MOVIMENTO NA INFÂNCIA: desenvolvimento e Educação Infantil com enfoque teórico-prático
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2527Palavras-chave:
Criança, Movimento, Desenvolvimento, Educação InfantilResumo
A criança e o movimento são duas coisas indissociáveis. Essa relação é que possibilita ao indivíduo interagir com o meio em que vive, conhecer e experimentá-lo, relacionando-se e tornando-se parte dele. O artigo apresentado teve como objetivo analisar a importância do movimento para o desenvolvimento das crianças de zero a seis anos, fundamentando-se nos principais teóricos do desenvolvimento humano e como ele pode ser trabalhado através de vivências significativas na educação infantil. Percebeu-se que um bom desenvolvimento motor, sólido e bem explorado é parte fundamental para tornar as aprendizagens, sociais e escolares, mais dinâmicas, contextualizadas e prazerosas para as crianças.
Downloads
Referências
BESSA, S.; RIBEIRO, A. P. M. Brincadeiras e interações. In: FORTALEZA. Prefeitura Municipal de Fortaleza. Proposta curricular para a Educação Infantil da rede municipal de ensino de Fortaleza. Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza, 2016. cap. 5, p. 48-50.
BRASIL, Ministério da educação e do desporto. Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998, vol. 3.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 dez. 2009
FILGUEIRAS, I. P. A criança e o movimento. Revista Avisa lá, n° 11 – Edição julho/2002.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. AMGH Editora, 2013.
GALVÃO, I. Henry Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1995.
GOMES, L. K. S.; LUSTOSA, F. G. Desenvolvimento e aprendizagem da criança. In: FORTALEZA. Prefeitura Municipal de Fortaleza. Proposta curricular para a Educação Infantil da rede municipal de ensino de Fortaleza. Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza, 2016. cap. 1, p. 17-19.
GONÇALVES, F. Do andar ao escrever: um caminho psicomotor. São Paulo: Ed. Cultural RBL, 2009.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação, n. 3 ed., p. 1-227, 2004.
PREFEITURA DE FORTALEZA. Proposta pedagógica da Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação. Fortaleza: [s.n.], 2009.
REIS, S. M. G. dos. Movimente-se! Brincadeiras e jogos para o desenvolvimento da coordenação motora. Campinas: Papirus, 2009.
RODRIGUES, K. D. Psicomotricidade na Educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e335566, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5566. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5566. Acesso em: 26 set. 2023.
WADSWORTH, B. J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Suellen Pammela Costa Matos, Andréa Saldanha Pinheiro Coelho, Susy de Sousa Canuto Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).