O PROCESSAMENTO SENSORIAL E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TEA DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2320Palavras-chave:
Processamento Sensorial, Aprendizagem, Transtorno do Espectro AutistaResumo
O processamento sensorial constitui elemento imprescindível para compreender o Transtorno do Espectro Autista. Não obstante essa consideração, observa-se que há poucos estudos relativos ao tema na área da educação. O presente estudo consiste em uma parte do resultado de dissertação, e teve como objetivo compreender como o ensino remoto afetou o processo de aprendizagem e o processamento sensorial de crianças com TEA. Este trabalho foi realizado seguindo uma abordagem qualitativa e, como instrumento de coleta de dados foi adotada a entrevista semiestruturada com 11 familiares que acompanharam suas crianças com TEA no ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19. Como resultado, foi possível constatar que as crianças enfrentaram diferentes dificuldades decorrentes da quebra de rotina, como perda de habilidade e aumento das crises devido ao desafio que foi conviver com estímulos relacionados ao consumo de tela diariamente, com objetivo de promover a aprendizagem, dentro do ambiente domiciliar.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.
AYRES, A. J. La integración sensorial y el niño. México: Trillas, 1998 (reimp. 2010).
BAPTISTA, C. R.; BOSA, C. TEA e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BARBOSA, A. M. et al. Os impactos da pandemia COVID-19 na vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Revista da seção Judiciária do Rio de Janeiro, [S.l.], v.24, n.48, p. 91-105, jul.2020.
BORGES, A. A. P. Impacto da Covid-19 na educação de alunos com deficiência [recurso eletrônico]: o que dizem os familiares / Adriana Araújo Pereira Borges [et al]. - Belo Horizonte: UFMG, 2021.
DIAS, A. A., SANTOS, I. S., ABREU, A. R. P. de. Crianças com transtorno do espectro autista em tempos de pandemia: contextos de inclusão/exclusão na educação infantil. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 101-124, jan./jan., Santa Catarina, 2021.
DUNN, W. Perfil sensorial 2: manual do usuário / São Paulo: Pearson Clinical Brasil, 2017. Título original: Sensory Profile 2.
GALVÃO, A. C.; SAVIANI, D. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Revista Universidade & Sociedade, 2021, n. 67. P. 36-49.
GRANDIN, T.; PANEK, R. O cérebro autista. Rio de Janeiro: Record, 2018.
HOUTING, J. (2020). Stepping out of isolatin: autistic people and Covid-19. Autism in Adulthood, 2(2), 1-3. 2020 https://doi.org/10.1089/aut.
MARIN, M.; BRAUN, P. Currículo e diferenciação pedagógica - uma prática de exclusão?. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020010, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1154. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1154. Acesso em: 10 mar. 2023.
MONTEIRO, R. C.; SANTOS, C. B. dos; ARAÚJO, R. de C. T.; GARROS, D. dos S. C.; ROCHA, A. N. D. C. Percepção de professores em relação ao processamento sensorial dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Rev. Brasileira Educação Especial, Bauru, v.26, n.4, p.623-638, 2020.
NARZISI, A. Handle the autismo spectrum condition during CoronaVirus (COVID-19) stay at home period: ten tips for helping parentes and caregivers of young Children. Brain Sciences ,10(4), 1-4, 2020. https://doi.org/10.3390/brainsci10040207
SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020063, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1463. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1463. Acesso em: 12 mar. 2023.
SANTOS, B. de S. A Cruel Pedagogia do Vírus. Edições Almedina S.A.: Coimbra, 2020.
SERRANO, P. A integração sensorial: no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Lisboa: Papa-Letras, 2016.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. – 1. Ed. – 21 reimpr. – São Paulo: Atlas, 2012.
TORRES, J. P.; BORGES, A. A. P. Educação Especial e a COVID-19: o exercício da docência via atividades remotas. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 14, n.30, p.824-841, set/dez, 2020.
WHITE, L. C et al. Brief Report: Impact of COVID-19 on Individuals with ASD and Their Caregivers: A Perspective from the SPARK Cohort. Journal of autism and developmental disorders, 1–8, 2021
WHITMAN, T. L. O desenvolvimento do TEA. M.Books do Brasil Editora Ltda: São Paulo – 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Joycy Beatriz Moreira Maia, Ana Valéria Marques Fortes Lustosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).