GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: percepções de acadêmicas(os) do PARFOR em um município paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1696

Palavras-chave:

Gênero. Sexualidade. Educação na Amazônia. PARFOR.

Resumo

O artigo objetiva compreender a concepção e a abordagem de gênero e sexualidade na educação, na perspectiva de discentes do Programa de Formação de Professores/PARFOR, a partir de uma experiência no município paraense de Igarapé Miri. O estímulo em realizar esse estudo deve-se ao pioneirismo de incluir essa temática como Componente Curricular no Curso de Pedagogia da UEPA. Como aporte teórico, o estudo baseia-se Foucault (1988), Louro (2007, 2011), Scott (1995), Bassalo (2010), César (2009), Barroso e Silva (2021), entre outros. O procedimento metodológico consiste numa abordagem qualitativa, tendo como instrumento o questionário semiestruturado. A pesquisa foi realizada com 29 acadêmicas(os). Os dados coletados sinalizam que a reflexão sobre gênero e sexualidade na educação constitui um desafio, pois na contemporaneidade o tema tem sido fruto de disputa política e religiosa, cerceando o livre pensar e a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Outrossim, o estudo aponta a necessidade de formação das(os) educadoras(es) e de realização de atividades pedagógicas abordando a temática, uma vez que somente seis acadêmicas(os) afirmaram que a escola promove o debate.  A pesquisa também mostra certo desconhecimento dos conceitos por parte das(os) interlocutoras(es), embora seja unânime a relevância do tema para a construção de um espaço de debate e propagação de conhecimentos científicos e pesquisas, de modo a problematizar e desconstruir tabus sociais e religiosos.

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Biografia do Autor

Lana Claudia Macedo da Silva, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Ciências Sociais. Professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, feminismos e Sexualidades-GEFES.

João Luiz da Silva Lopes, Rede Municipal de Ensino Belém/Pará

Sociólogo, Mestre e Doutor em Sociologia, especialista em Gestão Escolar, professor da Rede Municipal de Ensino de Belém.

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

SILVA, L. C. M. da; LOPES, J. L. da S. . GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: percepções de acadêmicas(os) do PARFOR em um município paraense. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023033, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1696. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1696. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Artigos