. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2492. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos