MOVIMENTO NA INFÂNCIA: desenvolvimento e Educação Infantil com enfoque teórico-prático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2527

Palavras-chave:

Criança, Movimento, Desenvolvimento, Educação Infantil

Resumo

A criança e o movimento são duas coisas indissociáveis. Essa relação é que possibilita ao indivíduo interagir com o meio em que vive, conhecer e experimentá-lo, relacionando-se e tornando-se parte dele. O artigo apresentado teve como objetivo analisar a importância do movimento para o desenvolvimento das crianças de zero a seis anos, fundamentando-se nos principais teóricos do desenvolvimento humano e como ele pode ser trabalhado através de vivências significativas na educação infantil. Percebeu-se que um bom desenvolvimento motor, sólido e bem explorado é parte fundamental para tornar as aprendizagens, sociais e escolares, mais dinâmicas, contextualizadas e prazerosas para as crianças.

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Biografia do Autor

Suellen Pammela Costa Matos, Universidade Vale do Itajaí

Mestranda em educação pela Universidade Vale do Itajaí (UNIVALI). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduada em Psicopedagogia. Professora da Prefeitura de Fortaleza.

Andréa Saldanha Pinheiro Coelho, Universidade Vale do Itajaí

Mestranda em educação pela Universidade Vale do Itajaí (UNIVALI). Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professora da Prefeitura de Fortaleza.

Susy de Sousa Canuto Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Especialista em Gestão Escolar, na área da Educação pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba. Graduada em Licenciatura plena em Geografia e História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

MATOS, S. P. C.; COELHO, A. S. P.; SILVA, S. de S. C. MOVIMENTO NA INFÂNCIA: desenvolvimento e Educação Infantil com enfoque teórico-prático. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023073, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2527. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2527. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos