MOVIMENTO NA INFÂNCIA: desenvolvimento e Educação Infantil com enfoque teórico-prático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2527

Palavras-chave:

Criança, Movimento, Desenvolvimento, Educação Infantil

Resumo

A criança e o movimento são duas coisas indissociáveis. Essa relação é que possibilita ao indivíduo interagir com o meio em que vive, conhecer e experimentá-lo, relacionando-se e tornando-se parte dele. O artigo apresentado teve como objetivo analisar a importância do movimento para o desenvolvimento das crianças de zero a seis anos, fundamentando-se nos principais teóricos do desenvolvimento humano e como ele pode ser trabalhado através de vivências significativas na educação infantil. Percebeu-se que um bom desenvolvimento motor, sólido e bem explorado é parte fundamental para tornar as aprendizagens, sociais e escolares, mais dinâmicas, contextualizadas e prazerosas para as crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Pammela Costa Matos, Universidade Vale do Itajaí

Mestranda em educação pela Universidade Vale do Itajaí (UNIVALI). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduada em Psicopedagogia. Professora da Prefeitura de Fortaleza.

Andréa Saldanha Pinheiro Coelho, Universidade Vale do Itajaí

Mestranda em educação pela Universidade Vale do Itajaí (UNIVALI). Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professora da Prefeitura de Fortaleza.

Susy de Sousa Canuto Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Especialista em Gestão Escolar, na área da Educação pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba. Graduada em Licenciatura plena em Geografia e História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

Referências

BESSA, S.; RIBEIRO, A. P. M. Brincadeiras e interações. In: FORTALEZA. Prefeitura Municipal de Fortaleza. Proposta curricular para a Educação Infantil da rede municipal de ensino de Fortaleza. Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza, 2016. cap. 5, p. 48-50.

BRASIL, Ministério da educação e do desporto. Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998, vol. 3.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 dez. 2009

FILGUEIRAS, I. P. A criança e o movimento. Revista Avisa lá, n° 11 – Edição julho/2002.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. AMGH Editora, 2013.

GALVÃO, I. Henry Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1995.

GOMES, L. K. S.; LUSTOSA, F. G. Desenvolvimento e aprendizagem da criança. In: FORTALEZA. Prefeitura Municipal de Fortaleza. Proposta curricular para a Educação Infantil da rede municipal de ensino de Fortaleza. Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza, 2016. cap. 1, p. 17-19.

GONÇALVES, F. Do andar ao escrever: um caminho psicomotor. São Paulo: Ed. Cultural RBL, 2009.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação, n. 3 ed., p. 1-227, 2004.

PREFEITURA DE FORTALEZA. Proposta pedagógica da Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação. Fortaleza: [s.n.], 2009.

REIS, S. M. G. dos. Movimente-se! Brincadeiras e jogos para o desenvolvimento da coordenação motora. Campinas: Papirus, 2009.

RODRIGUES, K. D. Psicomotricidade na Educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e335566, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5566. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5566. Acesso em: 26 set. 2023.

WADSWORTH, B. J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1993.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

MATOS, S. P. C.; COELHO, A. S. P.; SILVA, S. de S. C. MOVIMENTO NA INFÂNCIA: desenvolvimento e Educação Infantil com enfoque teórico-prático. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023073, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2527. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2527. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos