GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: percepções de acadêmicas(os) do PARFOR em um município paraense
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1696Palavras-chave:
Gênero. Sexualidade. Educação na Amazônia. PARFOR.Resumo
O artigo objetiva compreender a concepção e a abordagem de gênero e sexualidade na educação, na perspectiva de discentes do Programa de Formação de Professores/PARFOR, a partir de uma experiência no município paraense de Igarapé Miri. O estímulo em realizar esse estudo deve-se ao pioneirismo de incluir essa temática como Componente Curricular no Curso de Pedagogia da UEPA. Como aporte teórico, o estudo baseia-se Foucault (1988), Louro (2007, 2011), Scott (1995), Bassalo (2010), César (2009), Barroso e Silva (2021), entre outros. O procedimento metodológico consiste numa abordagem qualitativa, tendo como instrumento o questionário semiestruturado. A pesquisa foi realizada com 29 acadêmicas(os). Os dados coletados sinalizam que a reflexão sobre gênero e sexualidade na educação constitui um desafio, pois na contemporaneidade o tema tem sido fruto de disputa política e religiosa, cerceando o livre pensar e a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Outrossim, o estudo aponta a necessidade de formação das(os) educadoras(es) e de realização de atividades pedagógicas abordando a temática, uma vez que somente seis acadêmicas(os) afirmaram que a escola promove o debate. A pesquisa também mostra certo desconhecimento dos conceitos por parte das(os) interlocutoras(es), embora seja unânime a relevância do tema para a construção de um espaço de debate e propagação de conhecimentos científicos e pesquisas, de modo a problematizar e desconstruir tabus sociais e religiosos.
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