O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: um estudo na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2492Palavras-chave:
Trabalho e Educação, Trabalho como Princípio Educativo, Educação Profissional e TecnológicaResumo
O artigo objetiva analisar a concepção de trabalho como princípio educativo, abordada nas publicações da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. A metodologia, de abordagem qualitativa, está ancorada no estado do conhecimento por meio de revisão de literatura, compreendida no período de 2008 a 2022. Os resultados, analisados à luz da Análise Textual Discursiva e com o aporte de autores como Marx (1996, 2013), Gramsci (2001), Manacorda, (2007), Saviani (2007, 2013), Kuenzer (1989, 2020) e Moura, Lima Filho e Silva (2015), entre outros, mostram que há compreensão do conceito de trabalho como princípio educativo em alguns artigos; e pouca clareza conceitual em parte significativa das publicações, que apenas citam o termo sem problematizá-lo e estabelecer relações com o objeto de suas investigações, demonstrando a necessidade de aprofundamento de estudos e reflexões sobre a base material na qual se realiza a construção social do trabalho como princípio educativo, particularmente, no campo da educação profissional e tecnológica.
Downloads
Referências
CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In.: PEREIRA, I. B. Dicionário da educação profissional em saúde. n. 2.ed. rev. ampl. - Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. p. 408-415. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/publicacao/livro/dicionario-da-educacao-profissional-em-saude-segunda-edicao-revista-e-ampliada. Acesso em: 5 jul. 2022.
CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo na sociedade contemporânea. Salto para o Futuro. Programa 5, 2005. Disponível em: http://forumeja.org.br/files/Programa%205.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.
COSTA, Elen de Fátima Lago Barros; SANTOS, Maria Cristina. O PROFEPT como espaço de reflexão e formação docente superior na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e11151, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11151. Acesso em: 5 jul. 2022.
FEITOSA, Robson de Sousa. As bases conceituais da educação profissional e tecnológica nas histórias de vida de professoras do IFPA campi de Bragança e Tucuruí. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e9951, 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9951. Acesso em: 30 jun. 2022.
FREITAS, Aline Zorzi Schultheis de; CAVALCANTE, Ilane Ferreira. O estado do conhecimento sobre inclusão da pessoa com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e12865, 2022. Disponível em:
https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12865. Acesso em: 5 jul. 2022.
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Roberto Cataldo Costa (trad.). Porto Alegre, Artmed, 2009.
GOMES, Priscila de Lima; SANTIAGO, Léia Adriana da Silva; CARVALHO, Marco Antonio de; LIMA, Willian Rayner. A educação nos intramuros do sistema prisional: desafios e possibilidades para humanização e emancipação pelo trabalho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e11596, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11596. Acesso em: 5 jul. 2022.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. volume 2: Os intelectuais, O princípio educativo, Jornalismo. edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho. 2. ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
KUENZER, Acácia Zeneida. Live: O trabalho como princípio educativo. Transmitido ao vivo em 3 jun. de 2020. Canal do MEP SINASEFE no Youtube, 2020. 1 vídeo (1 h 25 min.) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v= OoRPX-lBmIY. Acesso em: 14 jun. 2022.
KUENZER, Acácia Zeneida. O trabalho como princípio educativo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 68, p. 21–28, 1989. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1118. Acesso em: 27 ago. 2023.
MACIEL, Antonio Carlos. Marx e a politecnia, ou: do princípio educativo ao princípio pedagógico. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 85-110, 2018. Disponível em: http://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/530. Acesso em: 20 ago. 2023.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Tradução de Newton Ramos de Oliveira. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. (trad. Rubens Enderle). São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Volume I, tomo 1. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 jun. 2022.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2 ed. rev. Ijuí: Ed Unijuí, 2011.
MOROSINI, Marília Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado do; NEZ, Egeslaine de. ESTADO DE CONHECIMENTO: A METODOLOGIA NA PRÁTICA. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.55, 2021. Disponível em:
https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/127. Acesso em: 14 jun. 2022.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 14 jun. 2022.
MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro da. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 1057-1080, out.-dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XBLGNCtcD9CvkMMxfq8NyQy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2023.
PALMEIRA, Alessandra Acioli.; SANTOS, Juliane Costa de França; ANDRADE, Paula Danyelle Santana de. A busca por uma educação profissional e tecnológica além da formação para o mercado de trabalho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e10031, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10031. Acesso em: 10 jun. 2022.
PEDRONI, Sonia; ROQUE FERNANDES, Natal Lânia. A integração curricular no curso técnico em eletrônica do Instituto Federal do Maranhão, Campus Alcântara. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e8587, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8587. Acesso em: 10 jun. 2022.
SAVIANI, Dermeval. Em defesa do projeto de formação humana integral para a classe trabalhadora. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e13666, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13666. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13666. Acesso em: 10 jun. 2022.
SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETI, Celso João; ZIBAS, Dagmar Maria Leopoldi.; MADEIRA, Felícia Reicher; FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa(org.). Novas Tecnologias, Trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 151-168, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. V. 12. N. 34. Jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
SILVA, Tatiana Rosa da. Perspectivas dos estudantes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul sobre o ensino médio integrado no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e10713, 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10713. Acesso em: 10 jun. 2022.
TEODORO, Elinilze Guedes; SANTOS, Rosineide Lourinho. Trabalho como princípio educativo na educação profissional. Revista de Ciências Humanas, vol. 11, n. 1, p. 151-162, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3896. Acesso em: 10 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adriana Oliveira dos Santos Siqueira; Luis Claudio Machado Ferreira; José Moisés Nunes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).