O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: um estudo na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2492

Palavras-chave:

Trabalho e Educação, Trabalho como Princípio Educativo, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O artigo objetiva analisar a concepção de trabalho como princípio educativo, abordada nas publicações da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. A metodologia, de abordagem qualitativa, está ancorada no estado do conhecimento por meio de revisão de literatura, compreendida no período de 2008 a 2022. Os resultados, analisados à luz da Análise Textual Discursiva e com o aporte de autores como Marx (1996, 2013), Gramsci (2001), Manacorda, (2007), Saviani (2007, 2013), Kuenzer (1989, 2020) e Moura, Lima Filho e Silva (2015), entre outros, mostram que há compreensão do conceito de trabalho como princípio educativo em alguns artigos; e pouca clareza conceitual em parte significativa das publicações, que apenas citam o termo sem problematizá-lo e estabelecer relações com o objeto de suas investigações, demonstrando a necessidade de aprofundamento de estudos e reflexões sobre a base material na qual se realiza a construção social do trabalho como princípio educativo, particularmente, no campo da educação profissional e tecnológica.

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Biografia do Autor

Adriana Oliveira dos Santos Siqueira, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui Doutorado em andamento, em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2022); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2016); Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2012); Especialização em Gestão e Políticas Ambientais pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2004); Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999). Atualmente é servidora efetiva, na função de Pedagoga, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Santarém, atuando no Setor Pedagógico. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação do IFPA - Campus Santarém e do Núcleo de Pesquisa em Educação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área da educação, atuando principalmente nos temas, políticas educacionais e educação profissional.

Luis Claudio Machado Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestrando em Educação Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPgEP - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (Campus natal Central). Faz parte do Grupo de Pesquisa Programas, Ações, Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Eja-Ept, vinculado ao PPgEP - IFRN. Possui Pós-graduação, sendo Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação - Gestão do Trabalho Pedagógico: orientação e supervisão escolar, pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER; bem como Especialização em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado - AEE pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Pedagogia - Magistério em Matérias Pedagógicas e Séries Iniciais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Gestão: orientação e supervisão escolar. No momento, atuando como Professor do 4º ano do ensino fundamental - turno Vespertino - na rede Municipal de Educação de Natal, bem como Professor/Apoio Pedagógico na rede Estadual de Educação (Ensino Médio Noturno).

José Moisés Nunes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio GRande do Norte.

Doutorado em educação. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Brasil.

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Publicado

2023-11-13

Como Citar

OLIVEIRA DOS SANTOS SIQUEIRA, A.; MACHADO FERREIRA, L. C. .; NUNES DA SILVA, J. M. O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: um estudo na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023070, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2492. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2492. Acesso em: 29 abr. 2024.

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Artigos