O PROCESSAMENTO SENSORIAL E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TEA DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2320

Palavras-chave:

Processamento Sensorial, Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

O processamento sensorial constitui elemento imprescindível para compreender o Transtorno do Espectro Autista. Não obstante essa consideração, observa-se que há poucos estudos relativos ao tema na área da educação. O presente estudo consiste em uma parte do resultado de dissertação, e teve como objetivo compreender como o ensino remoto afetou o processo de aprendizagem e o processamento sensorial de crianças com TEA. Este trabalho foi realizado seguindo uma abordagem qualitativa e, como instrumento de coleta de dados foi adotada a entrevista semiestruturada com 11 familiares que acompanharam suas crianças com TEA no ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19. Como resultado, foi possível constatar que as crianças enfrentaram diferentes dificuldades decorrentes da quebra de rotina, como perda de habilidade e aumento das crises devido ao desafio que foi conviver com estímulos relacionados ao consumo de tela diariamente, com objetivo de promover a aprendizagem, dentro do ambiente domiciliar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joycy Beatriz Moreira Maia, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI – Teresina – Piauí. Integrante do Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva – NEESPI.

Ana Valéria Marques Fortes Lustosa, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília -UnB -Brasil. Professora Titular da Universidade Federal do Piauí– UFPI – Teresina – Piauí.  Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva – NEESPI.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.

AYRES, A. J. La integración sensorial y el niño. México: Trillas, 1998 (reimp. 2010).

BAPTISTA, C. R.; BOSA, C. TEA e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BARBOSA, A. M. et al. Os impactos da pandemia COVID-19 na vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Revista da seção Judiciária do Rio de Janeiro, [S.l.], v.24, n.48, p. 91-105, jul.2020.

BORGES, A. A. P. Impacto da Covid-19 na educação de alunos com deficiência [recurso eletrônico]: o que dizem os familiares / Adriana Araújo Pereira Borges [et al]. - Belo Horizonte: UFMG, 2021.

DIAS, A. A., SANTOS, I. S., ABREU, A. R. P. de. Crianças com transtorno do espectro autista em tempos de pandemia: contextos de inclusão/exclusão na educação infantil. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 101-124, jan./jan., Santa Catarina, 2021.

DUNN, W. Perfil sensorial 2: manual do usuário / São Paulo: Pearson Clinical Brasil, 2017. Título original: Sensory Profile 2.

GALVÃO, A. C.; SAVIANI, D. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Revista Universidade & Sociedade, 2021, n. 67. P. 36-49.

GRANDIN, T.; PANEK, R. O cérebro autista. Rio de Janeiro: Record, 2018.

HOUTING, J. (2020). Stepping out of isolatin: autistic people and Covid-19. Autism in Adulthood, 2(2), 1-3. 2020 https://doi.org/10.1089/aut.

MARIN, M.; BRAUN, P. Currículo e diferenciação pedagógica - uma prática de exclusão?. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020010, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1154. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1154. Acesso em: 10 mar. 2023.

MONTEIRO, R. C.; SANTOS, C. B. dos; ARAÚJO, R. de C. T.; GARROS, D. dos S. C.; ROCHA, A. N. D. C. Percepção de professores em relação ao processamento sensorial dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Rev. Brasileira Educação Especial, Bauru, v.26, n.4, p.623-638, 2020.

NARZISI, A. Handle the autismo spectrum condition during CoronaVirus (COVID-19) stay at home period: ten tips for helping parentes and caregivers of young Children. Brain Sciences ,10(4), 1-4, 2020. https://doi.org/10.3390/brainsci10040207

SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020063, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1463. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1463. Acesso em: 12 mar. 2023.

SANTOS, B. de S. A Cruel Pedagogia do Vírus. Edições Almedina S.A.: Coimbra, 2020.

SERRANO, P. A integração sensorial: no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Lisboa: Papa-Letras, 2016.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. – 1. Ed. – 21 reimpr. – São Paulo: Atlas, 2012.

TORRES, J. P.; BORGES, A. A. P. Educação Especial e a COVID-19: o exercício da docência via atividades remotas. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 14, n.30, p.824-841, set/dez, 2020.

WHITE, L. C et al. Brief Report: Impact of COVID-19 on Individuals with ASD and Their Caregivers: A Perspective from the SPARK Cohort. Journal of autism and developmental disorders, 1–8, 2021

WHITMAN, T. L. O desenvolvimento do TEA. M.Books do Brasil Editora Ltda: São Paulo – 2015.

Downloads

Publicado

2023-03-23

Como Citar

MAIA, J. B. M.; LUSTOSA, A. V. M. F. O PROCESSAMENTO SENSORIAL E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TEA DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023025, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2320. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2320. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos