ENTRAVES, MUDANÇAS E CONTINUIDADES NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2371

Palavras-chave:

Educação Superior, Políticas públicas, Assistência estudantil, Análise Cognitiva de Políticas Públicas, Estudos Críticos do Discurso

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma tese de doutorado que teve como objetivo analisar a política de assistência estudantil na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) durante a primeira década de implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), entre 2011 e 2020. O artigo está organizado em três seções: Metodologia, Fóruns e Referências de Assistência Estudantil no Brasil e Contexto, Cultura Organizacional e Referências Normativas e Cognitivas da Burocracia na Assistência Estudantil na UFRN. O estudo inclui revisão da literatura, análise de documentos regulatórios e entrevistas com seis servidores públicos da UFRN. O artigo destaca os desafios contínuos da assistência estudantil no Brasil, especialmente diante dos cortes orçamentários nas universidades públicas, que exacerbam a desigualdade socioeconômica. O artigo argumenta que as práticas de governança neoliberal têm impactado a política de assistência estudantil e a UFRN tem se esforçado na institucionalização das práticas de governança, e os gestores responsáveis pela assistência estudantil na universidade atribuem grande importância a esses elementos. Em que pese a importância das ações para a manutenção dos estudantes atendidos, o estudo sugere que mudanças mais significativas são necessárias para melhorar a assistência estudantil na UFRN. 

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Biografia do Autor

Jonathan Alves Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte –Brasil; Grupo de Pesquisa Estado, Política e História da Educação (UFG), Grupo de Política do Ensino Superior e Análise de Políticas Públicas Intersetorial (UFRN) atuando como colaborador na pesquisa intitulada “Análise Cognitiva e Políticas Públicas:  cenários, defesas e perspectivas (UFRN).  Bolsista de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Andréia da Silva Quintanilha Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  Professora Associada da Universidade Federal de Rondônia, lotada provisoriamente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/UFRN.  Líder do Grupo de Pesquisa Análise de Políticas Públicas Intersetorial, coordenando a pesquisa intitulada “Análise Cognitiva e Políticas Públicas:  cenários, defesas e perspectivas (UFRN).  Colaboradora nos Grupos de pesquisa Estado, Política e História da Educação (UFG) e Grupo de Política do Ensino Superior (UFRN).  

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Publicado

2023-05-10

Como Citar

ALVES MARTINS, J.; QUINTANILHA SOUSA, A. da S. . ENTRAVES, MUDANÇAS E CONTINUIDADES NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFRN. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023032, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2371. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2371. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos